Boletim 169 - 31 Março a 06 Abril 2016




Em tempos de ameaça de golpe à nossa tão débil democracia, é preciso que tenhamos clareza do que significou de fato o terrível período da ditadura empresarial-militar, que se instaurou no país há 52 anos. A falta de fiscalização autônoma a agentes públicos praticamente impedia o combate à corrupção e criava um cenário ideal para práticas corruptas. Dizer que havia menos corrupção é uma falsa impressão. Na verdade, as denúncias eram menos publicadas e os mecanismos de fiscalização eram bem menos eficientes, a imprensa era censurada. Conhecer a verdade sobre nossa história é essencial para que bem nos posicionemos nos eventos do presente e na luta pela construção de nosso futuro.
Leia mais..

 
 

CRISE NA SAÚDE: PERMANECE O DESCASO COM CRIANÇAS E JOVENS USUÁRIOS DA REDE DE SAÚDE MENTAL



 

É impressionante a CARA DE PAU do Governo em seguir negando os problemas da rede municipal de saúde. Nós temos acompanhado esta precariedade do Centro de Atenção de Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSI) de Niterói já faz bastante tempo. Desde o governo Jorge Roberto Silveira a Prefeitura não pagava o aluguel do CAPSI, que funcionava no Ingá. Agora, alugaram um novo prédio, mas que não apresentava condições adequadas para ser utilizado e depois de mais de dois meses continua fechado. O atendimento está prejudicado, com profissionais de saúde tendo que atender as crianças e jovens na praça do Vital Brazil, expondo esses usuários em local público, deixando de resguardar inclusive a intimidade dos menores.
Leia mais..

 



ATO DO SEPE IMPEDE RETIRADA DOS DIREITOS DOS SERVIDORES



Depois dos profissionais de educação da rede estadual RJ realizarem ato nas escadarias da ALERJ exercendo pressão na Casa Parlamentar para a retirada do Projeto de Lei nº 1251 (reforma da previdência), o líder do governo na Assembleia, deputado Edson Albertassi, informou ao SEPE, que o projeto não voltará à pauta da ALERJ enquanto o governo estiver discutindo a forma de pagamento dos salários de março dos servidores.

Leia mais..

 



CHEGA DE MENTIRAS! VAMOS ÀS RUAS NESTE 1º DE ABRIL!

Os atos dos dias 13, 18 e 31 de março não representam os interesses da classe trabalhadora, da juventude e do povo pobre do nosso país.
A saída proposta pela oposição de direita, que defende o impeachment, significa tirar Dilma e entregar o poder a Michel Temer ou ao presidente da Câmara, nesse momento o corrupto Eduardo Cunha. Já os governistas defendem a permanência do governo responsável pelos brutais ataques que nosso povo vem sofrendo e que, em meio ao agravamento da crise, sinaliza ainda mais para os grandes empresários o seu compromisso com o grande capital e contra a classe trabalhadora. Nesses ataques o governo Dilma-PT e a oposição de direita de Temer e Cunha-PMDB e Aécio e Serra-PSDB atuam juntos, assim como atuam juntos na corrupção.

Leia mais..
 


AUDIÊNCIA PLANO DIRETOR: DESINTERESSE, OU FALTA DIVULGAÇÃO?



Embora a secretária de Urbanismo insista em afirmar a importância da audiência ser 'participativa', os 'esforços' da Prefeitura resultaram em pingadas 30 a 40 pessoas, incluídas o 'staff' da empresa FGV e do governo, e seus aliados. Externos e descomprometidos, eram muito menos. Considerando a verba destinada, em torno de 16 milhões/ano, para publicidade do próprio governo, um pouco mais de 20 faixas na cidade toda, conforme declaração do próprio perfil da Prefeitura aqui no Facebook, não foram suficientes para mobilizar uma população cansada de blá blá blá...
Leia mais..

 


CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM PROGRAMA PARA NITERÓI

Com muita alegria participamos, na noite de ontem, (28.03) - com auditório lotado de estudantes, militantes, trabalhadores e cidadãos - do pontapé inicial do movimento por uma outra Niterói. Juntos estamos construindo um programa de governo para eleger uma pré candidatura de esquerda, democrática e gerida coletivamente, com Flávio Serafini para a prefeitura de Niterói.
Leia mais..

 



REITORIA UFF DÁ GOLPE NA POPULAÇÃO


 

A reitoria da UFF deu um golpe nos estudantes, professores, servidores e usuários do Hospital Universitário Antonio Pedro!
Em uma reunião extraordinária do CUV - Conselho Universitário da UFF - realizada dia 16.03.2016 (fotos), fora do ambiente universitário, embora o que não falte a UFF sejam grandes auditórios, o local acanhado da Imprensa Oficial foi o escolhido, dificultado, devido ao espaço exíguo, a participação dos interessados. Como
se isso não bastasse, a reunião foi marcada por diversas irregularidades, como a não contagem dos votos, a falta de convocação de parte dos conselheiros, e participação indevida da guarda municipal e da PM, em uma entidade federal impedindo a entrada da comunidade acadêmica, mesmo com uma liminar da justiça que garantia a entrada de todos, o reitor aprovou a EBSERH na UFF!
Leia mais..

 



DIA NACIONAL DE LUTA DOS ESTUDANTES COM OCUPAÇÃO DE ESCOLA NO RIO DE JANEIRO


Há exatos 48 anos, em 28 de março de 1968, o estudante secundarista Edson Luís era covardemente assassinado com tiros a queima roupa pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. Ele participava de um ato no restaurante estudantil Calabouço, foco de grandes mobilizações, reivindicando melhorias na alimentação, diminuição no preço e o término das obras do local. A PM adentrou o restaurante metralhando indiscriminadamente, deixando vários feridos. Seu assassinato pela ditadura militar gerou comoção e revolta nacional; seu corpo foi levado imediatamente pelos próprios companheiros para ser velado na Assembleia Legislativa, e depois por cerca de 50 mil pessoas para ser sepultado. Organizaram-se nos meses seguintes combativas passeatas e greves gerais com milhares de pessoas em mais de 20 cidades em todo Brasil.
Leia mais..

 

02.04 I ENCONTRO DE MULHERES DO SEPE-NITERÓI
O GT de Combate às Opressões do SEPE-Niterói convida: "As trabalhadoras não pagarão pela crise".
Sábado, das 8h às 17h, no Auditório da Escola de Serviço Social da UFF.
Programação:
8:00 - Credenciamento e café da manhã
8:30 - Abertura e saudação das entidades e movimentos sociais

9:00 - Mesa de conjuntura: "As trabalhadoras não pagarão pela crise"
- Kênia Miranda (Profa. Dra. UFF Pedagogia)
- Luara Santos (Doutoranda Educação e Relações Ético-Raciais)
- Patrícia Santiago (Movimento Mulheres em Luta Niterói, MML)
- Talíria Petrone (Profa. de História e Militante Feminista)

11:30 - Almoço
12:30 - Organização dos Grupos de Discussão

13:00 - Grupos de Discussão:
- A LUTA PELO DIREITO À CRECHE
- VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E INSTITUCIONAL
- SAÚDE DA MULHER
- MULHER NEGRA
-GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA
15:00 - Plenária final
17:00 - Confraternização e encerramento
Haverá creche para garantir a participação das mães e emissão de certificado para participantes.
Faça sua inscrição pelo e-mail: sepenitcombateasopressoes@gmail.com
Participe! Compartilhe! Convide as/os colegas da sua Escola ou UMEI!

ATÉ 20.05 EXPO COLETIVA ARTE OLÍMPICA
Visitação até 20 de maio segunda a sexta das 9h às 17h -  entrada franca
Galpão das Artes Urbanas - Galeria Contemporânea
Expo Coletiva com participação de mais de 25 artistas com participação especial dos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da USU.

03.04 SAMBA DE FÉ
Neste domingo, a partir das 12h mais uma vez será servida a tradicional feijoada à lenha e às 14h André Jamaica e o Família Quilombo retornam com o Samba de Fé.
Desta vez comemorando o mês de São Jorge/Ogum.

04.04 AUDIÊNCIA PÚBLICA PLANO DIRETOR - REGIÃO OCEÂNICA
A prefeitura embora afirme que o Plano Diretor é participativo, não divulga suficientemente para que a população compareça!
Local: COLÉGIO ITAPUCA – Rua Professor Ernani Faria Alves, 124 – Piratininga às 18h.
Divulgue!

06.04 AUDIÊNCIA PÚBLICA PLANO DIRETOR - REGIÃO PENDOTIBA E LESTE
A prefeitura embora afirme que o Plano Diretor é participativo, não divulga suficientemente para que a população compareça!
Local: CIEP Di Emiliano Cavalcanti – Estr. Caetano Monteiro, SNº – Badu às 18h.

REVISTA VÍRUS!

Campanha de financiamento coletivo da Revista Vírus aqui.
No site da campanha você encontra mais informações.

 
 

Acompanhem Site do Transparência Brasil que dá acesso a um banco de dados de reportagens relacionadas à corrupção e seu combate, publicadas nos principais jornais e revistas do país. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa.
 


       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 



O mapa do jornalismo independente brasileiro, um projeto da Agência Pública:

A ideia é ambiciosa, mas cada vez mais necessária neste momento de ruptura e renascimento que o jornalismo vive: mapear as iniciativas independentes no Brasil. Neste “mapa” interativo, selecionamos aquelas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas. Acompanhe o link.


Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'