Boletim 116 - 26 Março a 01 Abril 2015
 


SWISSLEAKS:
ESCÂNDALO DAS CONTAS SECRETAS DO HSBC CHEGA A NITERÓI



A série de reportagens sobre as contas secretas que cerca de 8.667 brasileiros mantinham na Suíça, surgiu a partir de dados vazados por um ex-funcionário do banco HSBC daquele país no caso conhecido como SwissLeaks. Já foram revelados diversos nomes da política e do empresariado nacional. E agora, Niterói aparece na famosa lista com dois nomes que há anos vimos denunciando por supostos envolvimentos em casos de malversação do dinheiro público. O ex-Prefeito de Niterói e seu braço direito, Mocarzel, tinham contas secretas no HSBC suíço e isso não chega a nos causar espanto. Nos causa sim ainda mais revolta e vontade de trabalhar pela cidade, investigando cada vez mais o uso das verbas públicas para que não sejam desviadas de suas funções.
Leia mais..

 


ATENÇÃO: EDUARDO CUNHA FAZ MAL À SAÚDE!


O maior lobista dos Planos de Saúde, que ao longo dos anos vem recebendo milhões em doação deste setor para suas sucessivas campanhas, atacou novamente na defesa dos interesses privados de seus aliados. Eduardo Cunha, a quem combati incansavelmente quando dirigiu a Telerj e, desrespeitando a população e os trabalhadores, buscava atender interesses de seus aliados na instalação de linhas telefônicas, apresentou agora uma emenda constitucional para render mais lucros aos Planos de Saúde. 
Leia mais.. 
 


CHEGA DE DESCASO: INVESTIGAÇÃO NOS PLANOS DE SAÚDE JÁ!



No dia 07 de abril temos um compromisso em defesa da saúde da população. Enquanto o SUS é dilacerado pelos governos que querem privatizar toda a rede de saúde pública, vemos a rede de saúde suplementar prestar serviços cada vez piores para a população. Já temos demonstrações suficientes de que a privatização dos serviços só geram mais prejuízos e incertezas para a sociedade. O controle social, a participação popular, o controle público, com caráter universal e gratuito, com recursos humanos concursados, bem preparados, com aporte de recursos financeiros estável e suficiente para garantir o direito à saúde de todo cidadão. 
Leia mais..

 


EM DEFESA DO HOSPITAL AZEVEDO LIMA, EM DEFESA DO SUS!



Na tarde de segunda-feira, 23.03, fizemos uma nova visita ao Hospital Azevedo Lima, no Fonseca, e fomos recebidos pela diretora da unidade. Fomos apurar algumas denúncias importantes que chegaram até a presidência da Comissão de Saúde da Câmara e verificar de perto, mais uma vez, como anda a gestão da unidade. A Organização Social denominada "Instituto Sócrates Guanaes", que recebe pelo contrato de gestão mais de R$ 250 milhões, vem sendo bastante criticada pela população usuária dos serviços. Especificamente na tarde de ontem fomos verificar uma denúncia do Sindsprev Niterói de que servidores concursados do Estado vinham sendo vítimas de assédio moral e, mesmo trabalhando no local há 15, 20 anos, vinham sendo obrigados a pedir transferência dali. A direção da OS negou que esteja partindo dela tal atitude. 
Leia mais..

 


TODO APOIO AOS TRABALHADORES DO COMPERJ!



Nesta terça, 24.03, nosso mandato teve a honra de entregar aos trabalhadores em luta do Comperj uma Moção de Aplausos aprovada, por iniciativa do nosso mandato e da bancada do PSOL Niterói, na Câmara Municipal de Niterói
Leia mais..

 


PLANEJAMENTO EQUIVOCADO



Nosso mandato vem acompanhando de perto os atropelamentos da Prefeitura em realizar o PUR de Pendotiba  antes da Revisão do Plano Diretor, como já vimos anunciando em diversas postagens.
Na recente reunião do Conselho Municipal de Política Urbana dessa segunda dia 23.03, mais uma vez o regimento daquele conselho não é obedecido, embora haja constante pedido de alguns conselheiros para que o Regimento Interno seja respeitado, lembrando o repetitivo problema. Do modo como é feito os documentos apresentados para discussão não obedecem a distribuição antecipada de dez dias, impedindo assim que os representantes dos diversos segmentos tenham tempo hábil para discutir as propostas da Prefeitura junto a suas bases.

Nesta segunda em que foram apresentadas as diretrizes gerais para aplicação do PUR Pendotiba, alguns conselheiros, que participam junto a movimentos sociais que integram o Fórum de Política Urbana de Niterói, o FOPUR apresentaram, junto a diversos de seus membros ali presentes, o documento elaborado coletivamente de contribuição ao processo de construção do Plano Diretor e do PUR de Pendotiba.
Foi também solicitado por estes conselheiros aumento da quantidade de audiências públicas ainda sob a etapa de diagnóstico para ampliar o escasso e apressado debate que vem sendo feito pelo executivo sobre o importante tema com a sociedade niteroiense. Colocada em votação, apenas estes dois conselheiros representando segmentos
das entidades Profissionais e Acadêmicas 
e dos Trabalhadores, foram os únicos a votar favoravelmente a esta ampliação da discussão.
Lastimável, diante das inúmeras declarações diversas expressas por técnicos e membros dos movimentos sociais quanto à insuficiência de dados apresentados nos diagnósticos apresentados pela Prefeitura.

Leia íntegra do documento apresentado pelos movimentos sociais.

 




Não há muito o que comemorar nesse dia considerando que a crise hídrica também está batendo a nossa porta. 
A chamada mais popular de combate à crise aponta para o indivíduo a solução da questão desfocando a atenção para onde reside de fato o alvo do problema. Alertas para que se poupe água, sugerindo séria mudança de hábito, ainda que possa ser útil em alguma esfera, trazendo o cidadão à reflexão de seu papel em outras graves questões como a produção e o descarte de lixo, esse apelo que parece sério a princípio, de fato mascara o verdadeiro problema da gestão hídrica desse recurso finito. Ou melhor, sua falta de gestão, inclusive com participação popular, em nossa região.
Leia mais..

 

 


Lamentamos profundamente a morte do vereador Magaldi, assassinado no inicio da tarde da sexta 20.03 no bairro de Camboinhas em uma suposta tentativa de assalto. Mesmo em lados opostos na politica da cidade, nosso mandato sempre teve muito respeito pelo Vereador Magaldi, pela sua luta no Fonseca, sua atuação em defesa da cultura do samba na cidade, e tantas outras importantes frentes em que ele atuava. O corpo de Magaldi será velado amanhã a partir das 8h na Câmara Municipal e o sepultamento será às 16h no Cemitério do Maruí. Nossos sinceros sentimentos para dona Marilza, sua esposa, Leandro, seu filho, toda a família e amigos do vereador Magaldi.
 


PSOL DO RIO DE JANEIRO SE SOLIDARIZA COM A FAMÍLIA DE AMARILDO E INDICA A EXPULSÃO IMEDIATA DO DEPUTADO CABO DACIOLO



Leia nota.
 

26.03 Dia Nacional de Luta da Educação
O ano de 2015 começou com um corte nas áreas sociais, a mais atingida foi a Educação, foram mais de 7 bilhões de reais. O impacto disso na realidade de cada universidade, seja privada ou pública, já é sentido pelos estudantes, professores, técnico-administrativos e terceirizados, inclusive várias universidades do país estão com atrasos no pagamento dos salários dos funcionários terceirizados, impedindo o inicio das aulas, como na UFRJ e UERJ. 
A
companhe evento no Facebook


28.03 Samba da Comunidade Especial
Neste sábado será uma roda de samba muito especial com o grupo Família Quilombo e com a participação de dois amigos e também vencedores do grande Samba Enredo 2015 da Imperatriz Leopoldinense,
ZÉ KATIMBA e Ganso. Samba esse que, sem dúvida, já entrou para a história dos carnavais cariocas, tendo recebido Estandarte de Ouro e sendo um dos mais cantados e, talvez um dos que mais tenha emocionado o público em 2015: "Mandela, Mandela, um ritual de liberdade!". Ainda na ocasião, no clima de luta e resistência de Nelson Mandela, faremos uma importante homenagem ao pescador artesanal, Jairo Augusto, um dos líderes da Reserva Extrativista de Itaipu, que vem sendo vítima de enorme pressão da especulação imobiliária. Jairo e sua família são membros da comunidade tradicional de pescadores de Itaipu, sua casa é uma das primeiras do bairro, são extremamente importantes para a proteção da cultura local, e não podem ser mais uma vítima do desgoverno e da pressão imobiliária. Por sua luta ao longo de décadas, na defesa da pesca artesanal, na preservação do meio ambiente e da resistência pela permanência de todas as comunidades tradicionais locais, Jairo vai receber a Medalha José Clemente Pereira, aprovada pela Câmara Municipal por iniciativa do mandato de Renatão do Quilombo enquanto esteve vereador da cidade de Niterói. É com muita honra que faremos essa homenagem! Vamos juntos, com muito samba, com alegria, com fé na luta e resistência cultural, seguirmos juntos na defesa do meio ambiente e da cultura popular! 
Até sábado e até a vitória!

17 e 18.04 Encontro Estadual do Setorial Ecossocialista do PSOL

o Dia 17 - O encontro acontecerá às 19h no IFCS UFRJ
o Dia 18 - Será na Arquitetura UFF às 9h.

 

 

27, 28 e 29.03 V Seminário Contra a Privatização da Saúde
A situação da Saúde Pública no Brasil é crítica, e o momento é de organização em torno da pauta! O SUS foi uma conquista do Movimento Popular. Porém, nesses 25 anos, não conseguimos estruturar o sistema sonhado pelo Movimento da Reforma Sanitária. O avanço das privatizações, a transferência maciça de recursos públicos para o setor privado e subfinaciamento crônico impedem o SUS de avançar na assistência à Saúde do povo. Locais: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Sexta-feira
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - EPSJV 
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Sábado e domingo
R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã 
Rio de Janeiro - RJ

a partir das 9h.
Acompanhe evento no Facebook
Inscrições aqui


29.03 Lançamento do Núcleo do PSOL Leopoldina
Convidamos a todxs a trazer definitivamente o PSOL para a região da Leopoldina. Queremos ficar de vez aqui na ZN!!
Venham todxs e tragam convidadxs!
Local: Rua Barros Barreto, 46 - Bonsucesso às 15h

Acompanhe evento do Facebook


31.03 Manifestação Contra o Aumento da AMPLA
A concessionária Ampla pratica uma das mais altas tarifas de energia do Brasil. Em 2013, a Ampla realizou um aumento de 12,13%, em média. Em 2014, de 16,46% e esse ano um aumento média de 42%. Estes aumentos estão muito acima da inflação do período e vão representar um verdadeiro ataque às economias da famílias de Niterói.
Isso como se o serviço prestado fosse compatível com esses preços. Nesse início de ano, vários bairros da cidade ficaram dias sem luz e tiveram um tremendo prejuízo.
É necessário dizer um basta!!! Se a população se mobilizar, como fizemos com as tarifas de ônibus em 2013, podemos impedir esse aumento. Não é apenas por 20 centavos, é contra os 42% de aumento. Vamos para a rua!!!
Dia 31 de março, concentração na Praça Arariboia às 17h e caminhada até a Ampla.

Acompanhe evento no Facebook 



       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 

pulsarbrasil.org reporterbrasil.org.br ocidadaonline.blogspot.com.br brasildefato.com.br  
midiaindependente.org apn.org.br blogdonpc.wordpress.com intervozes.org.br MST.org.br

Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'