Boletim 166 - 10 a 16 Março 2016

EDUCAÇÃO NA RUA, PEZÃO A CULPA É SUA!

Após assembleia ocorrida na parte da manhã desta quarta 10.03, no Liceu Nilo Peçanha, a comunidade escolar do ensino estadual de Niterói em greve seguiu em passeata pelas ruas do Centro, em direção à Diretoria Regional das Baixadas Litorâneas da Secretaria de Estado de Educação, onde uma comissão está em negociação neste momento.
Leia mais..


VALE COMPREENSÃO

Dá pra pagar suas contas com o "Vale-Compreensão" do Pezão? Claro que não!
Acabamos de receber essa imagem de companheiros professores que, assim como todos os demais servidores, com TODA razão, estão revoltados com a cara de pau do governador! Enquanto dá isenção de mais de R$ 148 milhões para empresas aliadas de seu governo, aos trabalhadores ele pede "compreensão" para mais uma vez atrasar o pagamento de salário! ‪#‎ForaPezão‬

Acompanhe postagem pelo Facebook..

 

HOSPITAL AZEVEDO LIMA ACHACADO POR OSs

Mais uma denúncia relacionada à gestão privada de Organizações Sociais em hospitais públicos durante a gestão do ex-secretário Felipe Peixoto.
Desta vez vemos a enorme quantidade de dinheiro público desviado da aplicação em atividades de saúde para uso em passagens e alimentação.
Toda essa verba pública utilizada pela Organização Social Instituto Sócrates Guanaes, teoricamente usada para passagens e alimentação, demonstra na verdade a que serve a privatização da saúde pública.

Leia mais..


PEZÃO CARA DE PAU!

Depois de prejudicar todos os servidores do estado, ao passar a data de pagamento para o sétimo dia útil, o covarde governador Pezão anuncia que não vai cumprir nem mesmo essa data absurda. Os trabalhadores, que ainda não receberam seu 13° e já estão com as contas de março atrasadas, contavam em receber hoje (09.03) seus salários, mas acordaram com a notícia de que a remuneração só entrará na próxima sexta-feira.

Leia mais..


POR UM 8 DE MARÇO CLASSISTA E DE LUTA!


A história do 8 de março marca a luta de mulheres trabalhadoras por melhores condições de trabalho, como redução da jornada, equiparação dos salários com os homens e tratamento digno no ambiente de trabalho. E é exatamente a esses marcos de luta e reivindicações que vemos as mulheres brasileiras conectadas nesse 8 de março.

Leia mais..
Acompanhe postagem do ato..


CRISE NA SAÚDE: EXAMES SUSPENSOS EM NITERÓI

A cada dia temos mais provas do descaso e da péssima gestão da Prefeitura na saúde municipal. O Laboratório Central de Niterói está abandonado pela gestão. Isso é mais uma flagrante violação de Direitos Humanos e um claro atentado contra o direito à saúde e à vida! Enquanto isso granito é colocado na calçada da rua Moreira César e mais de 16 milhões são destinados anualmente para publicidade.

Leia mais..


CRISE DOS MEDICAMENTOS: EMPRESA LOG RIO É OUVIDA NA ALERJ


No dia 07.03, estivemos novamente na ALERJ para acompanhar a reunião da Comissão Especial que apura os problemas da saúde no estado, especialmente a partir da última gestão. Representantes da empresa Log Rio, responsável pela gestão e logística dos medicamentos comprados pelo Estado, estiveram presentes. No galpão administrado pela Log Rio foi onde a Comissão encontrou recentemente cerca de mil toneladas da medicamentos vencidos.

Leia mais..


NA LUTA PELA AMPLIAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA


Audiência Pública na quinta 03.03 pela ampliação dos limites do Parque Estadual da Serra da Tiririca. A luta pela proteção do entorno da Lagoa de Itaipu e da Reserva Darcy Ribeiro é muito antiga, e temos agora a chance de avançar para a garantia da defesa desses locais. Depois de muita luta da população, com forte atuação do CCRON - Conselho Comunitário da Região Oceânica, houve a conquista de uma delimitação da área por decreto. No entanto, agentes da especulação imobiliária entraram com um Mandado de Segurança questionando o instrumento usado para a ampliação.

Leia mais..


EDUCAÇÃO EM GREVE

Neste dia 02 de março, os servidores públicos estaduais foram às ruas lutar contra a proposta de reforma da previdência do governador Pezão, que prevê um aumento da contribuição de 11% para 14 % na previdência.
Esse projeto penaliza os trabalhadores pela crise econômica causada pelo próprio Pezão e sua base aliada, que deu de presente as isenções fiscais às grandes empresas.

Leia mais..


08 a 11.03 CIDADES REBELDES E ESPAÇOS DE ESPERANÇA
O Se a Cidade Fosse Nossa fará o curso “Cidades Rebeldes e Espaços de Esperança”, no Cine Odeon (Cinelândia). É hora de mobilizar todas e todos que acreditam que outra cidade é possível!
O curso contará com a participação do geógrafo David Harvey e de convidados de diversas cidades do Brasil. Serão 4 dias de aulas, debates e conferências sobre as lutas urbanas e o direito à cidade no Rio de Janeiro.

Acompanhe evento no Facebook..

12.03 FEIJOADA DA RESISTÊNCIA E SOLIDARIEDADE À ALDEIA IMBUHY

Esta semana mais uma família foi injustamente atacada e agredida pelo Exército. A comunidade tradicional segue precisando unir forças para garantir a permanência daqueles que ainda estão lá e para lutar pelo retorno dos que foram covardemente despejados.
Dia 12 de março de 2016 - sábado
A partir das 13 horas
Restaurante Tibau - Avenida dos Pescadores, 1 - Piratininga - Niterói/RJ
 
Mesmo quem não puder comparecer entre em contato e contribua para a continuidade de luta!
Os telefones para contato são:
Ailton Navega - (21) 99843-4502
Lucia Nogueira da Gama - (21) 99981-5953
Marcelo Carvalho - (21) 99517-5419

14.03 REUNIÃO DO FÓRUM DE SAÚDE

 


16.03 MANIFESTAÇÃO PELA EDUCAÇÃO

Acompanhe
evento pelo Facebook..

16.03 RODA DE CONVERSA: 28 ANOS COM / SEM CHICO MENDES

Promovendo homenagem ao saudoso lutador do povo Chico Mendes, líder seringueiro e sindicalista, brutalmente assassinado em 1988, que por diversas vezes esteve no Rio de Janeiro e no exterior buscando apoio e solidariedade para a luta dos Povos da Floresta em defesa da Amazônia e pelo reconhecimento dos direitos das populações tradicionais.
Debatedores: Osmarino Amâncio - Líder seringueiro do Acre, fundador do Conselho Nacional dos Seringueiros
Dercy Telles - 1a. mulher Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Acre
Carlos Walter Porto-Gonçalves - Professor do Departamento de Geografia da UFF e Coordenador do LEMTO
Rosa Roldan - Ex-assessora do Conselho Nacional dos Seringueiros
Exibição do filme "Era uma vez uma floresta" produzido por Adelino Matias.

SINDIPETRO-RIO - Av. Passos, 64, Centro - Rio de Janeiro das 18 às 21h.


11.03 ASSEMBLEIA E ATO DO SEPE

Assembleia da Rede Estadual  no Clube Municipal a partir das 10h.


12.03 PLENÁRIA DA LUTA EDUCADORA 
Quanto Mais a Gente Luta, Mais a Luta nos Educa!! Venha conhecer o coletivo de professores Luta Educadora e discutir com a gente a greve na Rede Estadual, a Primavera Secundarista e a Conjuntura das Redes Municipais. Precisamos estar juntos para resistir aos ataques à Educação Pública.
Programação:
8h30 - Café coletivo
9h - Filme: "Agora acabou a Paz - Isso aqui vai virar o Chile"
10h - Debate sobre a Primavera Secundarista.
11h - Grupo de Discussão de Juventude
11h - Debate sobre a Greve da Rede Estadual e a Conjuntura das Redes Municipais
Local: Rua Haroldo Lobo, 261 - Clube Portuguesa da Ilha do Governador

14.03 COMPUR
Reunião do Conselho Municipal de Política Urbana nesta segunda dia 14.03 às 18h no Auditório do 9º andar da Prefeitura de Niterói quando será apresentada a segunda parte dos Cenários para o Plano Diretor de Niterói.
Participe!

16.03 MANIFESTAÇÃO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO HUAP
O Conselho Deliberativo do Hospital Universitário Antonio Pedro aprovou em menos de 20 minutos a cessão da unidade à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, em uma reunião realizada fora das dependências acadêmicas da UFF e fechada à participação de estudantes, tecnicos-administrativos e professores.
Todos à manifestação dia 16.03 às 7h na Praça Araribóia.
Acompanhe
postagem.
 

17.03 EXPO COLETIVA ARTE OLÍMPICA
Visitação de 18 de março a 20 de maio segunda a sexta das 9h às 17h -  entrada franca
Galpão das Artes Urbanas - Galeria Contemporânea
Expo Coletiva com participação de mais de 25 artistas com participação especial dos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da USU.
 
 

Acompanhem Site do Transparência Brasil que dá acesso a um banco de dados de reportagens relacionadas à corrupção e seu combate, publicadas nos principais jornais e revistas do país. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa.
 


       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 



O mapa do jornalismo independente brasileiro, um projeto da Agência Pública:

A ideia é ambiciosa, mas cada vez mais necessária neste momento de ruptura e renascimento que o jornalismo vive: mapear as iniciativas independentes no Brasil. Neste “mapa” interativo, selecionamos aquelas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas. Acompanhe o link.


Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'