Boletim 172 - 21 a 27 Abril 2016


LIBERDADE AINDA QUE TARDIA



O dia 21 de abril marca a luta de Tiradentes e da Conjuração Mineira contra o jugo da dominação colonial: um movimento de pouca inserção popular e que pouco ameaçou de fato as estruturas de poder. Há quem diga que foi o movimento perfeito a ser abraçado como símbolo de uma República que queria abafar todas as suas contradições.
Leia mais..
 




"O fascismo se utiliza dos espaços possíveis pela conquista de direitos democráticos para lutar pelo extermínio dos mesmos. O cuspe de Jean no rosto de Bolsonaro representou milhões de trabalhadores em seu repúdio ao fascismo e ao reacionarismo expressados em diversas falas durante a votação."
Leia mais..

 



 

Site da Defensoria Pública da União chama atenção para a reunião que foi realizada em conjunto com a nossa Comissão de Saúde em defesa dos pacientes da oncologia do Hospital Universitário Antônio Pedro. Vamos seguir atuando e agindo com firmeza em defesa dos direitos da população! Vejam a matéria:  "Para o presidente da comissão, o vereador Paulo Eduardo Gomes, o resultado da reunião foi positivo e a presença da DPU contribuiu muito para isso. “Só temos a agradecer a Defensoria Pública da União por ter atendido nosso convite. Nessa reunião conseguimos formar bases de cooperação em defesa dos direitos da população, em especial dos pacientes do Hospital Antonio Pedro”, afirma."
Leia mais..

 



MENOS DEMAGOGIA E MAIS DEMOCRACIA!



Apesar de todas as tristezas que se colocaram no dia da votação, sinto muito orgulho de fazer parte de um partido tão bem representado na Câmara Federal.
Aos companheiros e guerreiros da bancada do PSOL, Chico Alencar, Jean Wyllys, Ivan Valente, Glauber Braga, Edmilson Rodrigues e Luiza Erundina, um fraterno abraço. Vocês estão sendo guerreiros na missão de defender a posição partidária, num ambiente em que a parcela da sociedade que nos apoia não compreende com facilidade estarmos nos opondo ao governo mas contra o impeachment da presidente. Sabemos que, qualquer que seja o resultado desse processo, teremos que continuar nas ruas de onde, com maior ou menor intensidade, nunca devemos sair.

Leia mais..
 


O QUE COMEMORAR NESE DIA DO ÍNDIO?


Os povos originários e tradicionais têm muito pouco a comemorar no cenário atual: o agronegócio, a mineração, o desmatamento e o uso indiscriminado de agrotóxicos são as piores, porém não são as únicas ameaças à existência dos povos indígenas.

Está tramitando na Câmara Federal a tão maléfica Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, que propõe que as demarcações de terras indígenas, a titulação dos territórios quilombolas e a criação de unidades de conservação ambiental passem a ser uma responsabilidade do Congresso Nacional, ou seja, uma atribuição dos deputados federais e senadores, e não mais um direito a ser reconhecido por órgãos competentes do poder Executivo, como é hoje.
Leia mais..

 


 

ONDE ESTÁ O PRESIDENTE DA CÂMARA?



Membros do Fórum de Transparência de Niterói, após sucessivos problemas na condução dos trabalhos da Mesa durante as Sessões - como a não realização de uma Sessão presidida pelo Emanuel Rocha, que sequer esperou os 15 minutos regimentais para declarar o encerramento por falta de quórum - realizaram esse levantamento sobre o exercício da Presidência da Câmara durante as Sessões. Como membro da Frente Parlamentar da Transparência, ajudei o movimento a obter todas as atas disponibilizadas no sistema legislativo de 2013 até agora. São espantosos os dados. 
Leia mais..
Acompanhe
matéria d'O Globo Niterói de 15.04.2016
 



LEMBRAR PARA NUNCA MAIS REPETIR:
40 ANOS DO ASSASSINATO DE ZUZU ANGEL




Há 40 anos, o regime empresarial-militar assassinava a estilista Zuzu Angel. Na virada dos anos 60 para os anos 70, seu filho ,Stuart Jones, então estudante de economia, passou a integrar o MR-8, organização que combatia a ditadura. Preso em 14 de abril de 1971, Stuart foi torturado e morto pelo Centro de Informações da Aeronáutica (CISA) no aeroporto do Galeão e dado como desaparecido pelas autoridades.

Leia mais..
 
23.04 PEDAL SONORO: SALVE J(GE)ORGES
Neste 23 de Abril, prestaremos uma homenagem o Santo Guerreiro ao som de muitos Jorges e Georges da música universal.
Venha pedalar conosco ao som de Seu Jorge, George Benson, Jorge Aragão, Boy George, Jorge Ben, George Michel e muitos outros. Sugestões são muito bem vindas!
Concentração no CICLOPONTO ICARAÍ [calçadão da praia, em frente à Reitoria/UFF]
17h / saída 18h
Acompanhe evento pelo Facebook..
 

26.04 AUDIÊNCIA PÚBLICA "Lançamento do relatório sobre violações de direitos humanos na comunidade tradicional de Zacarias"
Será lançado o relatório sobre "Violações de Direitos Humanos na comunidade tradicional de Zacarias, Maricá", elaborado pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ - CDDHC.
O relatório é fruto de visitas e acompanhamento do conflito no território tradicional da comunidade de Zacarias, que vive na restinga de Maricá desde ao menos 1797, para apurar denúncias de violações de direitos humanos decorrentes do licenciamento ambiental do megaempreendimento imobiliário "Fazenda São Bento da Lagoa" pelo INEA.

Auditório do 6º Andar do Prédio Anexo da ALERJ (auditório Senador Nelson Carneiro), Rua Dom Manuel, s/n, Centro, Rio de Janeiro - às 10h
Acompanhe evento pelo Facebook..

 
09 e 10.05 SEMINÁRIO DIREITO À CIDADE (Teoria e Prática): Cidadania, Território e Espaço Urbano
O Programa de Pós Graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense convida a todos para o Seminário Direito à cidade (Teoria e Prática): Cidadania, Território e Espaço Urbano que será realizado nos dias 09 e 10 de maio de 2016. Trata-se de evento público, gratuito e aberto à participação de toda a comunidade acadêmica, com o objetivo de criar espaços para o diálogo sobre o Direito à Cidade, as práticas e discursos de cidadania no espaço urbano e as intervenções publicas e privadas nas estruturas das cidades.
Acompanhe
evento pelo Facebook..
 

ATÉ 20.05 EXPO COLETIVA ARTE OLÍMPICA
Visitação até 20 de maio segunda a sexta das 9h às 17h -  entrada franca
Galpão das Artes Urbanas - Galeria Contemporânea
Expo Coletiva com participação de mais de 25 artistas com participação especial dos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da USU.
 

24.04 FEIJOADA E SAMBA NO QUILOMBO DO GROTÃO
 "Se o meu pai é Ogum,
Vencedor de demandas,
Quando vem de Aruanda
É pra salvar filho na banda"

25.04 V SEMINÁRIO GRAMSCI: GRAMSCI E A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL
O V SEMINÁRIO ANTONIO GRAMSCI faz parte da agenda da III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária - Rio de Janeiro 2016.
Após grande sucesso das quatro primeiras edições do Seminário Antonio Gramsci, o Grupo Interinstitucional de Educação, Poder e Estado (GIEPE) organiza a quinta edição do Seminário para discutir Gramsci e a Questão Agrária no Brasil.
Palestrantes:
-Sônia Regina Mendonça (UFF)
-Rodrigo Lamosa (UFRRJ)
-Representante do MST
Data: 25 de abril de 2016 às 19h.
Local: UNIRIO. Auditório Paulo Freire (prédio do CCH).
Av. Pasteur, 458. Praia Vermelha. Rio de Janeiro.

Acompanhe evento no Facebook..

27.04 ATO DAS MULHERES BELAS, RECATADAS E DO LAR: Fora Cunha, Fora Bolsonaro e Fora Pedro Paulo
Mulherada! Vamos às ruas novamente pra garantir o direito de sermos e estarmos aonde quisermos! Homofóbicos, lesbofóbicos, misóginos, transfóbicos, defensores de torturadores, machistas espancadores de mulheres não passarão! Venham todas, convidem as outras. Nós sozinhas andamos bem mas com todas andamos muito melhor, às 16h na ALERJ.
Acompanhe evento pelo Facebook..

09.05 MESA REDONDA "GRAMSCI NA PESQUISA HISTÓRICA"

Núcleo de Pesquisas Estado e Poder convida para a mesa redonda "Gramsci na Pesquisa Histórica" com os professores Sônia Regina Mendonça (PPGH-UFF), Rodrigo Lamosa (PPGEduc-UFRRJ), André Guiot (SME-Duque de Caxias) às 18:30 no UFF - Bloco "O" - Auditório
Inscrições serão realizadas no próprio dia do evento.

Acompanhe
evento pelo Facebook...


REVISTA VÍRUS!
Campanha de financiamento coletivo da Revista Vírus aqui.
No
site da campanha você encontra mais informações.

 
 

Acompanhem Site do Transparência Brasil que dá acesso a um banco de dados de reportagens relacionadas à corrupção e seu combate, publicadas nos principais jornais e revistas do país. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa.
 


       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 



O mapa do jornalismo independente brasileiro, um projeto da Agência Pública:

A ideia é ambiciosa, mas cada vez mais necessária neste momento de ruptura e renascimento que o jornalismo vive: mapear as iniciativas independentes no Brasil. Neste “mapa” interativo, selecionamos aquelas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas. Acompanhe o link.


Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'