Boletim 134 - 30 Julho a 05 Agosto 2015

 
GRANDE ATO PELA MANUTENÇÃO DA ALDEIA IMBUHY

CONTRA AS REMOÇÕES! SOS IMBUHY!

 
Vamos todos nos unir a essa luta, nos juntando ao ato que acontecerá neste próximo domingo, dia 2 de agosto, às 10 da manhã, na Praia de Icaraí, em frente à reitoria da UFF!
 
 
Há mais de um mês atrás, assistimos ao covarde despejo de três famílias da Aldeia Imbuhy, com a violenta derrubada de suas casas, numa das maiores violações de direitos humanos já praticada em Niterói. Hoje, se mantém a situação de insegurança para as famílias que permanecem na comunidade tradicional, que está localizada na orla do Imbuhy bem antes da chegada dos militares e da construção do Forte Imbuhy. Os moradores estão sob enorme tensão e até assistentes sociais da Prefeitura de Niterói foram barrados, ao tentarem entrar na comunidade, em bloqueio empreendido pelo Exército.
A alegação de “necessidade de segurança nacional” é um embuste sequer comprovado pelo Exército, assim como a propriedade das terras, para que eles possam explorar a área com a construção de resorts. Esse resquício de ditadura ainda recebe apoio do Governo Federal, que em nada tem agido em favor das famílias, e precisa ser detido!
A Aldeia Imbuhy é patrimônio municipal tombado e faz parte da história de construção dos símbolos nacionais tão reivindicados pelas forças armadas, e, além disso, as famílias que a compõe possuem laços identitários com a região e necessitam da pesca para sobreviver. Memória, história e cultura, que vêm sendo atropelados pelo Exército, que agora nega o passado da região e reivindica as terras dos moradores em diversos processos judiciais.

Precisamos seguir pressionando Exército, Ministério da Defesa, SPU - Serviço do Patrimônio da União e, em especial, a própria Presidente Dilma que, com apenas uma canetada, pode evitar que sangue seja derramado na próxima tentativa dos militares em remover aquelas pessoas. Isso pode acontecer em breve e certamente terá ainda mais resistência da população de Niterói. 
Que o Governo Federal atue com seriedade e rapidez pela proteção daquela importante comunidade tradicional e em defesa da memória e da justiça da nossa cidade!
Acompanhe o evento pelo Facebook!

 


TODO APOIO AOS DOCENTES FEDERAIS EM GREVE NA UFF E EM TODO O PAÍS!

 
Na pauta de reivindicações dos docentes está a defesa do caráter público da universidade, melhores condições de trabalho e ensino, garantia da autonomia universitária, reestruturação da carreira docente e valorização salarial de ativos e aposentados. Dilma vêm cortando recursos das universidades federais e buscando avançar com a privatização e precarização do ensino superior em todo o país.
A greve dos docentes coincide também com a greve dos servidores técnico-administrativos, que também vêm passando maus bocados com a opção do Governo em realizar cortes na educação e não realizar concurso público.
Após dois meses em greve, completados nesta última terça-feira (28.07), os docentes das Instituições Federais de Ensino (IFE) continuam mobilizados e pretendem intensificar ainda mais a luta no mês de agosto, para avançar nas negociações com o governo e alcançar conquistas reais para a categoria e para a melhoria das universidades públicas.
Em Niterói a ADUFF realiza mais uma Assembleia nesta sexta, dia 31 de julho, às 14h, no Auditório Florestan Fernandes, no Campus do Gragoatá. Na UFF os trabalhadores estão cada vez mais mobilizados e conquistando apoios importantes para a luta.
Conheça os principais pontos da pauta de reivindicações da categoria de docentes federais.
 

NITERÓI NA CONTRAMÃO DO PLANEJAMENTO



Enquanto o mundo pensa e discute 'Desenvolvimento Sustentável', há prefeituras como a de Niterói que anda na contramão do conceito e ainda promove e incentiva o crescimento desordenado. Crescimento sem termos a mínima condição de suportar seus impactos. Esse é o caso de Pendotiba, para não falar de sua antecessora, a Operação Urbana Consorciada, a OUC para o Centro da cidade.
A água, por exemplo, é recurso finito em todo o planeta. Em nossa região em especial a questão é extremamente delicada considerando que a concessionária que distribui a água no município a compra da CEDAE, que por vez a capta de manancial em Cachoeiras de Macacu, sendo esta redistribuída com outros dois municípios, de forma não uniforme no insano sistema de 'quem paga mais leva'. A Águas de Niterói afirma que a cidade tem 100% de rede o que pode até ser verdade, mas todos sabemos que o serviço mais bem pago da região ainda tem uma distribuição intermitente em diversos pontos.

Leia mais..

 

TODO APOIO AOS TRABALHADORES EM DEFESA DE MELHORES SERVIÇOS DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA PARA A POPULAÇÃO!



A política de “ajuste” econômico do Governo vem atingindo duramente a classe trabalhadora e isso se reflete não apenas na criação de restrições absurdas para direitos históricos dos trabalhadores, mas também no corte de verbas para o serviço público, atingindo diretamente os serviços de saúde, educação e assistência. Os trabalhadores da saúde e previdência entraram em greve justamente para denunciar essa situação e exigir condições dignas de trabalho e atendimento à população. 
Em diversos locais pelo país as agências do INSS de atendimento à população estão caindo aos pedaços, em dias de chuva chega a chover dentro das várias delas e, segundo denúncias, os servidores têm que conviver com ratos e outros insetos. Pior que isso é que no INSS já há falta de papel, tinta para impressora e outros materiais necessários para o trabalho. O governo só aumenta o trabalho, mas não faz concursos públicos para contração de novos servidores, existindo hoje, segundo os cálculos da categoria, um déficit de 15 mil servidores no país. Vários servidores estão em condições de se aposentarem, mas não o fazem porque há uma perda salarial de cerca de 40% e se esses servidores se aposentarem o INSS irá parar de vez já que não há nenhuma política de assistência neste governo.
Leia mais..

 

DESCASO: DEPOIS DE TRÊS ANOS AINDA NÃO HÁ NENHUM SINAL DE OBRA NO PROMETIDO CENTRO DE IMAGENS DE NITERÓI



Só a demolição custou aos cofres públicos R$ 2.384.398,67, ou seja, mais de 10% do valor total previsto para a própria obra de construção do Centro de Imagens, avaliada na época em R$ 20 milhões. Como a Tribuna noticiou na semana passada, reproduzindo agora no Jornal de Icaraí, a entrega do Centro de Imagens deveria ocorrer em setembro deste ano, mas até agora nem sinal do início da obra. Até agora só a retirada do entulho e mato alto é que mudaram um pouco o cenário do terreno onde em 2012 foi demolido o antigo Hospital Santa Mônica. Será que era mesmo necessária a demolição de todo aquele complexo para a construção de outro prédio a fim de abrigar o novo Centro de Imagens? Ou isso novamente atendeu mais a interesses escusos de Sergio Cabral/Pezão e seus aliados empreiteiros! Enquanto isso a população segue sua rede de saúde estadual não apenas deixar de crescer, mas minguar como no caso da emergência do Azevedo Lima que agora só atende casos de alta complexidade e FECHA AS PORTAS para todos os demais casos de urgência e emergência. Há diversas pessoas ocupando leitos (ou até corredores) a espera de um exame que não sai e enquanto isso Secretaria de Obras e Secretaria de Saúde do Estado se omitem quanto ao atraso na obra do Centro de Imagens de Niterói. Queremos detalhes sobre novos prazos e possíveis aditivos no contrato para a construção do Centro. Estamos de olho, em defesa do SUS e do direito à vida!!!
 


CONHECIMENTO E PREVENÇÃO PARA COMBATER AS HEPATITES VIRAIS




O dia 28 de julho marca a luta contra as hepatites virais em todo o mundo, que consistem em uma das principais causas do câncer de fígado e devem ser motivo de atenção da população. Estimativas da Organização Mundial de Saúde apinta que no Brasil são 2 milhões de pessoas portadoras das hepatites B e C, mas somente 10% conhecedora e em tratamento.
Leia mais..

 


EM DEFESA DO SUS!



Ao lado do médico e companheiro César Macedo, participando neste momento, enquanto convidado da categoria, da Assembleia dos Servidores da Saúde Pública de Niterói. A Assembleia acontece na Policlínica Sérgio Arouca, em Santa Rosa. É muito importante a organização destes trabalhadores que, apesar de tão importantes para a cidade, vem sendo criminosamente precarizados e desrespeitados pelo governo municipal. Para além da luta dos servidores estatutários, que não têm sequer garantido pelo Prefeito o cumprimento do PCCS da categoria, se faz fundamental lutar e denunciar a falta de respeito com os RPAs, que além de precarizados estão novamente recebendo mês a mês seus salários com atraso.
Leia mais..

 


PENDOTIBA AMEAÇADA. SUSPENSÃO DOS LICENCIAMENTOS JÁ!



O bairro estava entregue às traças até pouco tempo atrás. Empreiteiros já tinham descoberto formas de driblar a falta de legislação específica e avançavam, com a conivência e omissão da prefeitura, verticalizando o bairro pouco a pouco. Um desmatamento aqui e outro ali e Pendotiba vem perdendo suas características.

Leia mais..

 



“Quem não quer que haja criança pedindo esmola é de esquerda”, Vito Giannoti.
Durante toda a minha militância na antiga CUT tive contato constante com Vito, em especial quando fui dirigente da FITTEL, na luta pela democratização dos meios de comunicação. Cada um seguindo um caminho na vida, a gente acaba se afastando na expectativa que vamos nos encontrar a qualquer momento. E infelizmente não é sempre assim. Agora ficamos arrependidos de não termos tido mais encontros. Que tristeza! Estou muito abalado desde que soube dessa triste notícia. Que perda pra nossa luta!
‪#‎LUTO‬

Leia mais..
 





Nossa homenagem ao grande Plínio de Arruda Sampaio, companheiro histórico de militância, pra quem a passagem do tempo nunca enrijeceu as práticas. Plínio sempre foi parte da dialética da renovação política.
Agradecemos seu legado, celebrando o que sua linda existência construiu!

 


MP RECOMENDA NOVAMENTE SUSPENSÃO DO PUR PENDOTIBA



Para além de nossa ação no parlamento, nada como a organização da sociedade para melhor expressar seus legítimos interesses.
Reproduzimos postagem de Bruno Rizzo, presidente da AMAJA - Associação de Moradores do Jardim América, Pendotiba, Niterói:

Leia mais..

 



A reprodução deste vídeo com o discurso de Mia Couto, mencionado pelo companheiro Ivan Valente em reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal em que se debatia a redução da maioridade penal, contra a qual lutamos, é fundamental. É uma contribuição de nosso mandato a todos aqueles e aquelas que se juntam ao nosso combate contra a indústria do medo que contamina corações e mentes e que nos impede de alcançar um mundo mais fraterno e justo. Que os homens e mulheres de bem, que os estudantes e trabalhadores lutem sempre na busca da liberdade e da justiça
Assista ao vídeo..

 


INFELIZMENTE SEGUEM FALTANDO REMÉDIOS E INSUMOS NA SAÚDE DE
NITERÓI



Esta recente publicação mostra uma de nossas denúncias feitas a pouco tempo. São fatos que, infelizmente, vem se repetindo na rede pública de saúde da nossa cidade. É inaceitável que aconteça desabastecimento de insumos e medicamentos em uma cidade como Niterói com mais de 2 bilhões de orçamento anual e onde o Prefeito gasta 16 milhões de publicidade por ano ao invés de fazer mais investimentos em saúde. Seguiremos fazendo nossas visitas e apresentaremos novas denúncias sobre a falta de medicamentos, atraso de salários e subfinanciamento em geral da saúde pública de Niterói. Vamos juntos!


PELA IMEDIATA FILIAÇÃO DO MRT AO PSOL!



O PSOL nasceu para abrigar correntes da esquerda após a derrota do projeto do PT. Qualquer organização socialista deve ser prontamente aceita no PSOL para que lado a lado possamos somar forças contra os ataques aos direitos dos trabalhadores promovidos por Cunha e pelo governo Dilma/Levy.
PT, PSDB e seus aliados defendem e praticam o mesmo modelo de arrocho aos salários, perda de direitos, e privatizações. Para o povo ajuste fiscal, para os banqueiros e latifundiários caminho aberto para recordes de lucros.

Leia mais..

 

31.07 Assembleia da ADUFF
Em Niterói a ADUFF realiza mais uma Assembleia nesta sexta, às 14h, no Auditório Florestan Fernandes, no Campus do Gragoatá.
Conheça os
principais pontos da pauta de reivindicações da categoria de docentes federais.

01.08 Filme Bikes x Carros
Exibição pública e gratuita na Biblioteca da Praça do Engenho do Mato
"Mobilidade é o grande desafio das cidades contemporâneas, em todo o mundo. Em BIKES vs. CARROS, Motoristas, Ciclistas, Taxistas, Governantes, Especialistas e Pedestres das grandes metrópoles confrontam seus diferentes pontos de vista sobre esse desafio global. O diretor sueco Fredrik Gertten traz grande destaque ao Brasil entre os países investigados."
Programação:
16h: Bicicletada pelas ruas do bairro.
18h: Exibição (90').
Acompanhe evento pelo Facebook..

03.08 Reunião Ordinária Conselho Municipal de Saúde
No auditório do NEPP Av Amaral Peixoto 169/ 6º andar às 15h.
08.08 Tradicional Festa da ACOTEM no Morro das Andorinhas
A partir das 18h.
Acompanhe evento pelo Facebook..
10.08 COMPUR Debate e apresentação de emendas ao PUR Pendotiba
Reunião do Conselho Municipal de Política Urbana de Niterói no auditório do 9º andar da Prefeitura às 18h com participação dos vereadores representantes das comissões de Urbanismo, Meio Ambiente e Habitação da Câmara. A reunião é aberta à população.

15.08 I Encontro das Comunidades Tradicionais
Praça do Engenho do Mato das 12 às 21h

31.07 Debate: A luta feminista em contexto de crise: nenhum direito a menos!
Na Sede do Sindipetro-RJ: Av. Passos, 34, Centro, Rio de Janeiro às 18h30.
Acompanhe
evento pelo Facebook.
e
01.08
Seminário Nacional em Defesa da Auto-Organização das Mulheres do PSOL

Só para mulheres filiadas
10h - Mesa conjuntura
12h - Almoço
14h - GDs simultâneos (discussões temáticas, para aprofundar os temas apresentados na mesa da manhã):
a) MPs, terceirização
b) estatuto do nascituro e legalização do aborto
c) maioridade penal e revista vexatória
d) combate a violência contra as mulheres
e) planos de educação
16h - socialização dos GDs
17h - lanche
17h30 - Mesa "concepção de feminismo"
Local: Sindipetro-RJ, Avenida Passos, 34, Centro, Rio.

02.08 Samba de Fé no Quilombo do Grotão
A partir das 12h com a tradicional feijoada à lenha e às 14h, mais uma edição do Samba de Fé, comemorando o mês de Obaluaê, o aniversário do amigo André Jamaica ao som do grupo Família Quilombo.

02.08 Manifestação Aldeia Imbuhy
Convocamos todos os amigos para mais uma manifestação em apoio à Aldeia Imbuhy.
Na Praia de Icaraí em frente à Rua Miguel de Frias.
Acompanhe
evento pelo Facebook..
06.08 Audiência Pública sobre Sistema Cicloviário de Niterói
Assuntos como EDUCAÇÃO, INFRA-ESTRUTURA, FISCALIZAÇÃO, SEGURANÇA e o BICICLETÁRIO (Praça Araribóia) além da efetividade do programa Niterói de Bicicleta e as promessas de campanha da atual gestão estarão em pauta!
Acompanhe evento pelo Facebook
11.08 Ato Unificado da Saúde/INSS/Educação: SINDSPREV, ASPMSN, SEPE SINTUFF
A concentração acontecerá em frente ao Hospital Antonio Pedro às 10h.

 
 

Acompanhem Site do Transparência Brasil que dá acesso a um banco de dados de reportagens relacionadas à corrupção e seu combate, publicadas nos principais jornais e revistas do país. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa.
 


       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 

pulsarbrasil.org reporterbrasil.org.br ocidadaonline.blogspot.com.br brasildefato.com.br  
midiaindependente.org apn.org.br blogdonpc.wordpress.com intervozes.org.br MST.org.br

Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'