Boletim 174 - 05 a 11 Maio 2016

 

NÃO PODEMOS DEIXAR QUE SE FECHEM LEITOS HOSPITALARES! CHEGA DE DESRESPEITO À VIDA!




Um longo processo de desmonte foi iniciado no nosso Hospital Universitário Antonio Pedro, onde já no ano 2007 presenciamos o grande absurdo do fechamento da emergência. Durante todo esse período vimos diversas injustiças e violações de direitos humanos no âmbito desta importante unidade de saúde que deveria continuar a ser uma referência tanto no tratamento adequado da saúde da população quanto no desenvolvimento de ensino e pesquisa relacionados à saúde.
Leia mais..

 






Parabéns a nossos deputados estaduais por conseguirem impor ontem (03.05) a ALERJ uma atitude digna contra homenagem ao deputado federal Jair Bolsonaro.
Só a luta muda a vida!
Acompanhe postagem no Facebook..

 



NENHUM DIREITO A MENOS

Fala da Tatiany Souza, grande companheira que constrói conosco a Nova Organização Socialista, no 1º de maio no Parque Madureira. Saudamos a greve e a luta da UERJ e de todo o funcionalismo estadual, assim como as ocupações das escolas estaduais. Pela unidade dos trabalhadores contra o conjunto de ataques aos nossos direitos!
Assista o vídeo..

 


REUNIÃO COM SEPE: PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO



Ontem à noite realizamos uma primeira reunião com o Sindicato dos Profissionais de Educação de Niterói para tratar do GOLPE dado pelo governo no Plano Municipal de Educação. Com 10 meses de atraso, depois de muita pressão do sindicato, do nosso mandato, da imprensa e do Ministério Público, o Prefeito enviou o Plano Municipal, mas retirou arbitrariamente metas e ações aprovadas pela Conferência Municipal. Como o próprio governo reconhece no texto introdutório do Plano, o mesmo foi construído em um processo participativo que, desde 2003, contou não só com os profissionais de educação, mas também com a participação da própria Fundação Municipal de Educação. Ou seja, NADA justifica agora o governo retirar elementos já debatidos neste longo processo e aprovados na última Conferência.
Leia mais..



NOVO ATAQUE CONTRA OS USUÁRIOS DO ANTONIO PEDRO



Depois das ameaças de interrupção no atendimento de novos pacientes da oncologia, agora a Direção do Hospital Universitário Antonio Pedro promove novo ataque contra a população. O encerramento dos contratos de 60 técnicos de enfermagem no dia de hoje pegou de surpresa os usuários. Mas certamente não pegou de surpresa a direção, já que os gestores estavam cansados de saber que isso aconteceria. Sabem inclusive que há outros contratos para se encerrarem em função do prazo, e nada fizeram até o momento para não deixar que isto prejudique os atendimentos.

Leia mais..



PAULO FREIRE, PRESENTE!



Paulo Freire nasceu em Recife em 19 de setembro de 1921. Cursou direito na Universidade do Recife e fez doutorado em filosofia da educação pela mesma universidade. Suas primeiras atividades profissionais deram-se no ensino da língua portuguesa e na alfabetização de pessoas pobres. Nos anos 1960 destacou-se por desenvolver o método Paulo Freire de alfabetização, quando em 45 dias conseguiu alfabetizar 300 trabalhadores rurais no Rio Grande do Norte. Os excelentes resultados alcançados por Paulo Freire na alfabetização de adultos faria seu método cair nas graças do então presidente progressista João Goulart e ser incluso no Plano Nacional de Alfabetização. As reformas de base que incluíam a educação e o Método Paulo Freire enquanto política de governo cessariam alguns meses após serem iniciados, com o golpe militar de 1964.
Leia mais..

 


1º DE MAIO - DIA DE LUTA

 


 

A data de 1º de maio é, historicamente, alvo de muitas polêmicas e disputas. Consensualmente referida à data do chamado Massacre de Haymarket, no qual, em 1886, milhares de trabalhadores de Chicago, em luta pela redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias, foram brutalmente atacados pela polícia, resultando em dezenas de mortes de ambos e a condenação à execução de 5 líderes do movimento trabalhista.
Leia mais..

 



QUANDO A COMUNIDADE RESOLVE FAZER, ACONTECE! PARABÉNS REGIÃO LESTE!




Foi lindo ver que quando a população quer e se organiza as coisas acontecem. Apesar da pouca divulgação da Prefeitura nas audiências anteriores e NENHUMA neste caso da Região Leste!, moradores de Muriqui e de Várzea das Moças reivindicaram uma reunião própria e a Prefeitura acatou.
Mais de 100 pessoas estavam presentes neste sábado (30.04) às 10h no CIEP Djanira em Várzea das Moças para ouvir a explanação da Prefeitura sobre a Revisão do Plano Diretor.

Leia mais..



IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO




Estivemos na manhã de sábado dia 30.04 acompanhando os efeitos da ressaca sobre a amurada e calçadão em Piratininga, conforme denúncia encaminhada a nosso mandato pelo CCRON.
A Prefeitura tem tido o mau hábito de apresentar soluções através da mídia, e a população como os traídos, são os últimos a saber (Caderno Niterói do Globo de 22.04.2016
).
A sociedade niteroiense e, em particular, os moradores de Piratininga, têm o direito de participar das soluções apontadas já que são os primeiros a sofrer - há anos e de forma recorrente - com as consequências do atos dos homens sobre o meio ambiente.

Leia mais..



ATO DO PSOL CONTRA CUNHA




Acompanhando a fala de meu companheiro Chico Alencar nesse belo ato da bancada do PSOL contra Cunha na ABI.
Assista a transmissão ao vivo

 


06.05 ATO por SEGURANÇA no TRÂNSITO
Sexta 19h no Cicloponto da Praia de Icaraí próximo à Reitoria.
O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo primeiro, é taxativo ao garantir que todas as ações de ordenamento e engenharia de trânsito devem priorizar a SEGURANÇA e a VIDA das pessoas.
No entanto, em Niterói, isto nunca foi observado. Não é de hoje que o poder público ignora a legislação e prioriza a fluidez do tráfego motorizado, negligenciando a segurança de milhares de pessoas em benefício de uma parcela pequena da população.
Em 2014, o trânsito de Niterói, vitimou em média de 8 pessoas por dia, ou uma pessoa a cada 3 horas! De lá pra cá, pouca coisa mudou.

Acompanhe evento pelo Facebook..
 
07.05 PEDAL MARAVILHA
O evento será um pedal leve organizado por mulheres e aberto ao público! Levaremos uma caixa de som pra animar.
Tragam suas cangas e um lanchinho. 

09 e 10.05 SEMINÁRIO DIREITO À CIDADE (Teoria e Prática): Cidadania, Território e Espaço Urbano
O Programa de Pós Graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense convida a todos para o Seminário Direito à cidade (Teoria e Prática): Cidadania, Território e Espaço Urbano que será realizado nos dias 09 e 10 de maio de 2016. Trata-se de evento público, gratuito e aberto à participação de toda a comunidade acadêmica, com o objetivo de criar espaços para o diálogo sobre o Direito à Cidade, as práticas e discursos de cidadania no espaço urbano e as intervenções publicas e privadas nas estruturas das cidades.
Acompanhe
evento pelo Facebook..
 

10 e 11.05 ELEIÇÕES ADUFF E ANDES

Acompanhe em andeschapa1.wordpress.com e democraciaelutaaduff.blogspot.com.br
 
ATÉ 20.05 EXPO COLETIVA ARTE OLÍMPICA
Visitação até 20 de maio segunda a sexta das 9h às 17h -  entrada franca
Galpão das Artes Urbanas - Galeria Contemporânea
Expo Coletiva com participação de mais de 25 artistas com participação especial dos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da USU.

08.05 DIA DAS MÃES NO QUILOMBO DO GROTÃO
Roda de Samba  Galo com Batata e feijoada tradicional à lenha!
07.05 PRAÇA VIVA
E se por um dia a rua deixasse de ser apenas o caminho entre dois lugares e se tornasse nosso destino?
Vamos transformar a rua em festa e mostrar que ela pode ser muito mais que stress, ruído e engarrafamento.
Você pode ensinar alguma coisa? Quer apresentar algo? Proponha suas atividades, ou simplesmente venha somar!
Traga as crianças, os amigos, suas cadeiras de praia, isopor, toalha e o que for e vem curtir a rua!
A partir das 16 horas deste sábado, vamos ocupar o vazio de concreto sobre o Mergulhinho (esquina entre a Av. Amaral Peixoto e a Marquês de Paraná) e deixá-lo muito mais bonito.

Acompanhe evento pelo Facebook..

09.05 SECUNDARISTAS EM LUTA: Ato em apoio à Luta dos Estudantes Secundaristas e OCUPAÇÕES!
Secundaristas em Luta, lutam pela educação pública e em repúdio as ações covardes do estado através da secretaria de educação, que vem promovendo boicotes e jogo sujo contra os estudantes.
Como forma de tentar impedir o direito legítimo dos estudantes de se mobilizarem em prol dos seus direitos e do protagonismo dentro das escolas, a SEEDUC cancelou os RioCards dos estudantes das escolas ocupadas e declarou férias, com o objetivo de dificultar o acesso dos alunos aos colégios. OCUPAÇÃO NÃO É FERIAS! OCUPAÇÃO É TRABALHO DURO POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!

Praça Araribóia 16h.
Acompanhe pelo evento no Facebook

 

09.05 MESA REDONDA "GRAMSCI NA PESQUISA HISTÓRICA"

Núcleo de Pesquisas Estado e Poder convida para a mesa redonda "Gramsci na Pesquisa Histórica" com os professores Sônia Regina Mendonça (PPGH-UFF), Rodrigo Lamosa (PPGEduc-UFRRJ), André Guiot (SME-Duque de Caxias) às 18:30 no UFF - Bloco "O" - Auditório
Inscrições serão realizadas no próprio dia do evento.

Acompanhe
evento pelo Facebook...

18/5 LANÇAMENTO DO PROGRAMA MOVIMENTO "EDUCAÇÃO POR NÓS"

A cidade de Niterói já está se organizando para construir uma alternativa horizontal e coletiva. Todas e todos estão convidados para o lançamento do Programa Movimento "Educação por Nós"!
O evento acontecerá dia 18 de maio (quarta-feira) às 18:30h na Escola de Serviço Social da UFF (Bloco E) - Campus Gragoatá/UFF.
Acompanhe
evento pelo Facebook..
 

 
 

Acompanhem Site do Transparência Brasil que dá acesso a um banco de dados de reportagens relacionadas à corrupção e seu combate, publicadas nos principais jornais e revistas do país. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa.
 


       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 



O mapa do jornalismo independente brasileiro, um projeto da Agência Pública:

A ideia é ambiciosa, mas cada vez mais necessária neste momento de ruptura e renascimento que o jornalismo vive: mapear as iniciativas independentes no Brasil. Neste “mapa” interativo, selecionamos aquelas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas. Acompanhe o link.


Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'