Boletim 170 - 07 a 13 Abril 2016

 

ATO DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

 
Neste dia mundial da saúde, mais do que nunca, é necessário chamar a atenção da população para a luta necessária que deve ser travada em defesa do SUS. Fomos hoje ao Hospital Estadual Pedro Ernesto acompanhar a manifestação organizada pelo Fórum de Saúde do Rio de Janeiro, a fim de cobrar do governo ações concretas de valorização do SUS em todo o Estado. O Pedro Ernesto é hoje um grande exemplo do abandono, assim como o nosso Hospital Universitário Antônio Pedro, que atinge ao mesmo tempo a saúde e a educação. Com o descaso imposto a estas unidades, tanto na UERJ quanto na UFF, e outras universidades, além da total desassistencia à população, a formação de novos médicos e profissionais de saúde vem sendo prejudicada e isso deve ser motivo de muita preocupação de todos nós!
Leia mais..
 

6 ANOS DA TRAGÉDIA DO MORRO DO BUMBA



Há exatos seis anos, na madrugada do dia seis de abril de 2010, Niterói sofreu uma de suas maiores tragédias: o deslizamento que tirou a vida de dezenas de famílias no Morro do Bumba, em Viçoso Jardim e deixou mais de três mil famílias desabrigadas. Uma tragédia que poderia ter sido evitada se o governo da época tivesse investido a verba destinada à contenção de encostas ou impedido a ocupação por moradias naquela área que fora, anteriormente, um aterro sanitário.
Leia mais..

 

ESTUDANTES DE NITERÓI OCUPAM A DÉCIMA SEGUNDA ESCOLA NO ESTADO



A primeira ocupação de escola em Niterói está acontecendo no IEPIC! Parabéns aos alunos por lutarem pela educação pública ao lado dos servidores precarizados pelo governo do estado!
Acompanhe
postagem pelo Facebook..



SÓ A LUTA MUDA A VIDA



Largo do Machado, Rio, lotado para o início da greve dos servidores estaduais do RJ. Todo apoio do mandato Paulo Eduardo Gomes à greve. Haverá marcha até o Palácio Guanabara, para entregar a pauta de reivindicações ao governador Dornelles.
Acompanhe postagem no Facebook..

 

CUNHA É TRICAMPEÃO DA CORRUPÇÃO



Eduardo Cunha, realmente, tem 100% de aproveitamento nas listas de corrupção divulgadas ultimamente. Citado na Lava Jato, na Lista de Furnas e, agora, na Panama Papers, o mais recente escândalo de corrupção, está cada vez mais claro de onde vem todo o dinheiro que o “ilustre deputado” gasta em sua vida e viagens de luxo, que pode ser conferido em recente matéria veiculada na tv:
http://goo.gl/sxEJLv

Leia mais..

 

AUDIÊNCIA DO PLANO DIRETOR NA REGIÃO OCEÂNICA



Nosso mandato abordou nessa reunião realizada dia 04.04 alguns aspectos importantes como a limitação de audiências nos bairros apenas se propondo a apresentar os resultados ao fim de cada etapa. Na realidade queremos intensa participação da população em todo processo, sem pressa. Também ressaltamos que embora a secretaria de Urbanismo alegue que questões relativas à drenagem não seja pertinente nesta revisão do Plano Diretor, havia toda uma subseção na Lei 1157/1992 dedicada à drenagem inclusive indicando bacias e sub-bacias de drenagem que deveriam ter detalhamento. Ressaltamos que se trata apenas de uma revisão do Plano de 1992 onde devem ser implementadas algumas boas indicações já sugeridas á época, como por exemplo, a abertura da ligação rodoviária entre Jurujuba e o Tibau, em Piratininga no artigo 59 daquela lei, que se repete nos respectivos Plano Urbanísticos Regionais das Praias da Baía e Oceânica.
Leia mais..


DESTINAÇÃO DE NOSSO DINHEIRO SEGUE - mais uma vez - SEM DIVULGAÇÃO




Nosso mandato esteve presente hoje, dia 05.04.2016, em mais um ano consecutivo, na Audiência Pública do Poder Executivo sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
A necessidade da realização de audiências pelo Poder Executivo é uma antiga demanda de nosso mandato já que durante todo o governo Jorge Roberto apenas o Legislativo cumpria sua parte em buscar garantir a participação popular neste debate orçamentário. Essas audiências, além de outras formas de consultas públicas orçamentárias, são instrumentos obrigatórios como determina o Estatuto das Cidades em seu artigo 44.

Leia mais..

 


DESCASO NA SAÚDE: SEGUEM FALTANDO MEDICAMENTOS NA REDE MUNICIPAL




É extremamente preocupante e revoltante ver que a falta de medicamentos nas unidades de saúde da cidade continua e tende ainda a se estender. No mínimo é mais uma demonstração de incompetência deste governo, que novamente teve um edital cancelado pelo TCE. Mas, para além de incompetência, é preciso apurar possíveis atos de improbidade administrativa nessa sucessiva e crescente falta de insumos e remédios para a
população. Desde a atenção básica até os hospitais da cidade, têm faltado tudo e cirurgias são adiadas, exames não são realizados e até medicamentos de uso contínuo já estão faltando. Já denunciamos aqui na Comissão de Saúde indícios de que mortes aconteceram em CTIs da cidade por falta de medicação e equipamento cirúrgico.
Leia mais..

 



DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO!



Estivemos na manhã de hoje, 03.04.2016, na linda caminhada que aconteceu na Praia de Icaraí pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, que se comemora no dia 02 de abril, marca a necessidade da população voltar sua atenção para essa síndrome que atinge quase 2 milhões de brasileiros; trazer informação e superar os preconceitos que ainda marcam a relação da sociedade com o autismo.

Leia mais..

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE DIRETRIZES DO PLANO DIRETOR - PRAIAS DA BAÍA - ESVAZIADA




Mais uma audiência esvaziada com apenas 30 e pouquíssimas pessoas na noite desta quinta 31.03. Até o final chegaram mais algumas poucas pessoas mas um quórum que deixa muito a desejar dada a importância do tema. Bons tempos em que as audiências eram mais numerosas e cheias... Ali se discutia pra valer!
Leia mais..

 
07.04 1ª PLENÁRIA NITERÓI POR NÓS - Programa Movimento para Transformar a Cidade
Nesta quinta, 7 de abril, às 18h30, na sede do PSOL Niterói (Rua Doutor Celestino, nº6, próximo ao Niterói Shopping), acontecerá a primeira plenária do processo de construção programática "Niterói por Nós" onde se busca definir juntos a metodologia de funcionamento e a organização desse processo de construção coletiva. Venha fazer parte da construção de programa movimento para mudar Niterói!
Acompanhe evento pelo Facebook..

10.04 GALO COM BATATA NO QUILOMBO DO GROTÃO
"Quem não gosta de samba bom sujeito não é,
É ruim da cabeça ou doente do pé.
Eu nasci com o samba, no samba me criei,
E do danado do samba eu nunca me separei"

13.04 EXPO RENATO MORETH "VIAJANDO JUNTOS"
Vem aí "Viajando Juntos". Um projeto em parceria com o PLAZA Shopping e será lançado o livro-objeto e uma mostra de fotos para "viajarmos juntos".
A data será dia 13 de abril, quarta feira, a partir das 19 h.
Ficará até 15 de maio.

09 e 10.05 SEMINÁRIO DIREITO À CIDADE (Teoria e Prática): Cidadania, Território e Espaço Urbano
O Programa de Pós Graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense convida a todos para o Seminário Direito à cidade (Teoria e Prática): Cidadania, Território e Espaço Urbano que será realizado nos dias 09 e 10 de maio de 2016. Trata-se de evento público, gratuito e aberto à participação de toda a comunidade acadêmica, com o objetivo de criar espaços para o diálogo sobre o Direito à Cidade, as práticas e discursos de cidadania no espaço urbano e as intervenções publicas e privadas nas estruturas das cidades.
Acompanhe
evento pelo Facebook..
REVISTA VÍRUS!
Campanha de financiamento coletivo da Revista Vírus aqui.
No site da campanha você encontra mais informações.

09.04 CONSTRUINDO O PARTIDO NA ILHA DO GOVERNADOR - Núcleo Maracajá PSOL
O Núcleo Maracajá do PSOL - Ilha do Governador, criado em Maio de 2015, promoverá um encontro dia 9/4/2016 (sábado), de 16:30 às 19 hs, com sua militância e simpatizantes para bater um papo com o Prof. Tarcísio Motta, presidente do PSOL Carioca, para tratar da formulação de políticas públicas para o Rio de Janeiro e estratégias de construção partidária.
O encontro debaterá os temas:

Acompanhe evento pelo Facebook..

13.04 PRA ONDE VAI NITERÓI?
Está começando a revisão do Plano Diretor de Niterói. Mas você não sabe o que é isso? Está na hora de saber! Não deixe que a Prefeitura imponha as decisões sobre o futuro da cidade sem garantir efetiva participação popular! O povo precisa entrar nesse debate para garantir que a cidade sirva aos interesses dos moradores e não o lucro da especulação imobiliária. Venha construir a sua Niterói!
Acompanhe o evento pelo Facebook..

25.04 V SEMINÁRIO GRAMSCI: GRAMSCI E A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL
O V SEMINÁRIO ANTONIO GRAMSCI faz parte da agenda da III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária - Rio de Janeiro 2016.
Após grande sucesso das quatro primeiras edições do Seminário Antonio Gramsci, o Grupo Interinstitucional de Educação, Poder e Estado (GIEPE) organiza a quinta edição do Seminário para discutir Gramsci e a Questão Agrária no Brasil.
Palestrantes:
-Sônia Regina Mendonça (UFF)
-Rodrigo Lamosa (UFRRJ)
-Representante do MST
Data: 25 de abril de 2016 às 19h.
Local: UNIRIO. Auditório Paulo Freire (prédio do CCH).
Av. Pasteur, 458. Praia Vermelha. Rio de Janeiro.

Acompanhe evento no Facebook..

ATÉ 20.05 EXPO COLETIVA ARTE OLÍMPICA
Visitação até 20 de maio segunda a sexta das 9h às 17h -  entrada franca
Galpão das Artes Urbanas - Galeria Contemporânea
Expo Coletiva com participação de mais de 25 artistas com participação especial dos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da USU.

 
 

Acompanhem Site do Transparência Brasil que dá acesso a um banco de dados de reportagens relacionadas à corrupção e seu combate, publicadas nos principais jornais e revistas do país. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa.
 


       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 



O mapa do jornalismo independente brasileiro, um projeto da Agência Pública:

A ideia é ambiciosa, mas cada vez mais necessária neste momento de ruptura e renascimento que o jornalismo vive: mapear as iniciativas independentes no Brasil. Neste “mapa” interativo, selecionamos aquelas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas. Acompanhe o link.


Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'