Boletim 113 - 05 a 11 Março 2015
8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Embora haja discordâncias em relação ao fato que teria dado origem ao 8 de março como data comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, não há nenhuma dúvida quanto à perspectiva de luta e protagonismo feminino nas questões sociais que se buscou reforçar. A elaboração da data insere-se no debate das lutas das mulheres socialistas das últimas décadas do século XIX e início do XX, quando a superexploração do modelo fordista de produção pesava especialmente sobre a mão-de-obra feminina. Porém, o que hoje vemos exaltado nos grandes meios de comunicação nas menções à data é um perfil totalmente oposto do que se buscou outrora construir, e devemos lembrar que datas comemorativas servem para firmar na memória coletiva uma concepção específica de modos de representar determinado evento, gênero, grupo social, religião, etnia...

Leia mais...

MUDANÇA DE CALENDÁRIO



A Mesa Diretora da Câmara "passou o rodo" nesta noite de 05.03 e adiou a próxima audiência da Comissão de Saúde que estava marcada para dia 12 de março. Alegando urgência e falta de outras datas, a Câmara publicou, sem consulta alguma à Presidência da Comissão de Saúde e sem deliberação do Plenário, a realização de Audiência Pública sobre a embocadura do túnel Charitas-Cafubá no mesmo dia e horário da nossa audiência anteriormente agendada. Buscamos durante todo o dia reverter essa decisão e, infelizmente, para que o debate não seja prejudicado pela incerteza do uso do Plenário da Casa, decidimos remarcar a audiência de Saúde do dia 12.
Portanto, mantemos a convocação de todos para o dia 12 às 20h a fim de juntos cobrarmos do governo informações sobre a obra do túnel e sobre as soluções a serem adotadas para que a saúde mental não tenha mais perdas com a diminuição da área do nosso único hospital psiquiátrico da cidade.
Atualize sua agenda de lutas:
12/03 - Audiência Pública sobre Túnel Charitas-Cafubá
26/03 - Audiência Pública sobre a Fundação de Saúde de Direito Privado. Vamos juntos barrar a privatização da saúde e lutar por ética e moralidade na gestão de nossa cidade!

Leia mais...


 
 
IVAN VALENTE AFIRMA: EDUARDO CUNHA NÃO TEM MORAL PARA OCUPAR PRESIDÊNCIA DA CÂMARA!
 

O Deputado Ivan Valente (PSOL-SP), vem travando uma enorme luta para combater os desmandos e irregularidades praticadas pelos Planos de Saúde. Em 2014 Eduardo Cunha foi o relator da MP 627/2013, que estabelecia um teto para a aplicação de multas aos Planos de Saúde. Mesmo com estudos mostrando que em 2013 apenas 20,7% das multas aplicadas tinham sido efetivamente pagas, na ocasião, Cunha apresentou uma emenda para diminuir ainda mais a aplicação destas multas e concedendo anistia de cerca de 2 bilhões aos Planos que já haviam sido multados.
 

SEGUNDA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PUR PENDOTIBA

Em 04.03, foi realizada a 2ª Audiência do PUR Pendotiba no CIEP 450 Emiliano Di Cavalcanti no Badu, Pendotiba, Niterói. Insatisfeitos como a condução dos trabalhos vinha se apresentando, população presente solicitou que maior tempo fosse destinado de fato à audiência das pessoas presentes e reduzida a fala do governo, cuja função ali deveria ser a de ouvir.
Desta forma moradores e cidadãos puderam mais livremente,e com mais tempo, expressar suas angústias com a forma que o processo vem sendo encaminhado pela prefeitura, além de severas críticas aos diagnósticos elaborados pelo governo. 


Leia mais...

Assista o  
vídeo de Paulo Eduardo
 
 


TRABALHADORES DO COMPERJ SENDO DESPEJADOS
 

Estamos acompanhando mais um triste capítulo da história dos trabalhadores da obra do COMPERJ. Vários veículos de comunicação noticiaram o drama de mais de mil famílias que com as demissões do COMPERJ estão agora sendo desalojadas, sem recursos para pagar suas moradias, muitas vivendo de favor.
Desde o final do ano passado milhares de trabalhadores da Alumini Engenharia estão sem receber seus salários e verbas rescisórias. A empresa praticamente encerrou suas atividades de uma hora pra outra, uma vez que não recebe mais repasses da Petrobrás, que recentemente rescindiu o contrato com a Alumini.

Leia mais..
.
 

Na última segunda-feira 02.03 fizemos uma visita ao Hospital Psiquiátrico de Jurujuba para buscar apurar algumas importantes denúncias que chegaram até a Presidência da Comissão de Saúde. Por conta da demora na visita anterior ao posto do Médico de Família da comunidade do Souza Soares, acabamos chegando tarde em Jurujuba e não mais encontramos a diretora da unidade no local. No entanto, fomos recebidos pelo administrador do hospital e pudemos verificar parte do que precisávamos.

 


As bancadas do PSOL Niterói, da Alerj e da Câmara Municipal, deram entrada no dia 02.03 em uma Representação ao Ministério Público, diretamente endereçada ao Procurador Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, solicitando que sejam abertas as necessárias investigações no órgão, para além daquelas já em curso na Polícia Federal, a fim de que sejam apuradas eventuais irregularidades e ilegalidades existentes na relação entre o atual Prefeito de Niterói e as empreiteiras envolvidas na Operação Lava-Jato. 

Leia mais...
 


EM MEIO AO CAOS NITERÓI RECEBE VISITA DO MINISTRO DA SAÚDE


Participamos na tarde de segunda-feira 02.03 da inauguração da obra de ampliação da Unidade do Programa Médico de Família da Comunidade do Souza Soares, em Santa Rosa. Estava presente o Ministro da Saúde, que vem enviando recursos para a cidade de Niterói, mas pelo jeito não vem exercendo a devida fiscalização. Obviamente é importante ampliar e melhorar as unidade de saúde, inclusive as destinadas ao Médico de Família.

Leia mais..
.
 

Além das evidentes ligações perigosas entre Rodrigo Neves e Ricardo Pessoa, que já vimos denunciando há tempos, há desconfiança sim de que a licitação da TransOceânica tenha sido direcionada. A modalidade de licitação por RDC por si só já é um regime muito questionado, que foi criado para "facilitar" as obras da Copa de 2014, e isso já nos preocupa. Mas além disso, na época também havia um imbróglio jurídico com o outro consórcio envolvido na obra durante governo anterior e esse fato pode ter contribuído também para a ausência de outros concorrentes.

 
Leia mais...
 

CRISE NA SAÚDE: ABANDONO DO GOVERNO GERA FILAS ENORMES PARA FAZER ATÉ PEQUENAS CIRURGIAS!

É revoltante ver um hospital tão grande como o Orêncio de Freitas, com áreas enormes fechadas e sem utilização alguma. Enquanto isso a unidade tem uma fila de quase duas mil pessoas que precisam de cirurgias e não conseguem. 
Na última visita do mandato ao hospital, junto do SINDSPREV - Seção Niterói e da Associação de Servidores Municipais da Saúde, apuramos que cirurgias simples, como de vesícula, têm hoje uma fila de espera com cerca de 1.165 pessoas! 

Leia mais..
.
 

SEGUNDA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A FUNDAÇÃO DE DIREITO PRIVADO MOSTRA REPÚDIO DA POPULAÇÃO À PROPOSTA DO GOVERNO

Na última quinta-feira 26.02 a Comissão de Saúde realizou mais uma Audiência Pública para ouvir a população e os profissionais de saúde sobre a intenção do governo de criar uma Fundação de Direito Privado para gerir a saúde pública da cidade. O governo novamente veio para a audiência sem as respostas aos questionamentos feitos pelo mandato, pelos cidadãos e pelos profissionais de saúde desde a primeira reunião sobre o tema que foi realizada na Câmara em dezembro de 2014. 
A criação da Fundação de Direito Privado novamente foi apresentada pelo governo como a única solução para gestão de pessoal na saúde.

Leia mais...
 

MINISTÉRIO PÚBLICO ENTRA COM AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA A AMPLA!


Nosso Mandato recebeu dezenas de denúncias da população de Niterói e encaminhou ao Ministério Público através de uma Representação, denunciando o descaso da Ampla com a cidade e pedindo providencias jurídicas para que não mais ocorram os problemas que vêm se repetindo na cidade.

 
Leia mais...

Ofício resposta do Ministério Público
 

06.03 Ato Nacional contra a EBSERH e as privatizações da saúde

Sexta-feira, diversos sindicatos do Rio estarão organizando um grande ato, que está unificando os servidores públicos federais e diversas categorias e entidades de luta em defesa da Saúde Pública 100% SUS, gratuita e de qualidade para todxs. A concentração está marcada para as 16h na Praça da Cruz Vermelha, em frente ao INCA e marchará pelas ruas do centro até o MEC. 
Acompanhe evento no Facebook
 

14.03 Privatizações, desmonte da rede de Saúde Mental e retrocesso na Reforma Psiquiátrica: Como nos organizamos para resistir?
O Fórum de Trabalhadores da Saúde Mental do Rio de Janeiro realizará, na UERJ, o Seminário para debater o desmonte da Rede de Saúde Mental na cidade, que vem se agravando com a intensificação da entrada das OS’s em variados serviços da rede.
Acompanhe evento no Facebook
 
27, 28 e 29.03 V Seminário da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde
A Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde e o Fórum de Saúde do Rio de Janeiro convidam todos para o seminário, com o tema "Saúde, Crise do capital e Lutas Sociais na América Latina", que será um importante espaço para fortalecer a Luta pela saúde enquanto direito e articular os Fóruns que se espalham pelo país, agregando cada vez mais Lutadores.
Acompanhe evento no Facebook
 

 

06.03 Assembleia da AUFA
Na próxima sexta-feira, será realizada, às 9:30, no auditório Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, a assembleia da AUFA, a Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental, de Niterói, na qual haverá debate sobre a possível instauração de uma CPI, para se apurar a situação da saúde mental na cidade, que se encontra calamitosa.
 

08.03 Samba do Galo com Batata, no Dia Internacional da Mulher
O próximo domingo, no Quilombo do Grotão é dia do Galo com Batata (e da feijoada também), projeto desenvolvido em parceria com o amigo Carlinhos Sete Cordas e sua banda, comemorando o Dia Internacional da Mulher.
 

24.03 - Seminário ANTONIO GRAMSCI: Estado, Sociedade Civil e Políticas Educacionais  
Iniciativa do Grupo Interinstitucional de Estudos Estado, Poder e Educação (GIEPE), que reúne professores e alunos de diferentes instituições e movimentos sociais para debater a obra do socialista italiano Antônio Gramsci, com o objetivo de socializar os estudos realizados e aproximar intelectuais fundamentais para o desenvolvimento da teoria marxista no Brasil.
Acompanhe evento no Facebook
 
 

       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 

pulsarbrasil.org reporterbrasil.org.br ocidadaonline.blogspot.com.br brasildefato.com.br  
midiaindependente.org apn.org.br blogdonpc.wordpress.com intervozes.org.br MST.org.br

Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'