Boletim 127 - 11 a 17 Junho 2015

 
SWISSLEAKS EM NITERÓI!



Não é de hoje que a EMUSA é um antro de contratos suspeitos. O jornal O Globo, em 26.03.2015, publicou matéria revelando que Jorge Roberto Silveira e José Roberto Mocarzel estão na lista dos brasileiros que mantiveram contas não declaradas na filial do Banco HSBC na Suíça, no caso conhecido como SwissLeaks. Trata-se de um escândalo bancário iniciado com o vazamento de dados de 106 mil clientes de 203 países que mantinham contas na Suíça.
Leia mais..

 

PESCA ARTESANAL DE ITAIPU MAIS UMA VEZ AMEAÇADA!


 
Infelizmente a pressão que vem sendo exercida em cima das comunidades tradicionais da cidade se amplia a cada dia. Nosso mandato, a bancada do PSOL e os diversos movimentos sociais e populares, precisam também ampliar a sua resistência. Sabemos que no caso da Maçonaria a maioria dos membros das variadas Lojas da cidade são pessoas bem intencionadas e que se preocupam com o bem comum. No entanto, alguns grupos parecem agir sem se preocupar com a cidade e o interesse público.
Em Itaipu, uma loja aparentemente ligada à família Zveiter, reivindica como seu um terreno que há mais de um século pertence a duas das mais tradicionais famílias de pescadores locais.
Leia mais..
 

SEM CENSURA: SUPREMO LIBERA BIOGRAFIAS NÃO AUTORIZADAS!
Mandato Paulo Eduardo esteve nessa luta desde 2007



 
Por unanimidade o STF entendeu que é inconstitucional exigir autorização prévia para a publicação de biografias. Os ministros, nesta importante decisão contra mais uma forma de censura que continuava prevalecendo mesmo no período pós-ditadura, contribuem dando mais um passo em defesa da liberdade de expressão e do direito à informação. Nosso mandato em 2007 fez uma homenagem ao escritor Paulo Cesar de Araujo que em 2006, resultado de árduo e dedicado trabalho, publicou “Roberto Carlos em detalhes”. Paulo Cesar, morador de Niterói, formado em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF), recebeu naquela ocasião o título de Cidadão Niteroiense em solenidade na Câmara Municipal de Niterói. Sem sombra de dúvida a luta de Paulo Cesar de Araujo em defesa de sua obra foi fundamental para que a sociedade alcançasse essa vitória. Parabéns a ele e a todos aqueles que participaram dessa longa caminhada em defesa da liberdade e contra a censura!
 

GREVE NAS FEDERAIS CONTRA OS CORTES NA EDUCAÇÃO


Os professores, estudantes e técnicos da UFF seguem em greve, desde o dia 28 de maio. Na última terça, dia 9 de junho, mais de 400 professores reunidos em assembleia votaram pela continuação da greve, que tem como uma das principais bandeiras a oposição ao corte de mais de 9 bilhões para a educação. No dia seguinte, assembleia realizada no Hospital Universitário Antônio Pedro decidiu pela criação de um Comando Local de Greve, para mobilizar com mais força o movimento dentro do hospital, em que setores menos essenciais irão trabalhar por rodízio de funcionários.  Na pauta específica do HUAP, estão a luta contra a EBSERH e a reabertura imediata da emergência.
Seguimos apoiando e acompanhando essa mobilização essencial dos setores universitários. É inadmissível a política econômica do Governo Federal, que aumenta a destinação de verbas para apoiar o agronegócio e promove cortes que inviabilizam a ampliação de vagas para alunos nas universidades. Já não engana mais ninguém o slogan de “pátria educadora”, pois os cortes da assistência estudantil, a suspensão dos concursos, o atraso no pagamento dos terceirizados são parte da política de ajuste, que retira os recursos da educação pública. No mesmo caminho, as propostas de entregar os hospitais universitários às Empresas Brasileiras de Serviços Hospitalares (EBSERH), que terão poder de vender serviços destes hospitais e realizar convênios com planos de saúde, acabam com a autonomia universitária e permitem precarizar a relação de trabalho dos servidores.
Por isso, na manhã dessa quinta-feira, dia 11 de junho, estivemos no grande que ato levou às ruas centenas de pessoas da comunidade universitária, para dialogar com a população sobre a greve. A boa receptividade das pessoas nas demonstra que os trabalhadores não estão dispostos a arcar com as consequências de uma crise produzida pelos mesmos setores que continuam os recursos do governo: banqueiros e empresários.

Para mais informações, acompanhe:
http://grevedauff2015.blogspot.com.br/
http://sintuff.blogspot.com.br/
 

TODO NOSSO APOIO AOS MORADORES DA VILA AUTÓDROMO!


 
Fundamental o apoio de todos a esses companheiros na denúncia e defesa dos absurdos que têm sido cometidos pela Prefeitura do Rio contra a comunidade de Vila Autódromo.
Acompanhe mais..

Leia mais..
 

JUNTO COM A ASPMSN EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA DE NITERÓI! TODO APOIO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE!


 
Na luta por um SUS universal, integral e de qualidade é importante nunca esquecer que a valorização dos profissionais de saúde é uma das necessárias metas para que alcancemos uma saúde pública garantidora de fato da dignidade da população.
A Associação dos Servidores Públicos Municipais da Saúde de Niterói - ASPMSN, que está em campanha por melhorias para a categoria, compareceu a algumas reuniões com a Secretária de Saúde e vem nos convidando para acompanhar as negociações.

Leia mais..
 

PARABÉNS COMPANHEIRO RENATÃO DO QUILOMBO!


 
O Quilombo do Grotão comemorou o aniversário do nosso companheiro Renatão do Quilombo neste domingo dia 07.06.
Importante liderança comunitária de nossa cidade, Renatão é motivo de orgulho para todos nós que defendemos uma sociedade livre de todo tipo de preconceito e exploração. A defesa do meio ambiente, a luta pela permanência das comunidades tradicionais e a proteção da memória e da cultura popular, são apenas alguns exemplos que nos fazem festejar com grande entusiasmo mais um ano de vida desta importante figura do nosso PSOL Niterói.
 

DEMOLIÇÃO NÃO:
EM DEFESA DOS PESCADORES DA PRAIA DO SOSSEGO!


A atitude da Prefeitura de anunciar a demolição de casas e o cerceamento de entrada de pessoas na Praia do Sossego está totalmente desconectada do que preceitua o Estatuto das Cidades. Uma gestão democrática deve observar os diferentes aspectos de proteção do meio ambiente, do ambiente urbano e da cultura local.  Além de ser Monumento Natural do Município, a Praia do Sossego está localizada dentro da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu e tem que ser também considerada como um local de preservação da pesca artesanal.
A bancada do PSOL, junto com outros vereadores, inclusive alguns da base do governo, defende que nenhuma atitude municipal pode ser tomada sem que a população seja devidamente ouvida através de uma audiência pública.
Iremos buscar HOJE no Plenário caminhar nesse sentido junto aos demais vereadores para que se evite assim uma TRAGÉDIA anunciada para o próximo sábado. Mesmo que se observe como necessária a remoção de alguma casa, não se pode ameaçar de forma alguma a sobrevivência daquelas famílias retirando-as de perto da orla onde exercem sua atividade pesqueira. Vamos juntos!
 


ABANDONO E DESCASO TAMBÉM COM OS CEMITÉRIOS DE NITERÓI

Os cemitérios municipais estão em péssimo estado de conservação e organização, deixando muitos munícipes desamparados em um dos momentos que mais se precisa de tranquilidade e acolhida, que é quando se perde um ente querido.
Para além da deficiência dos serviços públicos em vida, até na morte o cidadão sofre com o descaso do Poder Público.

Leia mais..
 

POLÍTICA FAKE TAMBÉM NA MOBILIDADE URBANA

Bastante curiosa a manifestação da vice prefeitura a respeito do tema mobilidade na cidade, conforme publicado no Globo Niterói de domingo 07.06 (leia íntegra).

Falar em planejamento integrado soa bastante responsável, ao mesmo tempo incompreensível, considerando o desconhecimento do vice prefeito sobre os projetos de mobilidade da cidade, como ficou claro quando o vereador Paulo Eduardo, no início do mandato, lhe perguntou sobre a 'praça' que seria instalada sobre o Mergulhão, apesar do Plano Lerner ali prever uma estação de transbordo a qual Axel ignorava a existência.
A matéria é de dar esperanças, mas macaco velho não coloca mão em cumbuca, já dizia o velho ditado popular e tudo que vimos recentemente não nos leva a acreditar nem na metade!
Leia mais..
 

UMA MULHER TRANS CRUCIFICADA NA PARADA ORGULHO GAY EM SP

Compartilho importante texto de Henrique Vieira, vereador e companheiro de bancada do PSoL, pessoa que muito admiro por sua integridade. É pastor batista que jamais se aproveitou de sua fé como plataforma eleitoral.
Leia mais..
 
 

ROSA WEBER: SUSPENDA A VOTAÇÃO ILEGAL DA REFORMA POLÍTICA!


Estamos apoiando a petição que pede para que a Ministra Rosa Weber anule a votação absurda da PEC que constitucionaliza o financiamento de empresas para partidos.
Todos sabemos que empresa não doa, faz investimento! Afinal, quem paga a banda escolhe a música!
Assine e compartilhe essa ideia.
 



 

Leandro Farias, criador da campanha ‚Ä™#‎ChegadeDescaso‚Ĩ após a perda traumática de sua esposa em unidade de saúde no Rio, vem transformando sua dor em luta contra os abusos dos Planos de Saúde e de todas suas consequências. 
Acompanhe a
matéria.

 

S.O.S ALDEIA DO IMBUHY


 
Estivemos na manhã de domingo dia 07.06 em importante ato, na Praia de Icaraí, contra a expulsão das 32 famílias que formam a Aldeia do Imbuhy, localizada no complexo de fortes de Jurujuba.
A aldeia, com seu conjunto arquitetônico, paisagístico, histórico e etnográfico é um patrimônio municipal e se situa na região desde o século XIX, antes da construção do forte.

Leia mais..
E mais..
 




 
11.06 #VotaAnatel - 1ª Fase para regulamentação de Internet Comunitária no Brasil
São duas fases de pressão popular que temos que fazer, sendo esta a primeira e a segunda para aprovação da resolução.
Para participar basta acessar o site da Campanha e clicar no Botão VERDE "Emprestar Facebook" ou ainda "Emprestar Twitter". E ai vamos ? http://compartilhaco.nossascidades.org/campaigns/74
Acompanhe o objetivo pelo evento pelo Facebook

13.06 Pedalzinho Sonoro Caipira
O Pedalzinho Sonoro para criançada no Campo de São Bento!
Acompanhe mais pelo 
evento no Facebook.

27.06 Festa Junina João Batista Petersen

O Samba da Comunidade de junho será especial, pois fará homenagem ao grande ambientalista João Batista Petersen, cuja atuação na década de 90 foi essencial na luta contra a Mineradora Inoã, que degradava a Serra da Tiririca. E festa junina também combina com samba e feijoada, por isso, vamos juntos e anarriê!
 
13.06 Abraço na Praia do Sossego contra a remoção das famílias caiçaras

Acompanhe
evento pelo Facebook
13.06 6ª Feira de Artesanato e Culinária da Fazendinha
No Esporte Clube Olaria Sapê a partir das 13h.

14.06 Feijoada e Samba no Quiolombo do Grotão
Todo segundo do mês, a partir das 12h acontece a tradicional feijoada à lenha e a partir das 14h um encontro marcado com Carlinhos Sete Cordas e sua banda na roda do Galo com Batata e o convidado Fred Camacho. Estarão presentes os jongueiros do grupo Folia de Reis Estrela do Oriente e a equipe que está realizando a filmagem do documentário "Brasil/África - Um elo natural
.


 

20.06 Plenária Popular Preparatória da
7ª Conferência Saúde

ATENÇÃO:

Este ano teremos a 7ª Conferência Municipal de Saúde e uma etapa preparatória obrigatória é a Plenária Popular que está sendo chamada pelo governo para o próximo dia 20 de junho de 2015, das 13h às 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Niterói.
É muito importante a participação de todos os cidadãos, movimentos sociais, sindicais e profissionais de saúde para que a população torne mais efetivo o processo de controle social e participação popular no SUS!
Vamos juntos! Inscreva-se! Fiscalize! Participe!




Acompanhem Site do Transparência Brasil que dá acesso a um banco de dados de reportagens relacionadas à corrupção e seu combate, publicadas nos principais jornais e revistas do país. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa.
 


       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 

pulsarbrasil.org reporterbrasil.org.br ocidadaonline.blogspot.com.br brasildefato.com.br  
midiaindependente.org apn.org.br blogdonpc.wordpress.com intervozes.org.br MST.org.br

Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'