Boletim 144 - 08 a 14 Outubro 2015
AGORA É LEI! Transparência na publicidade da Prefeitura

 



A prefeitura relutou, não publicou a sanção, mas não teve jeito, em 07.10.2015 foi promulgada pelo presidente da Câmara Municipal a Lei de autoria de Paulo Eduardo Gomes e da bancada do PSOL que prevê que todos os materiais impressos de publicidade institucional da administração pública municipal direta ou indireta deverão conter o número do CPF ou CNPJ dos responsáveis pela publicação e contratação, bem como o valor gasto e a tiragem.
Leia mais..

 





A campanha Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população no controle da doença. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce. Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Ressalta-se ainda a necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.
Leia mais...
 

A campanha Bicicleta faz bem ao Comércio tem o objetivo de orientar e incentivar comerciantes a receberem bem os ciclistas, beneficiando-se do aumento do uso da bicicleta na cidade e das estruturas cicloviárias. A campanha possui quatro eixos de ação principais:

  • O Manual Bicicleta e Comércio é um guia para o comerciante interessado em adequar seu estabelecimento de modo a receber bem os ciclistas;
  • O Adesivo Comércio Amigo da Bicicleta é um adesivo viral que os próprios comerciantes podem colar em seus estabelecimentos para sinalizar que, ali, a bicicleta é bem-vinda;
  • Vídeos com depoimentos de comerciantes que já adaptaram seus comércios para ciclistas e aprovaram. É o comerciante falando para o comerciante e
  • O ComBike, uma ferramenta georreferenciada de avaliação de comércios amigos da bicicleta. O ComBike ainda está em fase de testes e não será lançado agora.
Acompanhe os  sites vá de bike e ciclocidade
Manual Bicicletas e Comércio veja aqui..
 


PARALISAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI



Estamos acompanhando a luta dos profissionais de Educação barrados na porta da Prefeitura de Niterói, impedidos de subir para serem recebidos pelo prefeito para negociar as pautas da categoria. Entre outras questões querem que audiência pública seja agendada para negociar e firmar compromissos positivos com as demandas abaixo relacionadas. Acompanhe suas reivindicações:
São 8 motivos para paralisar no dia 08 de outubro

Leia mais..

 
 
MOBILIDADE URBANA EM DEBATE?!



O seminário ‘Caminhos da Mobilidade Urbana’ promovido pelo jornal O Fluminense e a Universidade Cândido Mendes na sede desta em Niterói nos dias 5 e 6 de outubro, revelou muito discurso oficial e pouco debate. Ao anunciar que as perguntas deveriam ser encaminhadas antecipadamente por email, já se insinua que o “debate” de fato não vai acontecer. Engessados em suas cadeiras, os espectadores - em sua maioria estudantes, o que preocupa ainda mais por não haver a possibilidade de ter o contraditório apontado para forçar a reflexão - são obrigados a escutar o que o governo e parceiros querem dizer, independente de qualquer compromisso com os fatos, ou com a possibilidade de tê-los questionados ou esclarecidos. Alegada a falta de tempo, o debate fica ‘adiado’ e as respostas dadas em hotsite do evento, perdendo qualquer possibilidade de diálogo.
Leia mais..

 

É PRECISO GARANTIR EXAMES NA REDE PÚBLICA SOBRE SAÚDE DA MULHER



Nesse dia 5 de outubro, aconteceu no plenário da Câmara a palestra “A saúde das mamas”, por ocasião do movimento internacional Outubro Rosa de estímulo à realização de exames de prevenção do câncer de mama, organizada pelas funcionárias da Câmara, que contou com a presença da Drª Thereza Cypreste (Mastologista da Fundação Municipal de Saúde e fundadora da ADAMA – Associação dos Amigos da Mama – Niterói); Drª Célia Regina de Bragança (Diretora da Saúde da Mulher Malu Sampaio) e com a Raissa Machado Bagueira, representante e apoiadora da Campanha Outubro Rosa de Niterói.
Leia mais..
 

REFORMA MINISTERIAL ACENDE O ALERTA VERMELHO NO SUS



Artigo de Leandro Farias, farmacêutico sanitarista e especialista em direito e saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Coordenador do Movimento Chega de Descaso.
Acompanhe postagem..
 

A CRISE DOS MEDICAMENTOS EM NITERÓI



Onde estão os remédios, Rodrigo Neves?
Impressiona a quantidade de denúncias que continuam chegando ao nosso gabinete sobre a falta de medicamentos em todas as unidades de saúde da cidade. Só na tarde desta sexta-feira recebemos três denúncias graves de pessoas que estão na fila para fazer cirurgia no Hospital Orêncio de Freitas, uma delas já internada desde segunda-feira, com risco cirúrgico e tudo encaminhado, mas que não conseguem fazer por falta de insumos e medicamentos no Hospital. Passamos a tarde toda buscando informações junto a Fundação de Saúde e nada de concreto nos foi respondido até agora.

Leia mais..
 


11.10 Samba e Galo com Batata no Quilombo do Grotão

Neste domingo, a partir das 12h o já tradicional galo com batata e pra quem não gosta, terá também a feijoada!
E a partir das 14:30, Carlinhos Cordas 7 e banda comandam a roda de samba.


12.10 DIA DA CRIANÇA DESCOLONIAL INDÍGENA E ANTICAPITALISTA!
Acompanhe evento no Facebook.

24.10 VIVA A PRAÇA
Atividades lúdicas para todas as idades, aulas de dança, forró, projeção de filmes... e o que mais se quiser.

Praça Viva - Rua Marquês de Paraná sobre o Mergulhão das 15 às 21h.
Acompanhe o evento no Facebook..

11.10 DIA DAS CRIANÇAS O CANTAGALO GRITA!
Queremos educação e não prisão.
Convocação dos moradores e amigos do Cantagalo, Parque da Colina e de toda a Comunidade para o ato de resistência e ressignificação do espaço de educação CIEP 446 – Esther Botelho das 8 as 14h.

Acompanhe
evento pelo Facebook.
14.10 AUDIÊNCIA PÚBLICA ALDEIA IMBUHY
Na Câmara às 20h.
Segue a luta na Aldeia Imbuhy!
Acompanhe
evento pelo Facebook.

21 e 31.10 AUDIÊNCIA PÚBLICA E FÓRUM DE EDUCAÇÃO


 
 

Acompanhem Site do Transparência Brasil que dá acesso a um banco de dados de reportagens relacionadas à corrupção e seu combate, publicadas nos principais jornais e revistas do país. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa.
 


       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 

pulsarbrasil.org reporterbrasil.org.br ocidadaonline.blogspot.com.br brasildefato.com.br  
midiaindependente.org apn.org.br blogdonpc.wordpress.com intervozes.org.br MST.org.br

Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'