Boletim 136 - 13 a 19 Agosto 2015
8 ESCLARECIMENTOS À POPULAÇÃO SOBRE OCUPAÇÃO NO LARGO DA BATALHA 



1. Por quê a ocupação se chama Ocupação 6 de Abril?
R: No dia 6 de abril de 2010 foi quando Niterói sofreu uma de suas maiores tragédias, com o desabamento do Morro do Bumba e de outras áreas, deixando milhares de pessoas desabrigadas. Muitas dessas famílias hoje fazem parte da Ocupação 6 de abril de 2010. Assista o
vídeo

2.
Leia mais..

 

PELA PERMANÊNCIA DA COMUNIDADE TRADICIONAL DA ALDEIA IMBUHY
 

 
As comunidades tradicionais são protegidas por diversos dispositivos legais, incluindo-se principalmente os artigos 215 e 216 da Constituição Federal, e ainda, tendo como base o Decreto Federal nº 6040/07, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Também há tratados internacionais onde o Brasil é signatário e que buscam garantir os direitos dessas comunidades permanecerem em suas terras convivendo harmonicamente com o meio ambiente e mantendo viva sua cultura.
No entanto, o que vemos diariamente são agressões a essas comunidades em todo o país. Em Niterói não é diferente. Infelizmente o governo municipal faz um discurso de proteção dessas comunidades, mas na prática o que vemos são ações que agridem e atacam a permanência delas em suas terras tradicionais.
No caso da Aldeia Imbuhy, a comunidade tradicional local, ali localizada bem antes da chegada dos militares e da construção do Forte Imbuhy, voltou a ser ameaçada de despejo por alegada "necessidade imperiosa de segurança nacional para a área". Aquele Forte foi inaugurado em 1901 e bem antes disso as famílias de pescadores já se encontravam no local, tendo o próprio Exército reconhecido isso em uma publicação onde exalta uma das moradoras da Aldeia que bordou a primeira bandeira da República, hasteada em 19 de novembro de 1889 - data que ficou então estabelecida como o Dia da Bandeira. Toda essa memória e cultura vêm sendo desconsideradas pelo Exército que agora nega o passado da região e reivindica as terras dos moradores em diversos processos judiciais. O Exército, no entanto, sequer comprova a propriedade daquelas terras, alegando apenas uma suposta necessidade de "segurança nacional". 
Enquanto isso, a Prefeitura de Niterói tem aparentemente se posicionado em defesa da comunidade, mas, infelizmente, na prática, age diferente e oferece aluguel social ao invés de exigir do Exército o cumprimento da Lei 3040/15, que tomba o conjunto arquitetônico, paisagístico, histórico e etnográfico do Aldeia do Imbuhy. Cabe ao Município se posicionar com mais firmeza em defesa da permanência desta comunidade tradicional local, que guarda uma história de grande importância não só para Niterói como para todo o país. Comunidade tradicional não precisa de aluguel social, precisa é ser mantida em suas terras tradicionalmente ocupadas!!!
 




A inércia do governo municipal acabou fazendo com que esse despejo traumático e injusto fosse realizado. Caso o governo tivesse cumprido seu acordo com a família e os apoiadores, o Poder Judiciário poderia ter evitado essas demolições. No entanto, felizmente, no dia de hoje foi construído um entendimento entre todos os envolvidos e uma das casas foi preservada. Agora é preciso que o Prefeito se mova o mais rapidamente possível a fim de apresentar uma proposta, construindo esse acordo com as famílias, com o apoio da UFF e todos os demais aliados, para que não tenhamos mais nenhuma agressão com aquela comunidade tradicional de pescadores, mantendo-os no local em plena harmonia com o meio ambiente a cultura local no interior da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu. Não podemos descansar enquanto a permanência definitiva das famílias não for efetivamente garantida! Vamos juntos! http://querosossego.meurio.org.br/
Leia mais...
 

A QUEM INTERESSA O MAU FUNCIONAMENTO DO SUS? QUEM LUCRA COM ISSO?




Acreditando ser fundamental a informação e consequente participação da população, divulgamos alguns importantes dados divulgados pelo Movimento ‪#‎ChegadeDescaso‬ sobre o estado da Saúde no País:
> Empresas de plano de saúde doaram 52 milhões na última eleição, contribuindo para 131 candidaturas.
> O governo cortou mais de 13 bilhões do orçamento da saúde pública.
> O presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, recebeu 250 mil da Bradesco Saúde para a sua campanha.
> Eduardo Cunha vetou a CPI que investigaria as irregularidades nos planos de saúde.
> Os planos de saúde devem mais de meio milhão ao SUS.
> Os planos de saúde lideram o ranking de reclamações dos consumidores da última década.
Mais informações no site

Leia mais...
 


ATO PÚBLICO EM DEFESA DO SUS

Na manhã do dia 11.08, dezenas de servidores da rede federal, estadual e municipal de saúde, profissionais da UFF, trabalhadores do INSS e usuários do SUS, se uniram para uma grande manifestação por melhores condições de trabalho e por melhorias efetivas na prestação de serviços na saúde pública. O ato unificou as pautas destas categorias profissionais que reivindicam melhorias nas suas relações de trabalho e que consequentemente representarão avanços nos direitos sociais da população.
Leia mais...

 

SALVE JORGE AMADO, GRANDE CRONISTA DE NOSSAS CONTRADIÇÕES



Nos seus mais de 60 anos de vida literária, Jorge Amado foi o grande cronista de costumes da vida social baiana, com obras fortemente marcadas pelo cunho social e político. Ainda adolescente, aos 14 anos, começou efetivamente a participar da vida literária, em Salvador, sendo um dos fundadores da "Academia dos Rebeldes", grupo de jovens que desempenhou um importante papel na renovação da literatura baiana, cujos trabalhos eram publicados em revistas fundadas por eles mesmos.
Leia mais..

 

TODO APOIO À LUTA PELO DIREITO CONSTITUCIONAL DE MORADIA!



Na madrugada de sexta para sábado dia 08.08 recebemos a notícia de que algumas famílias junto com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) teriam ocupado um terreno em Pendotiba. Com a chegada da polícia fomos contactados para tentar ajudar a mediar o conflito, para q nenhuma violência ocorresse. Quando chegamos presenciamos momentos tensos. Felizmente, o comando da polícia entendeu q trata se de um movimento social, q luta pelo direito constitucional de moradia para todos, e nenhuma violência ou arbitrariedade maior foi praticada.

Leia mais...
E leia também...

 


PLANO CICLOVIÁRIO e PLANO DE MOBILIDADE PARA NITERÓI




Participamos dia 06.08 da Audiência Pública sobre o Plano Cicloviário para Niterói.
Fiquei muito bem impressionado e satisfeito com a participação daqueles cidadãos no Plenário da Câmara. Realmente aqueles cicloativistas vieram mostrar que estão insatisfeitos com a política cicloviária da cidade e, em particular, da ação - ou inação! - da Nittrans no que se refere ao trânsito de bicicletas.
Adiante estamos publicando a íntegra da Audiência de modo que todos possam acompanhar o que aconteceu.
Mas vale um alerta. Devido ao adiantado da hora não fizemos nenhuma observação à fala final do subsecretário de Urbanismo e Mobilidade de Niterói, Renato Barandier, por não se tratarem os assuntos por ele explanados de interesse direto daqueles que ali se encontravam.

Leia mais...

 

NA SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO PROJETO DE LEI É APROVADO EM NITERÓI PARA GARANTIR DIREITO DAS MÃES DE AMAMENTAR EM ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS


Esta semana é a Semana Mundial do Aleitamento Materno, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, e que faz parte de uma campanha mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.
O aleitamento materno trata-se de um direito de mães e bebês, sendo inúmeros os benefícios do ato para o desenvolvimento das crianças. Bebês que são amamentados ficam menos doentes, adquirindo mais imunidade e são mais bem nutridos do que aqueles que tem outros alimentos adicionados a sua dieta em seus primeiros meses de vida.
E uma dentre tantas outras dificuldades existentes para a garantia do aleitamento materno é, infelizmente, o preconceito ainda existente com relação à amamentação feita em público. Mães precisam de confiança e apoio da família, Poder Público, mídia, e empregadores, para que o ato de amamentar possa ser o mais natural, confortável, e constante possível. No entanto não raro temos notícias de mães que passaram por constrangimentos ao amamentar seus filhos em estabelecimentos públicos e privados.

Leia mais...
 

A VIVACIDADE DAS CRÔNICAS MUSICAIS DE ADONIRAN BARBOSA, 105 ANOS DEPOIS DE SEU NASCIMENTO

Se estivesse vivo, hoje, Adoniran Barbosa completaria 105 anos. Adoniran sempre foi um cronista daqueles que são marginalizados pela construção de um modelo de cidade alavancado pela lógica do progresso.
Suas composições atravessam as décadas de 50 a 70, momento de consolidação da cidade de São Paulo nos moldes industriais pelos quais é hoje nacionalmente reconhecida.Neste belo e triste samba de 1969, ele narra através do olhar de um morador, o recebimento de uma ordem de despejo de uma favela.

Leia mais...
 
 


OPERAÇÃO DO MP COMPROVA CORRUPÇÃO EM NITERÓI



Aquilo que nós já vínhamos denunciando há anos está sendo agora COMPROVADO pelas investigações do Ministério Público Criminal a partir de um importante trabalho do Promotor Rubem Vianna. O uso da EMUSA para fraudes e lavagem de dinheiro acontece desde o início do governo de Jorge Roberto Silveira, tendo como principal operador José Roberto Mocarzel, e se estende agora no governo Rodrigo Neves.
Vejam o que afirma a matéria: "O MINISTÉRIO PÚBLICO DESCOBRIU QUE AS FRAUDES CONTINUAM NA ATUAL GESTÃO DO PREFEITO RODRIGO NEVES DO PT".

Leia mais...
 

ENTREVISTA NA RÁDIO NÚCLEO BARRETO


Conjuntura atual da saúde no município de Niterói foi um dos principais assuntos tratados na entrevista à Fatima Sacramento da Rádio do Núcleo Barreto - www.nucleobarreto.org/ e fb.com/nucleo.barreto - na manhã de 05.08.2015.
Acompanhe a
íntegra dos áudios  em nosso Canal do Youtube TvPauloEduardo .
 

DIA NACIONAL DA SAÚDE: DIA DE LUTA EM DEFESA DO SUS 100% PÚBLICO!


 
Em todo o Brasil, celebra-se no dia 05.08 o Dia da Saúde. Porém, essa data, que deveria homenagear o médico sanitarista Oswaldo Cruz e servir para conscientizar a população a manter hábitos saudáveis, precisa se tornar um momento de muita luta frente a tantos ataques direcionados à saúde pública nos últimos tempos.
Leia mais..
 
COMISSÃO DE SAÚDE CHAMA SECRETÁRIO PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS À POPULAÇÃO



Acompanhe matéria da Revista da Câmara divulgando reunião da Comissão de Saúde dia 13.07. Acompanhe mais sobre o assunto em nossas postagens:
1. https://goo.gl/QpnScX e
2.https://goo.gl/j9YY3G

Leia mais...

 


7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NITERÓI É APARELHADA PELO GOVERNO


Nos dias 10, 11 e 12 de julho foi realizada a 7º Conferência Municipal de Saúde de Niterói e na contramão do tema central orientador da Conferência Nacional - “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro” - a Prefeitura tentou novamente restringir a participação popular e coagir trabalhadores. Tudo isso a fim de garantir a aprovação de suas propostas de privatização da saúde e de retrocesso nos mecanismos de controle social do SUS.
Leia mais...
 

14.08 Seminário Estadual de Sustentabilidade da Comunicação Pública, Comunitária e Livre
Rádios e TVs públicas, comunitárias e livres têm entre os seus principais desafios garantir sua sustentabilidade em um quadro desfavorável, pois as empresas comerciais que concentram o mercado e os sucessivos governos têm perseguido e criminalizado esses veículos. 
Local: ALERJ - Palácio Tiradentes, Rua Dom Manuel, 15:30.
Acompanhe
evento pelo Facebook

14.08 Audiência Pública Crise do INCA
Câmara Municipal do Rio às 14h

15.08 Festival Cultural #OcupaVilaAutódromo
Aberto ao público.
A Vila Autódromo é uma comunidade de mais de 40 anos de história, localizada ao lado do antigo Autódromo de Jacarepaguá. Seus habitantes foram regularizados pelo Governo do Estado, mas mesmo assim vêm enfrentando repetidas ameaças de remoção pela Prefeitura desde a década de 90.
Como forma de reafirmar a vida e celebrar a resistência dos moradores que há tantos anos reafirmam seu direito à permanência, movimentos e grupos apoiadores, em parceria com moradores, organizaram uma agenda de atividades para ocupar a comunidade e dar visibilidade à sua luta e à sua história.
Dentro dessa agenda de atividades está o magnífico Festival Cultural 
#OcupaVilaAutódromo!
Acompanhe evento pelo Facebook..

 

17.08 COMPUR Debate e apresentação de emendas ao PUR Pendotiba
Reunião do Conselho Municipal de Política Urbana de Niterói no auditório do 9º andar da Prefeitura às 18h com participação dos vereadores representantes das comissões de Urbanismo, Meio Ambiente e Habitação da Câmara. A reunião é aberta à população.
(dia a confirmar. Senão for este dia 17, esta reunião acontecerá dia 23.08)

18.08 Greve na Praça 
Cinelândia, Rio a partir das 10h

14.08 Audiência Pública PUR Pendotiba
A audiência acontecerá no CIEP Emiliano Di Cavalcanti no Badu às 18h.

15.08 I Encontro Comunidades Tradicionais no Engenho do Mato
12h – Inicio do Encontro com a abertura da Feira de Artesanato e Gastronomia das Comunidades Tradicionais e da Economia Solidária (durante todo o evento)
14h - Exibição de Filmes e Fotografias sobre as comunidades tradicionais de Niterói
15h - Roda de Conversa: “Conflito, Resistência e Tradição”
16h - Oficina Interativa: Economia Solidária, Desenvolvimento Local Participativo e Povos e Comunidades Tradicionais
17h - Roda de Capoeira do Quilombo
18h - Roda de Samba com o grupo Família Quilombo e convidados especiais

 
16.08 Saudação aos Tambores!
Lembrando que todo 3 ° domingo do mês o Quilombo do Grotão tem encontro marcado com André da Mata e Mingo Silva, para a Saudação aos Tambores!

16/26.08 e 10/19.09 Congresso Nacional do PSOL
Todas as cidades que têm militantes do partido realizam seus encontros para debater as teses, contribuições e propostas, além de eleger os representantes para o Congresso Estadual e Nacional do PSOL.
Segundo o regulamento congressual, para participar é preciso estar filiado até o início de abril. Cada militante do partido só pode participar da plenária na cidade onde tem seu domicílio eleitoral ou caso tenho solicitado dentro do prazo previsto a opção de militância para outra cidade.
Estamos num momento complexo da conjuntura e o partido precisa se organizar para intervir de forma cada vez mais coletiva e transformadora na realidade! E cada militante do PSOL precisa ser protagonista nessa construção. Participe!
Confira as teses, contribuições temáticas e mais informações sobre o Congresso Nacional do PSOL em 
http://www.congressopsol.com.br/
Confira:
- 16 de agosto às 15:00
- 26 de agosto às 18:30
- 10 de setembro às 17:30
- 19 de setembro às 15:00

20.08 Grande Ato Por Direitos, Liberdade e Democrcia
TOMAR AS RUAS POR DIREITOS, LIBERDADE E DEMOCRACIA!
Contra a direita e o ajuste fiscal!
Estaremos nas ruas de todo o país neste 20 de agosto em defesa dos direitos sociais, da liberdade e da democracia, contra a ofensiva da direita e por saídas populares para a crise.
Acompanhe
evento pelo Facebook..

 
 

Acompanhem Site do Transparência Brasil que dá acesso a um banco de dados de reportagens relacionadas à corrupção e seu combate, publicadas nos principais jornais e revistas do país. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa.
 


       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 

pulsarbrasil.org reporterbrasil.org.br ocidadaonline.blogspot.com.br brasildefato.com.br  
midiaindependente.org apn.org.br blogdonpc.wordpress.com intervozes.org.br MST.org.br

Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'