Boletim 175 - 12 a 18 Maio 2016

FORA TEMER!
UNIDADE CONTRA TODOS OS ATAQUES AOS TRABALHADORES!



Em nenhum momento apoiamos o governo Dilma, que foi responsável por uma série de investidas contra direitos consagrados e por prejuízos incalculáveis, com privatizações inclusive na área da saúde e da educação. No entanto, ver novamente o parlamento recheado de hipócritas e maus-caracteres, muitos dos quais foram base do PT durante 14 anos, como o próprio Renan, Collor e Cia, debatendo um possível crime de responsabilidade em função de abertura de créditos suplementares no orçamento, é de botar medo e causar revolta.
Leia mais..

 


PARABÉNS AOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM



No encerramento da Semana da Enfermagem de Niterói 2016, a Presidência da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Niterói convida para o evento "Construção Histórica e Política da Enfermagem". Será realizada uma mesa de debates sobre o tema nacional, com a participação de representantes de importantes entidades que atuam na defesa da Enfermagem e da saúde pública em geral da cidade de Niterói. No final do evento haverá entrega de Moções de Congratulações para profissionais da enfermagem e entrega de Certificados aos estudantes que participaram de atividades da Semana de Enfermagem.

Leia mais..
 

CREMERJ APURA MORTE EM HOSPITAL DE NITERÓI




Vejam a matéria do GLOBO NITERÓI do último domingo com mais uma atuação da Presidência da Comissão de Saúde da Câmara. Vamos acompanhar de perto esse e outros casos de flagrante violação de direitos humanos na gestão da saúde municipal. Chega de privatização e descaso com o SUS!
Leia mais..

 


ESTUDANTES DE NITERÓI EM LUTA PELA EDUCAÇÃO



A PM chegou na manhã desta terça 10.05 na ocupação feita pelos estudantes C.E. Pinto Lima, no Centro de Niterói. Estamos acompanhando o diálogo e entrando em contato com os órgãos responsáveis por garantir a segurança dos alunos, como o Conselho Tutelar e a Promotoria de Educação, pois não toleraremos nenhum tipo de violência contra os estudantes. O papel da PM deve ser garantir a segurança de todos, contra ou a favor da ocupação e não se envolver para impedir a livre manifestação dos estudantes.
Leia mais..

 


VISITA AO HOSPITAL MUNICIPAL CARLOS TORTELLY

Na manhã e tarde desta quarta dia 11.05 estivemos novamente visitando o Hospital Municipal Carlos Tortelly (CPN). Nosso único hospital municipal que funciona de portas abertas, atendendo casos de urgência e emergência e que continua, infelizmente, com uma estrutura bem precária. O objetivo de nossa visita foi novamente tentar obter informações, em especial, sobre o desabastecimento de medicamentos e insumos, que recorrentemente vem faltando em toda a rede porque o Prefeito prefere gastar milhões com publicidade, com obras eleitoreiras e contratos nada republicanos.
Leia mais..

 



SOCIEDADE CIVIL CONVOCA A 6ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES DE NITERÓI




Nesta segunda dia 09.05 seria a reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Urbana de Niterói - COMPUR, cuja pauta era mais uma discussão sobre o Plano Diretor, assunto de extrema importância para a cidade e que por falta de quórum, não aconteceu.
A secretaria de Urbanismo e presidente do COMPUR, Verena Andreatta, nem abre a reunião diante da falta de quórum e avisa que alguns conselheiros serão notificados já que faltaram mais que 3 sessões consecutivas sem nenhuma notificação, resguardando no entanto, seus nomes.

Leia mais..

 

TODO APOIO ÀS MÃES E ÀS DOULAS EM DEFESA DO PARTO HUMANIZADO!



Diante da recente Resolução do Conselho Regional Medicina do Rio (CREMERJ), que voltou a vigorar para tentar impedir a atuação das doulas nas salas de parto, é imprescindível que façamos um sério debate para garantir o direito das mães de serem acompanhadas por elas. A atuação das doulas comprovadamente contribui para o empoderamento das mulheres e consequentemente para a redução de duas estatísticas que envergonham os brasileiros: o número escandaloso de cesarianas e de violências obstétricas registradas no País.
Leia mais..

 

OCUPAR É UM DIREITO!



Grande contribuição da companheira Amélia Maciel, militante da Nova Organização Socialista, de Fortaleza! A ocupação das escolas em defesa da educação pública é um ato legítimo e não toleraremos nenhum tipo de violência contra esses bravos estudantes. Apoiamos integralmente essa juventude que ousa lutar por seus direitos e por um amanhã melhor!
Leia mais..


12, 17, 19 e 24.05 DIREITO À CIDADE: POSSIBILIDADES E LIMITES DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Este minicurso faz parte das atividades desenvolvidas no âmbito do convênio celebrado entre a Defensoria Pública- RJ, a Universidade Federal Fluminense e a Fundação Euclides da Cunha, tendo como órgão executor o Núcleo de Estudos e Projeto Habitacionais e Urbanos (NEPHU/UFF). Horário: 18h às 21h. Local: Auditório da EAU UFF no Chalé.
PROGRAMAÇÃO:
12/05 (quinta-feira) - Aula 01: Direito à cidade
• O que é “Direito à cidade”? – Enzo Bello, Professor e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional da UFF;
• Direito à cidade em tempos de cidade mercadoria – Glauco Bienenstein, Professor do Departamento de Arquitetura e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF;
• Desafios presentes no acesso ao “direito à cidade” pelas classes populares no Estado do Rio de Janeiro – representante da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro – João Helvecio, coordenador do NUTH;
17/05 (terça-feira) - Aula 02: Estratégias de luta pelo direito à cidade
• Estratégias de luta pelo direito à cidade, a partir da perspectiva do movimento popular - Vitor Guimarães (MTST) e representante do MST;
• Dificuldades e obstáculos enfrentados pelos municípios para realizar processos de regularização fundiária: o caso de Itaboraí – Débora Pimentel, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Arquitetura e Urbanismo/UFF, atualmente Fiscal de Obras da Prefeitura de Itaboraí;
19/05 (quinta-feira) - Aula 03: Estudos de casos de regularização fundiária
24/05 (terça-feira) - Aula 04: A proposta metodológica desenvolvida pelo Nephu/UFF

Acompanhe pelo Facebook..
 
15.05 SAMBA NO QUILOMBO DO GROTÃO
Saudação aos Tambores e tradicional feijoada.
16.05 SAÚDE POR NÓS
O Programa Movimento Niterói por Nós convida para a plenária "Saúde por Nós" às 18:00 na Escola de Serviço Social da UFF - Campus Gragoatá/Bloco E.
Venha construir o programa de saúde para nossa cidade, em debate que contará com Paulo Eduardo e Claudia March.

ATÉ 20.05 EXPO COLETIVA ARTE OLÍMPICA
Visitação até 20 de maio segunda a sexta das 9h às 17h -  entrada franca
Galpão das Artes Urbanas - Galeria Contemporânea
Expo Coletiva com participação de mais de 25 artistas com participação especial dos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da USU.

13.05 ATO SHOW SEPE EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
A educação estadual do Rio de Janeiro encontra-se em GREVE desde o dia 02/03, reivindicando melhores condições de trabalho e REAJUSTE salarial, que encontra-se congelado desde 2014.
A categoria enfrenta uma grande batalha contra um governo que corta salário de aposentados e servidores.
Nesta próxima sexta-feira, será realizado um ATO-SHOW, nos Arcos da Lapa, com o objetivo de denunciar as truculências desse governo com aposentados, servidores e estudantes!

Acompanhe
evento pelo Facebook..

14.05 MARÉ LIMPA NA RESEX RECOLHERÁ LIXO DA PRAIA DE ITAIPU
Organizado pelo INEA - Instituto Estadual do Ambiente, através da Reserva Extrativista Marinha Estadual -RESEX de Itaipu e do Parque Estadual da Serra da Tiririca - PESET, e pela Associação Livre de Pescadores e Amigos da Praia de Itaipu -ALPAPI em parceria com diversas grupos e órgãos, como a FIPERJ - Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro o evento acontece este sábado de 9h às 13h, na Praia de Itaipu, e é aberto ao público tem como objetivo recolher o lixo encontrado no fundo do mar e na areia da praia da área de abrangência da reserva visando incentivar ações de conscientização.

 

15.04 ESCOLA BIKE ANJO NITERÓI
Quer aprender a andar de bicicleta? No terceiro Domingo do mês, 15/05, estaremos no Teatro Polular em Niterói, com um horário excepcional essa edição: à partir das 15:30! O projeto da escola é gratuito e para todas as idades!!! Fazemos uma inscrição em fila por ordem de chegada.
Teatro Popular Oscar Niemeyer às 15:30
Acompanhe evento pelo Facebook..

18/5 LANÇAMENTO DO PROGRAMA MOVIMENTO "EDUCAÇÃO POR NÓS"

A cidade de Niterói já está se organizando para construir uma alternativa horizontal e coletiva. Todas e todos estão convidados para o lançamento do Programa Movimento "Educação por Nós"!
O evento acontecerá dia 18 de maio (quarta-feira) às 18:30h na Escola de Serviço Social da UFF (Bloco E) - Campus Gragoatá/UFF.
Acompanhe
evento pelo Facebook..
 

1, 2 e 3.07 6ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES DE NITERÓI
A sociedade civil niteroiense representada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, o NEPHU – UFF Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos da Universidade Federal Fluminense, o IAB / NLM Instituto de Arquitetos do Brasil Núcleo Leste Metropolitano, a ABIO – Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro, a PRESERV – Associação de Preservação Ambiental de Várzea das Moças, a AMAJA – Associação de Moradores e Amigos do Jardim América, a ACOTEM – Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato, a ASSET – Associação dos Sitiantes Tradicionais da Serra da Tiririca e Amigos, a AFEA – Associação Fluminense de Engenheiros e Arquitetos e a Associação Soluções Urbanas – Urbanismo, Cultura e Cidadania convidam a todos os niteroienses a participarem da 6ª Conferência Municipal das Cidades Niterói

Calendário

A 6ª Conferência Municipal da Cidade de Niterói terá as seguintes datas principais:

29 e 30.06  – Pré-Conferência Municipal da Cidade de Niterói na Universidade Federal Fluminense, com mesas expositivas, painéis e grupos de debates, e prazo final para entrega da relação de delegados por segmento;

1 a 3.07 – 6ª Conferência Municipal da Cidade de Niterói, na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense.
Acompanhe pelo Facebook e o site


 
 

Acompanhem Site do Transparência Brasil que dá acesso a um banco de dados de reportagens relacionadas à corrupção e seu combate, publicadas nos principais jornais e revistas do país. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa.
 


       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 



O mapa do jornalismo independente brasileiro, um projeto da Agência Pública:

A ideia é ambiciosa, mas cada vez mais necessária neste momento de ruptura e renascimento que o jornalismo vive: mapear as iniciativas independentes no Brasil. Neste “mapa” interativo, selecionamos aquelas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas. Acompanhe o link.


Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'