Boletim 126 - 03 a 10 Junho 2015


DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 

As ações que cercam o Dia Mundial do Meio Ambiente, data escolhida para marcar a importância da preservação dos recursos naturais de nosso planeta, têm muito pouco a avançar positivamente nessa questão se não forem pensadas no amplo contexto da relação que os seres humanos constroem entre si e com o ambiente que os cerca.
A consolidação da sociedade capitalista passa por um processo de separação entre o ser humano e a natureza, que passa a ser vista como um objeto de dominação pela ciência e pela técnica: o ritmo da produção, voltada para o lucro, impõe uma apropriação crescente dos recursos naturais, necessários à sobrevivência humana, muito maior que o tempo que a natureza precisa para se recompor. Como bem disse Marx, a produção capitalista levou a uma “perturbação da interação metabólica homem e terra”.
Assim, não é possível separar a questão ambiental dos demais problemas estruturais produzidos pela nossa sociedade. Ao mesmo tempo em que o ser humano aumenta como nunca a produtividade, também faz crescer a miséria e a exploração. Atualmente, um bilhão de seres humanos passam fome. Nos países periféricos, 80% das doenças decorrem da falta de qualidade da água. Segundo os dados da ONU, um bilhão de habitantes moram em favelas. Enquanto isso, no campo, a paisagem é transformada pelos complexos do agronegócio, controladas pelas grandes empresas.

A defesa do meio ambiente deve ser parte da luta dos trabalhadores por melhores condições de emprego, salário e vida, pois a garantia dos diretos humanos básicos a todos os cidadãos passa necessariamente por uma nova relação com a forma de exploração e distribuição dos recursos naturais.
 

CPI PARA INVESTIGAR CONTRATOS DA TRANSLAR E ARKITEC



Nós da bancada do PSOL assinamos a CPI da Translar e Arkitec!
Em postagem publicada em 28 de maio (
leia aqui), noticiamos mais este escândalo envolvendo dinheiro público em Niterói.
Estamos solicitando ao executivo informações sobre todos os contratos em vigor com as referidas empresas.

Acompanhe postagem no Facebook..
 

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE SAÚDE DA ALERJ



Participamos nesta terça dia 02.06 da reunião da Comissão de Saúde da ALERJ. A Comissão está realizando uma oitiva do Secretário Estadual de Saúde, Felipe Peixoto, sobre a grave crise que se arrasta na saúde pública estadual. Enquanto Presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Niterói vim acompanhar e buscar respostas sobre os diversos aspectos dessa crise que atingem também a nossa cidade. 
Leia mais..

 

EU SOU CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL



O deputado federal Eduardo Cunha anunciou que pretende votar a PEC 171 (número curioso!...) ainda em junho. Porém amplos setores da sociedade estão mobilizados CONTRA esta Proposta de Emenda à Constituição que, covardemente, busca perpetuar a exclusão daqueles que já estão historicamente alijados de seus direitos de cidadãos.
Assista alguns vídeos e textos explicativos sobre o assunto.

Leia mais..
 

ESCLARECIMENTO DO DEPUTADO FLÁVIO SERAFINI

(arte)

O fato levantado equivocadamente pela coluna do jornalista Gilson Monteiro foi finalmente objeto de retratação na edição do último domingo em O Globo Niterói. Tal equívoco havia levado parte da população da cidade a ter acesso a uma notícia inverídica que terminou por ofender a moral não só do Flávio, mas do Psol como um todo.
Leia mais..

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PLANOS DE SAÚDE



Saúde não é mercadoria!
Deputados federais que recebem doações de empresas de planos de saúde se irritam com depoimento de Leandro Farias na CPI dos Planos de Saúde que ocorreu dia 27.05 em Brasília.
Enquanto isso, as recentes votações no Congresso Federal avançam na direção da institucionalização dos financiamentos de campanhas eleitorais por empresas privadas favorecendo os nefastos caminhos em direção à mercantilização da Saúde.

Leia mais..
 

OBRA NA MOREIRA CÉSAR É FALTA DE COMPROMETIMENTO COM AS PRIORIDADES DA POPULAÇÃO
 



É o mínimo que se pode falar diante da absurda notícia de revitalização desse endereço nobre em Icaraí! Principalmente considerando a crise que abala o país e, em particular nossa cidade, onde serviços de primeira necessidade como atendimento à saúde pública, onde faltam remédios e leitos, e profissionais lutam por melhores condições de trabalho. Tal obra é um escárnio com os cidadãos niteroiens
es. 
Leia mais..

 


EM DEFESA DA COMUNIDADE TRADICIONAL DA ALDEIA IMBUHY!



Mais uma importante edição do Samba da Comunidade realizado pelo Quilombo do Grotão. Desta vez, por iniciativa do companheiro Renatão do Quilombo, liderança local, a atividade foi toda em apoio e homenagem às comunidades tradicionais. Hoje, em especial, a homenagem foi dedicada à comunidade da Aldeia Imbuhy, novamente ameaçada pelo Ministério da Defesa. 
Leia mais..


 


ATO NACIONAL CONTRA TERCEIRIZAÇÕES



Na última sexta feira, 29.05, ocorreu o Dia Nacional das Paralisações. Em vários estados, trabalhadores organizados, centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais e estudantis e coletivos políticos aderiram às paralisações e foram às ruas protestar contra os arrochos salariais que os governos estão jogando para cima dos milhões de trabalhadores e estudantes. O corte de mais de 7 bilhões da educação, as medidas provisórias 664 e 665, aprovação do PL 4330 e por último a aprovação do financiamento de empresas a partidos políticos foram algumas das pautas que moveram milhares de pessoas no Rio de Janeiro.
O ato unificado se concentrou na Candelária e seguiu pela Av. Rio Branco até a Cinelândia com milhares de pessoas. Todo nosso apoio à luta dos trabalhadores e estudantes, é inadmissível que diante da crise econômica e política em que vivemos, trabalhadores, estudantes e serviços públicos paguem pela dívida e sejam cada vez mais precarizados, e em contrapartida os banqueiros, o agronegócio e "patrões" continuarem enriquecendo. Nenhum passo atrás. Só a luta muda a vida.

Acompanhe postagem no Facebook..
 


PUR PENDOTIBA: MP ATENDE REPRESENTAÇÃO DA BANCADA DO PSOL



Desrespeitando o controle social, o prefeito Rodrigo Neves enviou o Plano para Pendotiba à Câmara, sem que este tenha sido apreciado em seu todo no Conselho Municipal de Política Urbana - COMPUR. Instrumentos da política urbana, como os planos urbanísticos regionais - PUR precisam ser elaborados com prévia participação e controle popular devendo ser apreciados pelo conselho municipal competente.
Leia mais..
 

MAIS UMA VITÓRIA DA POPULAÇÃO



O PT, durante o governo Godofredo, tentou vender a Concha Acústica. Graças à mobilização popular, ao empenho na época do CCOB - e a atuação de Manoel Martins e de outros combativos advogados (que hoje nos ajudam na ação contra a venda do Clube Regatas), conseguimos barrar na justiça esse projeto. 
Leia mais..
 

04.06 Samba da Amendoeira no Quilombo
A comunidade do Quilombo do Grotão recebe nesta quinta-feira o já tradicional grupo Samba da Amendoeira, que tem como proposta resgatar o autêntico samba de raiz. O grupo sempre homenageia um grande ícone do mundo do samba e desta vez o grupo fará uma homenagem ao Mestre Candeia. O grupo terá como convidados, para abrilhantar ainda mais a roda, a grande cantora Monica Mac e o jovem talento Pedro Ivo.
Contamos com a presença de todas e todos nessa importante roda de samba que promete deixar saudade nos frequentadores e  apoiadores do Quilombo do Grotão.

05.06 Negros e Vozes
Espetáculo do Grupo Vocal Negros & Vozes estará pela primeira vez no Solar do Jambeiro. Trata-se de um dos melhores projetos do grupo contendo todos os gêneros musicais reunidos com arranjos vocais elaborados pelo grupo para manter o padrão Negros & Vozes. O show terá inicio às 20 horas nos dias 05, 12, 19, 26 de Junho.
Acompanhe evento pelo Facebook..

06.06 Pedal Sonoro para crianças no Campo de São Bento.
09.06 Pedal Sonoro para adultos saindo do cicloponto na Praia de Icaraí.
Acompanhe pelo Facebook

07.06 Manifestação SOS Aldeia Imbuhy
A Comunidade da Aldeia Imbuhy convoca a todos que quiserem participar da manifestação a favor dos moradores da aldeia do Imbuhy que estão sendo ameaçado a perder sua moradia. 
Contam com o apoio de todos.
Acompanhe evento pelo Facebook..

09.06 II SEMINÁRIO ANTONIO GRAMSCI: As Novas Configurações do Estado Ampliado Brasileiro
UNIRIO, Reitoria - Auditório Vera Janacópulos em Rio de Janeiro às 18h
Acompanhe evento pelo Facebook..
13.06 Pedalzinho Sonoro Caipira
O Pedalzinho Sonoro para criançada no Campo de São Bento!
Acompanhe mais pelo 
evento no Facebook.
05.06 Bicicletada na RO
Chegou a primeira Bicicletada temática da Região Oceânica! No dia mundial do meio ambiente, convidamos todos os ciclistas de Niterói para pedalar na R.O. vestidos de verde. Levem também mudas e outras plantinhas para andar de bicicleta!
Massa Crítica ou Bicicletada é um evento que ocorre tradicionalmente em muitas cidades pelo mundo, onde ciclistas, skatistas, patinadores e outras pessoas com veículos movidos à propulsão humana, ocupam seu espaço nas ruas.

 

06.06 Fechamento Simbólico da Baía

Grupo apartidário programa ato simbólico exigindo: APRESENTAÇÃO DE PLANO DE RECUPERAÇÃO DA BAÍA PELO PODER PÚBLICO COM PARTICIPAÇÃO DO MP FEDERAL EM TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA convidando a todos os insatisfeitos com a degradação da Baía.


07.06 Samba de Fé no Quilombo do Grotão
Tradicional Feijoada à lenha e comemoração do aniversário de Renatão do Quilombo a partir das 14h com André Jamaica e Família Quilombo.
Couvert artístico R$10,00
 
08.06 AUDIÊNCIA PÚBLICA POR UM INCA QUE QUEREMOS
Na ALERJ às 11h.

08.06 Os Desafios do Leste Metropolitano
A Casa Fluminense, em parceria com o GT de Assuntos Urbanos da AGB - Niterói e o Departamento de Geografia da UFF, iniciará na próxima segunda-feira (8/6) uma série de encontros e diálogos no Leste Metropolitano para a discussão das prioridades de políticas públicas para a região.
Debate em torno da Agenda Rio e das prioridades da cidade metropolitana, buscando convergências sociais entre atores diversos da sociedade civil para a defesa de uma pauta comum no Rio.

13.06 6ª Feira de Artesanato e Culinária da Fazendinha
No Esporte Clube Olaria Sapê a partir das 13h.

 

20.06 Plenária Popular Preparatória da
7ª Conferência Saúde

ATENÇÃO:

Este ano teremos a 7ª Conferência Municipal de Saúde e uma etapa preparatória obrigatória é a Plenária Popular que está sendo chamada pelo governo para o próximo dia 20 de junho de 2015, das 13h às 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Niterói.
É muito importante a participação de todos os cidadãos, movimentos sociais, sindicais e profissionais de saúde para que a população torne mais efetivo o processo de controle social e participação popular no SUS!
Vamos juntos! Inscreva-se! Fiscalize! Participe!




Acompanhem Site do Transparência Brasil que dá acesso a um banco de dados de reportagens relacionadas à corrupção e seu combate, publicadas nos principais jornais e revistas do país. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa.
 


       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 

pulsarbrasil.org reporterbrasil.org.br ocidadaonline.blogspot.com.br brasildefato.com.br  
midiaindependente.org apn.org.br blogdonpc.wordpress.com intervozes.org.br MST.org.br

Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'