Boletim 133 - 23 a 29 Julho 2015


UM MÊS DEPOIS E A INÉRCIA DO GOVERNO FEDERAL CONTINUA!

É PRECISO LUTAR E RESISTIR EM DEFESA DA ALDEIA IMBUHY!





A comunidade tradicional localizada na orla do Imbuhy bem antes da chegada dos militares e da construção do Forte Imbuhy, há exato um mês atrás foi vítima de uma das maiores agressões a direitos humanos já praticada em nossa cidade. O despejo injusto e truculento, com a derrubada de três casas, ferindo lei municipal de tombamento, com impedimento inclusive de acesso da assistência social municipal e até advogados das famílias e parlamentares, marcou com sangue a história de Niterói. O despejo por alegada "necessidade imperiosa de segurança nacional para a área" é na verdade uma grande farsa que vem sendo vergonhosamente apoiada pela inércia do Governo Federal em agir na defesa daquelas famílias.
Leia mais..

 



INFELIZMENTE SEGUEM FALTANDO REMÉDIOS E INSUMOS NA SAÚDE DE NITERÓI
 

 

Esta recente publicação mostra uma de nossas denúncias feitas a pouco tempo. São fatos que, infelizmente, vem se repetindo na rede pública de saúde da nossa cidade. É inaceitável que aconteça desabastecimento de insumos e medicamentos em uma cidade como Niterói com mais de 2 bilhões de orçamento anual e onde o Prefeito gasta 16 milhões de publicidade por ano ao invés de fazer mais investimentos em saúde. Seguiremos fazendo nossas visitas e apresentaremos novas denúncias sobre a falta de medicamentos, atraso de salários e subfinanciamento em geral da saúde pública de Niterói. Vamos juntos!

 


Ao contrário do que é dito pela grande mídia, em especial a Rede Globo, é importante dizer que o reajuste dos servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União nada mais é do que a recomposição de mais de 10 anos de perdas e achatamentos salariais. Os valores que hoje causam espanto em muita gente são os mesmos a que os servidores sempre tiveram direito e ao longo de 10 anos lhes foram usurpados pelos sucessivos governos. Além deste ser um direito Constitucional, expresso no artigo 37, X, é também um direito previsto no Plano de Cargos, Carreiras e salários da categoria. O Projeto de Lei do reajuste foi elaborado e enviado ao Congresso pelo então presidente do STF, Joaquim Barbosa, em comum acordo com todos os demais Ministros, e depois aprovado pela Câmara e pelo Senado Federal, fruto de muita luta dos trabalhadores. O veto integral da Presidente Dilma demonstra seu total descaso e desrespeito com o serviço público e amplia um cenário de injustiça com os serventuários do Judiciário Federal. Lutaremos junto destes trabalhadores para que o Congresso DERRUBE o veto de Dilma!

 
 

CUNHA PRECISA SER DETIDO!




A privatização da Saúde não pode continuar avançando como vem sendo feito em todos os escalões. Eduardo Cunho é um dos principais lobistas dos planos e empresas privadas de saúde, não tem o menor compromisso com o SUS, não pode exercer a presidência da Câmara dos Deputados. Confira a matéria da Carta Maior, onde Leandro Farias apresenta contundentes críticas contra o processo de atrofiamento e sucateamento que nossa saúde pública vem passando.

Leia mais..

 


NITERÓI SOFRENDO: DESCASO COM A SAÚDE PÚBLICA É MARCA DO GOVERNO DO MUNICÍPIO E TAMBÉM DO ESTADO



Até agora só a retirada do entulho e mato alto é que mudaram um pouco o cenário do terreno onde em 2012 foi demolido o antigo Hospital Santa Mônica. A entrega do Centro de Imagens deveria ocorrer em setembro deste ano, mas até agora nem sinal do início da obra. Até hoje nos perguntamos se era mesmo necessária a demolição de todo aquele complexo para a construção de outro prédio a fim de abrigar o novo Centro de Imagens. Essa necessidade até hoje não foi comprovada pelo Governo do Estado. Só a demolição custou aos cofres públicos R$ 2.384.398,67, ou seja, mais de 10% do valor total previsto para a própria obra de construção do Centro de Imagens, avaliada na época em R$ 20 milhões.
Leia mais..

 





Florestan tomou para si a tarefa de romper com a ideia de uma falsa neutralidade das ciências humanas e reconstruir uma análise do Brasil abertamente comprometida com a mudança social.

A sociologia de Florestan Fernandes inaugura uma nova época na história da Sociologia brasileira. Não só descortina novos horizontes para a reflexão teórica e a interpretação da realidade social, como permite reler criticamente muito do que tem sido a Sociologia brasileira passada e recente.

Leia mais..

 


ATO PÚBLICO NO HOSPITAL CARLOS TORTELY EM DEFESA DO SUS!



Durante a manhã desta terça 21.07, o SINDSPREV-RJ, Regional Niterói e Associação de Servidores Públicos da Saúde de Niterói, realizaram um ato público em frente o Hospital Carlos Tortely. Além da solidariedade aos servidores do INSS e de toda a saúde federal em greve, a manifestação serviu ainda para apoiar a luta em defesa do SUS de Niterói, também abandonado pelo governo local do PT.
Uma das principais denúncias apresentadas foi com relação aos sucessivos atrasos de pagamento dos trabalhadores que atuam através do regime de RPA (Recibo de Pagamento de Autônomo). Esses trabalhadores, além de não terem seus direitos trabalhistas garantidos, têm também seus salários pagos recorrentemente com atrasos de até um mês ou mais.

Leia mais..
 

MAIAKOVSKI: A ARTE COMO INSTRUMENTO REVOLUCIONÁRIO


 
Um dos maiores poetas da história mundial foi também o porta-voz literário da revolução proletária da Rússia, vitoriosa em 1917. Sua poesia, sempre marcada pela busca da renovação social é profundamente atravessada pelo seu lema “Sem forma revolucionária, não há arte revolucionária”, sendo exemplo de poesia participante sem abdicar do espírito criativo.
Maiakovski era o expoente de uma geração em busca de uma estética que captasse a profundidade daquelas inquietações russas e a partir da Revolução de 1917 sua atividade literária se intensifica unido a atividade política, participando das comissões de literatura, pintura e cinema. Poeta das massas, foi ao seio da turbulência social, com uma escrita que centrava na transformação concreta da vida das multidões, seguro de que a poesia não se tornava menos bela por travar função social. Nos últimos três anos de vida, levou seus versos a mais de 180 mil pessoas, em conferências e recitais por várias cidades.

Leia mais..
 

UM SALVE A QUINO, O SENSÍVEL CRIADOR DA MAFALDA


 
Quino é o nome artístico de Joaquín Salvador Lavado, que nasceu em 17.07.1932 em Mendoza, no oeste da Argentina e começou a desenhar influenciado por um tio pintor, publicando sua primeira tira em 1954. Exilou-se em Milão, na Itália, em 1976 por conta da situação política de seu país, que se encontrava sob ditadura militar. Mais tarde, passou a viver entre Madri -- tornando-se cidadão espanhol em 1990 -- e Buenos Aires. Neste ano, ganhou o Prêmio Príncipe das Astúrias. O júri destacou o valor educacional e as características universais de sua obra, que fizeram com que Mafalda extrapolasse a Argentina e virasse uma personalidade mundial.
Leia mais..
 

VITÓRIA DA POPULAÇÃO QUE EMBARGA OBRA DE GARAGEM EM CHARITAS!


 
Exemplos de vitória como este nos remete à flagrante importância da participação da população diante das constantes agruras com o governo.
Visando atacar o mesmo problema, o mandato protocolou
representação no Ministério Público em janeiro, com denúncia contra a construção da garagem e que, entre diversas questões apontadas, colaborou para que o MP acionasse o IPHAN solicitando seu parecer sobre a obra diante de bem tombado e que se encontra tramitando. É a ação popular que neste momento embarga a obra.
Leia mais..
 

CUNHA E PT: TUDO A VER NA LAVA-JATO!

‪
#‎ForaEduardoCunha‬

Mais uma vez o nome de Eduardo Cunha é envolvido em um escândalo de corrupção. Até quando veremos esse senhor, lobista dos planos de saúde e dos monopólios de comunicação, ocupando cargos políticos de destaque? Desta vez a acusação é que Cunha teria recebido 5 milhões de propina, conforme depoimentos colhidos nas investigações da operação lava-jato. Ameaçado, agora Cunha tenta intimidar os que o acusam e desviar o foco dizendo que tudo seria uma enorme armação do governo federal em represália a sua pessoa. Cunha usa a mesma estratégia do PT que quando acusado de corrupção começa a atirar para todos os lados e tenta desmoralizar a acusação.
Não adianta agora Cunha dizer que rompeu com o governo. A verdade é que as denúncias presentes na investigação da operação lava jato aproximam PT e Cunha. Ambos são acusados de se beneficiar do mesmo esquema de corrupção, recebendo dinheiro de empreiteiras. Na real, Cunha e o PT estão sujos até o fim na lama da corrupta baixa política. São personagens de uma mesma política bancada por caras campanhas às custas do trabalhador brasileiro.

Leia mais..
 

JUSTIÇA PARA TRABALHADORES METALÚRGICOS DEMITIDOS


Metalúrgicos do Estaleiro EISA-PETRO UM, arrendador das instalações do Estaleiro Mauá, fazem manifestação na Avenida Amaral Peixoto, centro de Niterói nesse momento (17.07), enquanto aguardam o fim da audiência na esquina com rua Maestro Felício Toledo onde o trânsito foi interrompido.
Mais de 1000 metalúrgicos aguardam ansiosos o resultado de audiência na qual buscam receber seus direitos trabalhistas retidos criminosamente pelo empresário German. O acionista controlador do EISA, responsável por mais de 2 mil demissões e que comandou "lockout" da unidade na Ponta d'Areia, é suspeito de receber recursos da Transpetro para a construção de navios plataformas e aplicá-los nos seus demais negócios entre os quais a companhia aérea AVIANCA.

Leia mais..
 

25.07 Samba da Comunidade
A partir das 12h será a tradicional feijoada à lenha e às 14h o tão esperado Samba da Comunidade, com o grupo Família Quilombo, no dia das mulheres negras latino americanas e caribenhas.

31.07 Debate: A luta feminista em contexto de crise: nenhum direito a menos!
Na Sede do Sindipetro-RJ: Av. Passos, 34, Centro, Rio de Janeiro às 18h30 - 22h00
Acompanhe evento pelo Facebook.
27.07 Assembleia Geral Conjunta ASPMSN e SINDSPREV
A assembleia acontecerá no auditório da policlínica Santa Rosa às 15h.

30.07 Ato Unificado da Saúde/INSS/Educação: SINDSPREV, ASPMSN, SEPE SINTUFF
A concentração acontecerá em frente ao Hospital Antonio Pedro às 10h.
06.08 Audiência Pública sobre Sistema Cicloviário de Niterói
25.07 Pedal Sonoro
Pedalar com música é show! Cicloponto na Praia de Icaraí, às 17h.
Acompanhe
evento pelo Facebook

 

25.07 Plenária Geral de Luta dos Trabalhadores e Estudantes - RJ
O evento acontecerá no IFCS UFRJ no Largo de São Francisco, Rio, às 15h
Acompanhe
pelo Facebook.

 

27.07 COMPUR Apresentação do PUR Pendotiba
Reunião do Conselho Municipal de Política Urbana de Niterói no auditório do 9º andar da Prefeitura às 18h. A reunião é aberta à população.
03.08 Debate e apresentação de emendas ao PUR Pendotiba
10.08 Debate e apresentação de emendas ao PUR Pendotiba com participação dos vereadores representantes das comissões de Urbanismo, Meio Ambiente e Habitação da Câmara.

03.08 Reunião Ordinária Conselho Municipal de Saúde
 
No auditório do NEPP Av Amaral Peixoto 169/ 6º andar às 15:00
 

 
 

Acompanhem Site do Transparência Brasil que dá acesso a um banco de dados de reportagens relacionadas à corrupção e seu combate, publicadas nos principais jornais e revistas do país. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa.
 


       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 

pulsarbrasil.org reporterbrasil.org.br ocidadaonline.blogspot.com.br brasildefato.com.br  
midiaindependente.org apn.org.br blogdonpc.wordpress.com intervozes.org.br MST.org.br

Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'