Boletim 123 - 14 a 20 Maio 2015
 


HOSPITAL ARY PARREIRAS: SERVIDORES EM DEFESA DO SUS - SECRETARIA ESTADUAL PRATICA ASSÉDIO MORAL COM TRABALHADORES


 
Hoje, 14.05, no Barreto, no Instituto Estadual de Doenças do Tórax - Hospital Ary Parreiras, servidores concursados que durante décadas se dedicam àquela unidade tiveram que sair às ruas. Eles têm sido ameaçados pela Secretaria Estadual de Saúde que vai passar a gestão do Hospital para uma Fundação de Direito Privado e quer remover da unidade todos os servidores concursados.
Leia mais..

 


PETROLÃO EM NITERÓI: DELAÇÃO PREMIADA DE DONO DA UTC AMEAÇA RODRIGO NEVES!


 

Rodrigo Neves está apreensivo, nesta quarta-feira, 13.05, conforme noticiado pela Folha de São Paulo, seu amigo empreiteiro Ricardo Pessoa, grande financiador de suas campanhas, assinou documento de delação premiada no caso da Operação Lava-Jato. Será que finalmente saberemos o que Rodrigo Neves precisava falar pessoalmente com Ricardo Pessoa em um badalado restaurante de Niterói, conforme áudio interceptado pela Polícia Federal?

 


PSOL SEMPRE AO LADO DOS TRABALHADORES



“Nós, do PSOL, queremos, por coerência, do mesmo modo que nos levantamos contra no caso da terceirização ampla, geral, irrestrita e injusta, nos levantamos agora contra essas medidas”, afirmou o líder do PSOL, deputado Chico Alencar. “Nós sabemos que esses direitos estão sendo os primeiros a serem surrupiados, nessa perspectiva do ajuste fiscal. Isso não é justo e não é bom para o trabalhador. O que não é bom para quem trabalha não é bom para o Brasil”.
Leia mais..
Acompanhe os deputados RJ que votaram contra os direitos dos trabalhadores .
 



17 DE MAIO - DIA MUNDIAL DE COMBATE À HOMOFOBIA



O dia mundial de combate à homofobia é celebrado em 17 de maio em alusão à exclusão da homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e problemas relacionados com a saúde (CID), da Organização Mundial da Saúde, que ocorreu na mesma data em 1990.
Apesar do reconhecimento da homossexualidade como mais uma manifestação da diversidade sexual, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs) ainda sofrem cotidianamente as consequências da homofobia.
Para tanto, o dia 17 de maio, além de relembrar que a homossexualidade não é doença, tem uma característica de protesto e de denúncia.
Em 2014 foram registrados 218 assassinatos por homofobia no Brasil, segundo o Grupo Gay da Bahia, que realiza o estudo de levantamento há 10 anos, número menor que em 2013 (313), mas que nos leva a uma média de uma morte a cada 28 horas, causada por motivo torpe, intolerância e puro ódio ao direito de liberdade de amar do outro.
O mandato Paulo Eduardo Gomes repudia todo tipo de discriminação e preconceito, principalmente os institucionalizados nas câmaras políticas e às religiões.
Dizemos não à lesbo, trans, homo e bifobia, por uma sociedade mais justa, fraterna, igualitária e livre de todos os tipos de preconceitos e opressão.

Consideramos justa toda forma de amor.

 



Agende-se e Participe!
Hoje, 14.05, será a primeira Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2016.

LDO: VOCÊ SABE O QUE É?



A LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias define metas e prioridades da administração pública municipal para o próximo ano e serve como principal orientação para a posterior elaboração da LOA - Lei Orçamentária Anual para 2016.
Trocando em miúdos: essas diretrizes definem que porcentagem das verbas arrecadadas indicando sua aplicação em políticas públicas como saúde, educação, mobilidade, habitação de interesse social, turismo, cultura entre muitas outras, inclusive marketing!
Acompanhe as propostas de diretrizes elaboradas pelo executivo para 2016 no
link.
Leia mais..

 



DERROTA DO GOVERNISMO SINDICAL




Leia mais..
 


 

CRISE NA SAÚDE: "PRONTO ATENDIMENTO" NA UPA DEMORA ATÉ SEIS HORAS! 
 

 
Há anos a população e os profissionais de saúde vem denunciando o caos na prestação de serviços de saúde nas UPAS do Governo do Estado. Mudou o Secretário Estadual, saiu Sergio Cortes, indiciado por corrupção, entrou Felipe Peixoto, mais novo amigo do Pezão, e NADA mudou! O povo continua sendo desrespeitado, tendo sua dignidade atacada e seu direito elementar à vida ameaçado diariamente. O tempo médio de demora nessas unidades, que deveriam ser de pronto atendimento, é de seis horas e isso é uma violação de direitos humanos que precisa ser denunciada por todos nós! 
As UPAS são unidades de saúde pública, mas são PRIVATIZADAS e sua gestão é feita por Organizações Sociais (OSs). Essas entidades, apesar de cometerem diversas fraudes e desrespeitarem a população, vem sendo cada vez mais beneficiadas pelo Estado e recebendo milhões e milhões para prestar péssimos serviços.


ENCHENTES E DESCASO: ENCAMINHADO!
 

 
A população ajudou mandando fotos e relatos da última grande enchente no início de março de 2015 e agora todo esse material ajudará o Ministério Público na ação por ele ajuizada contra o descaso público com a drenagem e planejamento urbano de nossa cidade.  

 



SEMANA MUNDIAL DA ENFERMAGEM!



Dia 12 de maio é o Dia Mundial do Enfermeiro, data que marca o início da Semana de Enfermagem, que se encerra no dia 20 de maio. O profissional de enfermagem exerce papel fundamental na área da saúde, sendo aquele que acompanha e observa o paciente em todo o processo de restabelecimento da saúde e na prevenção de doenças. Os enfermeiros, auxiliares de enfermagem, e técnicos de enfermagem são trabalhadores essenciais na rede de saúde, cada um com sua atuação, sendo responsáveis pelo acompanhamento do quadro clínico, execução dos tratamentos prescritos (alimentação, higienização, administração de medicamentos) e ainda oferecendo orientação sobre prevenção de doenças e manutenção da saúde e conforto à família.

Leia mais...
 



13 DE MAIO DE 1888: O FIM DA ESCRAVIDÃO E A NÃO INTEGRAÇÃO DO NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA



O movimento negro considera a abolição inacabada porque até hoje os negros recebem em média os piores salários e enfrentam as piores condições de trabalho, segundo a pesquisa do IBGE realizada em 2014.
Leia a crítica do movimento negro à comemoração do dia 13 de maio e a reivindicação do dia 20 de novembro como dia da consciência negra em
http://goo.gl/lcwpbW
Leia mais..

 



PELA READMISSÃO JÁ DE GARIS E EDUCADORES PERSEGUIDOS



Ato que ocorreu ontem dia 13.05 nas escadarias da ALERJ contra as perseguições politicas aos trabalhadores da prefeitura do Rio, do governo do estado e terceirizados, todo apoio do mandato Paulo Eduardo Gomes à luta pela readmissão desses profissionais.
O PSOL exige a readmissão de todos os demitidos.
Leia a nota completa no site do PSOL 

 



CRISE NA SAÚDE: INCA SOFRE COM O ABANDONO DO GOVERNO DILMA


 

O INCA, principal hospital de combate ao câncer do Rio de Janeiro, vem sendo cada vez mais sucateado em virtude do descaso do governo federal. A falta recorrente de material e medicamentos vem se tornando cada vez mais frequente e trazendo prejuízos gravíssimos para os pacientes e profissionais do Instituto Nacional do Câncer no Rio de Janeiro. Servidores vêm denunciando que há uma interminável lista de medicamentos em falta no Instituto, diminuindo as chances de milhares de pacientes lutarem pela vida. O sofrimento dos usuários atinge também os profissionais de saúde que tanto se dedicam aos pacientes e à unidade, mas que vêem seu trabalho prejudicado pelo descaso do governo federal e também correm risco com a falta de equipamentos adequados para trabalhar.
Leia mais..

 

 

CLUBES DEVEM CUMPRIR FUNÇÃO SOCIAL E NÃO ESPECULAR!


 

Os fortes indícios de irregularidades na construção e uso dos edifícios construídos no Iate Clube Jurujuba nos fizeram acionar o Ministério Público para que tome as medidas cabíveis e apure a responsabilidade de cada um envolvido nas possíveis ilicitudes.

Ao final do governo Jorge Roberto, em 2012, foi enviada para a Câmara Municipal uma proposta que abria uma exceção nos parâmetros urbanísticos do PUR – Pb Plano Urbanístico Regional das Praias da Baía e no gabarito na área de Jurujuba para a construção de dois prédios no Iate Clube Jurujuba que serviriam, segundo o projeto, para hospedagem de atletas.
Leia mais..

 


 

15.05 Reunião do Fórum dos Pescadores e Amigos do Mar
Esta sexta às 14h na sede do SINDIPETRO-RJ – Av. Passos, 34 – Centro do Rio.
A situação da Baía de Guanabara continua se agravando com mortandade de peixes jamais vista, desamparo total dos pescadores artesanais, ocupação pela Petrobras das ilhas e crescimento gigantesco das atividades da Indústria do Petróleo. A exploração do Pré-sal tem intensificado os riscos ambientais e impactos à pesca sem a adoção prévia de medidas de prevenção e controle no caso de acidentes no mar.
Leia mais..

18.05 Ato Dia Nacional de Luta AntiManicomial 
Todo ano, no dia 18 de maio, em atos públicos, entre coloridos, músicas, coletivos carnavalescos, poesias, cartazes, artistas que apresentam sua loucura e os diversos modos de existir, tomam às ruas palavras de ordem POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS. 
Leia mais..


27.05 Audiência Pública sobre Planos de Saúde em Brasília

 
15.05 Audiência Pública Violência contra População LGBT
Na ALERJ às 13h a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, Comissão Especial pelo Cumprimento das Leis e a Comissão de Segurança Pública da Alerj irá realizar uma audiência pública para debater a violência homofóbica, transfóbica, lesbofóbica e bifobia no Estado do Rio de Janeiro. 
Leia mais..

17.05 Saudação aos Tambores no Quilombo do Grotão
Com Mingo Silva e André da Mata!
Mais uma roda de samba imperdível. Todo terceiro domingo do mês acontece esse encontro cultural entre os compositores André da Mata e Mingo Silva no Quilombo do Grotão onde o objetivo do projeto é cantar, clássicos da nossa música e sambas inéditos. A roda de samba é formada também por Daniel Boechat, Leo Fernandes, Raphael Lagôas.

19.05 Debate: Infância Para Quem?

Acompanhe evento 

 

29.05 Dia Nacional de Paralisação e Manifestações Rumo à Greve Geral
 


Acompanhem Site do Transparência Brasil que dá acesso a um banco de dados de reportagens relacionadas à corrupção e seu combate, publicadas nos principais jornais e revistas do país. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa.
 


       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 

pulsarbrasil.org reporterbrasil.org.br ocidadaonline.blogspot.com.br brasildefato.com.br  
midiaindependente.org apn.org.br blogdonpc.wordpress.com intervozes.org.br MST.org.br

Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'