Boletim 100 - 04 a 10 dezembro 2014


Ciclovias apenas não são suficientes! Além de precisarem ser bem executadas e sinalizadas, é fundamental a realização de campanhas educativas para o adequado convívio entre pedestres, ciclistas, automóveis, ônibus, todos os meios de locomoção! 
Apoiamos essa emenda a LOA 2105 que reivindica R$1,5 milhões para realização de campanhas educativas que possibilitem a adequada convivência no trânsito, em apoio ao coletivo 'Bicicletada Niterói'.

 



Nesta tarde de 03 de dezembro de 2014, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, participamos da Audiência Pública, convocada pela Vereadora Tânia, sobre o Vale Social. 
O Vale Social é um grande retrocesso no direito de ir e vir e no acesso à saúde para as pessoas com deficiência e doentes crônicos.
Leia mais e Acompanhe pelo Facebook..
 



Comemorar o Dia do Samba, exaltar o trabalhador.
Na última terça-feira, dia 2 de dezembro, foi comemorado o Dia Nacional do Samba, data que remete à primeira vez em que o compositor mineiro Ary Barroso esteve na Bahia. Ocasião oportuna para parabenizarmos todos aqueles que, ao longo da história, se expressaram coletivamente através do samba e aqueles que, ainda hoje, fazem dele uma possibilidade alegre de fruição estética e de organização cultural. Sem negar a importância do compositor homenageado, é importante colocarmos que a origem da data estaria mais bem situada se fosse ligada às festas da casa da Tia Ciata, aos batuques do pandeiro de João da Baiana, ou relacionada a tantos outros dos pretos que, dentre exploração, remoções e ataques, fizeram do samba uma das feições de resistência das suas formas de sociabilidade.
A história do samba como gênero musical como conhecemos está diretamente ligada às trocas culturais das classes trabalhadoras, em especial daqueles negros, escravizados ou livres, vindos da Bahia ou da África; é parte da experiência de seu dia-a-dia, da exploração do trabalho, das casas de cômodos compartilhadas, que eram também terreiros, dos batuques que se faziam entre um ganho ou outro conseguidos no Porto. Criminalizado e duramente reprimido durante toda a Primeira República, porque associado ao “ócio” e à organização daqueles homens que a sociedade capitalista queria trabalhadores assalariados, o samba resiste, então, graças à organicidade que possuía com todas as faces da vida coletiva da classe trabalhadora carioca.
Por isso, comemoramos este dia tendo a clareza de que a exaltação do samba como expressão cultural de toda a nação carrega também uma história de conflito e que os atores escolhidos como símbolo dessa história revelam muito sobre a natureza do processo. 
Acompanhe pelo Facebook.
 

Lava-jato em Niterói


Vimos denunciando a relação nada republicana do governo municipal com as empreiteiras há muito tempo. Mais especificamente na discussão sobre a Operação Urbana Consorciada do Centro de Niterói essa relação espúria já havia ficado muito clara. Pelo menos duas empresas (Odebrecht e OAS) envolvidas com a corrupção na Petrobras estão sendo claramente privilegiadas pelo Governo Municipal para lucrar milhões com essa verdadeira privatização de uma imensa área pública da nossa cidade. 
Leia mais e Acompanhe pelo Facebook..
 

Cumpra-se!


Depois de muitas denúncias, no Ministério Público, em Plenário e nas ruas, o Promotor João Carlos Brasil conseguiu mais uma vitória em defesa dos idosos e das pessoas com deficiência de nossa cidade. Nossa Representação ao MP feita em junho de 2014 foi uma das ações que provocaram a medida judicial que agora foi vitoriosa e passa a fazer prevalecer novamente o Estatuto do Idoso e a Constituição Federal, para desgosto do Prefeito Rodrigo Neves que queria agradar aos empresários de ônibus submetendo os idosos a todo tipo de constrangimento nas roletas dos ônibus da cidade. 
Leia mais e Acompanhe pelo Facebook..
 


Surpreende a cara de pau do Prefeito Rodrigo Neves de "inaugurar" no aniversário da cidade uma emergência que ainda não estava de fato preparada para receber pacientes. Essa emergência, prometida há sete anos atrás, e que pelo último cronograma de obras deveria ter sido entregue em maio de 2014, foi na verdade "inaugurada" no final de novembro sem contar com nenhum equipamento próprio e sem nenhum novo profissional de saúde para atender os pacientes na nova área.
Leia mais e Acompanhe pelo Facebook..
 



Neste sábado 29.11, no Quilombo do Grotão, tive a honra de, além de participar de mais uma bela celebração de encerramento do mês da Consciência Negra, entregar ao líder da comunidade e nosso companheiro de tantas lutas, Renatão Do Quilombo, a Medalha Zumbi dos Palmares, aprovada pela Câmara. Renatão é um exemplo de resistência e luta, a defesa do meio ambiente aliada à defesa do direito de permanência das comunidades tradicionais na Serra da Tiririca, a divulgação e a valorização da história e da cultura dessas comunidades, em especial do Quilombo do Grotão, deve servir sempre de exemplo para todos nós! Parabéns Renatão, parabéns comunidade do Quilombo do Grotão!
Leia mais e Acompanhe pelo Facebook..
 



Aconteceu neste sábado dia 29.11, a 9ª Assembleia do Conselho Político de nosso mandato. Confira a  ata com os encaminhamentos deliberados na data.
 


Participamos nesta última quinta dia 27.11 de mais um ato público do Fórum de Trabalhadores de Saúde Mental de Niterói, em parceria com a Aufa - Associação dos Usuários e Familiares. Há um desmonte proposital claro deste governo na rede de saúde mental da cidade. O objetivo é o mesmo de sempre: abandonar para buscar a privatização e proporcionar lucros para setores que se utilizam da saúde como mercadoria! 
Leia mais e Acompanhe pelo Facebook..
 
05.12 Audiência Pública sobre os Impactos SocioAmbientais e Econômicos do Projeto de Implantação do Porto TEPOR em Macaé.

No Instituto Federal Fluminense (IFF) - Campus Macaé - Rodovia Amaral Peixoto, Km 164, bairro Imboassica, Macaé, às 14h.
Acompanhe pelo evento do Facebook 

07.12 Samba de Fé no Quilombo
Comemorando o mês de Iansã e Oxum o Quilombo do Grotão fecha o ano com chave de ouro com a 10ª edição do Samba de Fé, a última do ano.
E tradicional feijoada.
Acompanhe..

08 e 09.12 II Fórum de Pesquisa em Educação Ambiental Crítica
Campus da UNI-Rio 
Acompanhe as normas para envio de trabalhos e demais informações no evento do Facebook.

09.12 Debate: A Politica Nacional de Resíduos Sólidos - no olhar do catador
Debaterá o Plano Municipal de Resíduos de Niterói informando sobre a realidade atual e reunindo propostas de como queremos que seja a destinação do lixo em nossa cidade. O seminário é uma iniciativa do GT de Coleta Seletiva Solidária e acontecerá no auditório da OAB seção Niterói às 18h.

05.12 Comemoração do Dia Nacional do Samba 
Sexta a partir das 16h na Câmara Municipal de Niterói.

06.12 Festival de Economia Solidária
A partir das 8 da manhã no Campo de São Bento e também tacontecerá a Segunda Tomada Cultural do Campo de São Bento.
Acompanhe..

09.12 Audiência Pública Prestação de Contas da FMS
Prestação de Contas do 1º e 2º quadrimestre da Fundação Municipal de Saúde às 14h na Câmara Municipal de Niterói.

11.12 Audiência Pública sobre Contrato de Concessão da Ponte Rio-Niterói
Audiência pública para debater o fim do prazo de concessão da Ponte Rio-Niterói e início de abertura do processo licitatório para sua renovação. O tema deverá ser debatido com análise das intervenções viárias que a empresa vencedora do certame terá que realizar como contrapartida da exploração do serviço às 20h na Câmara Municipal de Niterói.
Acompanhe evento pelo Facebook.
 

       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 

pulsarbrasil.org reporterbrasil.org.br ocidadaonline.blogspot.com.br brasildefato.com.br  
midiaindependente.org apn.org.br blogdonpc.wordpress.com intervozes.org.br MST.org.br

Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'