Copy

Boletim nº 15 - 11 abril 2013



Bem, obrigado? Não, a Saúde em Niterói vai mal.

Em Janeiro o prefeito decretou estado de emergência. A Comissão Permanente de Saúde e Bem Estar presidida pelo vereador Paulo Eduardo Gomes, se reuniu com diversos representantes de segmentos da Saúde no Município, profissionais, funcionários, docentes, o Sindsprev, o Sintuff, o Fórum de Saúde Mental e a Aduff. Também fez reuniões com alguns destes segmentos junto com o secretário de Saúde

Para se ter um exemplo deste panorama, no dia 07 de março foi realizada visita da bancada do PSOL à Maternidade Alzira Reis, seguida de uma audiência com a diretora da unidade, Dra Adriana, sobre o fechamento da unidade e a transferência anunciada pelo governo para o Hospital Municipal Orêncio de Freitas. Naquela data também foram entrevistados usuários e médicos. Assista aos vídeos.
Por conta disso, uma petição pública foi lançada contra o fechamento da unidade e obteve cerca 500 assinaturas online. Além disso, mais de 500 assinaturas já haviam sido encaminhadas aos representantes da secretaria de Saúde presentes à Audiência Pública realizada em 13 de março.


Para este caso da maternidade Alzira Reis, o mandato Paulo Eduardo discutirá junto aos movimentos e à população a possibilidade de um projeto de lei que desaproprie o terreno e garanta a permanência da maternidade no local e evitando o uso do local pela especulação imobiliária.

Nesta Audiência sobre o Estado de Emergência e Precarização da Saúde, presidida pelo vereador Paulo Eduardo, estavam presentes Charle Gonçalves, Ligia Martins, Leonardo e Cláudia March, representantes do Sindsprev, o Sintuff, o Fórum de Saúde Mental e a Aduff, respectivamente, e pelo governo, Elaine Lopes e Gustavo Rodrigues. Assista aos vídeos da Audiência Pública.

Nova Audiência Pública da Comissão de Saúde discutirá a Importância do Hospital Universitário Antonio Pedro para a Cidade no dia 29 de abril às 18h no Auditório da Câmara.

 

Conforme divulgado em campanha, apresentamos nossos contracheques de março 2013.

Lançamento do Blog

Nesta segunda dia 08, o grupo Vigilantes da Câmara  formado por cerca de 20 cidadãos, sem vinculação partidária, apresentaram no auditório da Câmara Municipal de Niterói, o primeiro relatório da observação da atuação dos parlamentares nas sessões ordinárias. 
A bancada do PSOL - todos seus 3 membros - conta com 100% de presença nas sessões.
Consideramos muito importante esta iniciativa popular de controle social. Além de colaborar para a formação política do cidadão traz aos todos os vereadores uma nova preocupação sobre sua atuação na plenária, afinal eles estão De Olho Na Câmara.

Barcas persegue quem se manifesta contra seus aumentos.


No dia 02 de abril foi relizada uma grande manifestação contra o novo aumento das Barcas. Este foi o dia em que o aumento da tarifa para R$4,80 foi implementado. Entretanto, o que era para ser uma livre manifestação de pessoas indignadas com os péssimos serviços da CCR Barcas e seu alto custo, virou mais um episódio de autoritarismo e desrespeito à democracia. A empresa CCR Barcas entrou com uma ação judicial contra o estudante Raphael Costa pedindo R$5 milhões de reais caso a manifestação acontecesse, alegando que colocava em risco o patrimônio das barcas.
Este tipo de atitude não é novidade por parte das Barcas. Ano passado outro militante, o professor Henrique Monnerat, foi processado pelas Barcas juntamente com o PSOL e a ação não vingou. A insistência das Barcas em processar quem protesta contra seus aumentos abusivos evidencia a má fé de suas ações, que contam com o apoio do governo de Sergio Cabral. Este tipo de conduta não calará os que sofrem com maus serviços e preços exorbitantes. Estaremos ao lado de Raphael para impedir que esta injustiça siga adiante!
"No dia 7 de abril, Niterói registrou o trágico aniversário de três anos da morte de mais de 170 pessoas em deslizamentos e desabamentos ocorridos durante chuvas por toda a cidade em 2010. Parte dos corpos nunca foi encontrada. Cerca de 10 mil sobreviventes ficaram desabrigados — a maioria moradora de favelas.
A tragédia fez a maioria de suas vítimas no desmoronamento do Morro do Bumba, mas também houve mortes e casas destruídas em pelo menos outras 12 comunidades, a maioria localizada na Zona Norte. Os sobreviventes foram abrigados em antigos quartéis militares ao poder público municipal. Três anos depois, 300 pessoas, mais da metade crianças e adolescentes, ainda permanecem no 3º BI, vivendo em condições insalubres, em alojamentos com goteiras e infiltrações, infestados por ratos, com banheiros coletivos sem vasos, esgoto a céu aberto e acúmulo de lixo. Houve casos de mortes de crianças por pneumonia, além de registros de hepatite e até de tuberculose. "
Trecho do Manifesto de apoio a CPI dos Desabrigados 

Assine a petição online 

5ª Conferência das Cidades

A partir de 2003 todos os municípios brasileiros realizam, de 3 em 3 anos, a Conferência das Cidades. Inicialmente de 2 em 2 anos, 2003, 2005 e 2007, e a partir desse ano, de 3 em 3, sendo a última realizada em 2010.

O objetivo é que, por meio de amplo debate, se defina a política de desenvolvimento urbano nos três níveis de governo. Neste processo, Niterói realizará sua próxima 5ª Conferência da Cidade no dia 26 de abril, quando será a pré-conferência e nos dias 3, 4 e 5 de maio a conferência propriamente dita. Os locais serão definidos a partir da próxima reunião extraordinária do Compur dia 22/04.
A participação como ouvinte é livre à população interessada. A participação com direito a voz e voto se faz por meio de composição paritária, tendo de um lado o executivo e o legislativo e de outro a sociedade civil organizada por segmentos – movimento popular, ONG’s, instituições profissionais e acadêmicas e sindicatos.
Esse é um canal de participação do cidadão na definição do que o gestor público deve fazer, tanto por Niterói, como pelas cidades de nosso Estado e por todas as cidades brasileiras.

Este canal de participação ativa possibilita que se evite projetos pontuais que beneficiem apenas pequenos grupos ao invés de olhar inclusivo e voltado aos interesses de toda a população.

Participe.
Nossa cidade precisa da atenção de todos.

Acompanhe também:

mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
henriquevieirapsol.com
renataodoquilombo.blogspot.com.br


Ainda não se cadastrou?

Participe do Conselho. Inscreva-se em:

Acompanhe a mídia alternativa e popular!




 

 

Paulo Eduardo Gomes

886 followers
965 tweets
following 140 people
follow
| Like Boletim 15 on FacebookCadastre-se
Contato: 
contato@pauloeduardo.org
Cynthia (21) 9382-4295
Pedro (21) 9441-6620
Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'