Boletim 176 - 19 a 25 Maio 2016

GOVERNO FRAUDA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


 

A bancada do PSOL reuniu-se no início da tarde de hoje (19.05) com a Promotora de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação, Dra. Marcele Navega, para entregar representação contendo denúncia de má fé do Poder Executivo Municipal acerca do Projeto de Lei 086/2016 referente ao Plano Municipal de Educação.
Leia mais..



POUCA PARTICIPAÇÃO NA DESTINAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO

Na noite desta quarta (18.05) estávamos participando da 2ª Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Apenas três vereadores se encontravam presentes. É preciso mais participação também da sociedade para pressionar esse parlamento a ouvir a sociedade e agir com mais seriedade.
No que depender do nosso mandato e da Bancada do PSOL, não permitiremos que nada seja aprovado sem os necessários debates e esclarecimentos! Vamos receber inclusive emendas da população até o dia 15 de junho em nosso gabinete.
Traga sua sugestão, vamos debater a situação orçamentária da cidade e exigir que sejam aprovadas metas e diretrizes que realmente representem aquilo que a cidade merece e precisa! Vamos juntos!

Leia mais..

 
 

LIBERDADE É O MELHOR CUIDADO

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é celebrado anualmente em todo o país no dia 18 de maio. Organizado por diversos movimentos sociais, grupos, coletivos e entidades, o dia é de celebração e de luta, em espaços públicos, serviços de saúde mental e universidades. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de espaços manicomiais e de lógicas de encarceramento e tutela com as pessoas ditas loucas, e a afirmação de novas práticas e serviços que compõem a rede de atenção psicossocial, em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, que é hoje referência internacional.
Leia mais..


ABERTURA DA SEMANA DE ENFERMAGEM



Estivemos na manhã desta terça dia 17.05 na abertura da Semana da Enfermagem 2016, no Centro de Estudos do Hospital Municipal Carlos Tortelly (antigo CPN), cujo tema é "Construção Histórica e Política da Enfermagem".
É uma grande honra poder fazer parte das homenagens a esses profissionais, essenciais à defesa da saúde como um todo e do SUS, em particular.
Leia mais..

 



IRRESPONSABILIDADE FISCAL, MORAL E ADMINISTRATIVA!

O problema é que a irresponsabilidade do governo Rodrigo não é só fiscal, é administrativa e moral. Aqui em Niterói não houve diminuição de receita, mas sim aumento exagerado de despesas, especialmente neste ano eleitoral. Mas enquanto aumentam os gastos com terceirizados, cargos comissionados, publicidade e obras eleitoreiras, diminuem drasticamente os investimentos necessários em saúde, educação e assistência. Não se trata de um problema de arrecadação, mas de gestão! Isto somado ao endividamento da cidade e a perda de recursos que o próprio Prefeito optou por perder - como o benefício fiscal dado aos donos de Cartórios - é o que está levando o governo a rever as metas.
Leia mais..

 


 

E A GREVE CONTINUA!

A assembleia do SEPE na manhã desta terça dia 17.05 votou pela continuidade da greve, tiveram muitas vitórias pedagógicas nas negociações com o governo de Estado após 2 meses de greve: eleições diretas para diretores, garantia de licença premio, mínimo de 2 aulas para sociologia e filosofia, abono das faltas da greve 1993 a 2016, redução para 30h para funcionários administrativos; mas ainda falta o aumento salarial para os profissionais da educação.
Leia mais..
 


NOSSA VISITA CONSTATOU QUE PACIENTES COM HIV E TUBERCULOSE SEGUEM EM MEIO AO LIXO E A SUJEIRA!




Na sexta-feira dia 13 retornamos ao Instituto Estadual do Tórax (IETAP), no Barreto, junto com o Deputado Estadual Flavio Serafini. Vamos agora reforçar a denúncia já feita em 2015, enviando uma nova Representação ao Ministério Público para apurar a responsabilidade civil e criminal da Secretaria Estadual de Saúde em virtude da omissão reiterada que vem gerando risco diário de infecção aos pacientes e aos profissionais de saúde. A conhecida falta de higienização devida no local, acarretada pela presença de gatos e cachorros, inclusive nos corredores e em cima de leitos, agora chegou ao seu ápice por conta do encerramento e a não renovação do contrato de limpeza com a firma terceirizada. É a maior crise do Instituto gerido de 2015 pra cá pela Fundação Estadual de Saúde de Direito Privado. É o Governo do Estado abandonando a saúde pública enquanto isenta aliados de impostos e investe em contratos espúrios!  
Leia mais..

 



DIGA NÃO À HOMOFOBIA!




O dia 17 de maio marca mundialmente o Dia de Combate à Homofobia, pois nessa data, em 1990 a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Desde então, este dia se tornou símbolo da luta por direitos humanos, pela diversidade sexual, contra a violência e o preconceito. No Brasil, a data faz parte do nosso calendário oficial desde 2010.

Leia mais..
 



RODA DE CONVERSA "SAÚDE POR NÓS"



Nesta segunda 16.05 realizamos na Faculdade de Serviço Social da UFF uma primeira roda de conversa para a construção do nosso Programa de Governo na área da saúde pública para a nossa cidade. Estamos, junto com nosso pré-candidato a Prefeito, Flávio Serafini, ouvindo a população em vários momentos, nos mais diversos temas e em todas as regiões da cidade, para a partir das sugestões da população construir nosso programa.

Leia mais..

 



A LUTA PELA LIBERDADE AINDA NÃO ACABOU!


 

A data 13 de maio de 1888 e a aprovação da Lei Áurea não podem ser representadas pela falsa e inventada bondade da princesa Isabel, pois havia interesses econômicos muito claros em jogo. O movimento negro exige a valorização da luta dos negros por sua libertação e por isso não reconhece o 13 de maio (data construída pela elite branca) como o dia principal de luta dos negros. É importante reafirmar que até hoje a luta continua e os negros ainda não foram compensados pelos anos de açoitamento e sofrimento! A liberdade real ainda está por vir e a resistência, a denúncia, o combate ao racismo e a discriminação é a tarefa de todos nós, ontem, hoje e enquanto ainda houver qualquer tipo de injustiça! Vamos juntos!
Leia mais..

 



OCUPAR, RESISTIR, LUTAR PARA GARANTIR!




Assembleia do SEPE votou no dia 13.05 pelo cancelamento do ato show que aconteceria às 18h na Lapa, porque o movimento desocupa ameaça com violência os estudantes da Escola Estadual Mendes Moraes na Ilha do Governador agora (primeira escola ocupada do RJ, símbolo de luta), por isso todos os educadores que vieram dos diversos municípios do Rio de Janeiro para a assembleia, estão se deslocando agora através de dezenas de ônibus para esta ocupação.

Leia mais
...





Esta segunda dia 16.05 ficou mais triste com a notícia do falecimento do niteroiense Cauby Peixoto. Cauby, que foi um dos nossos maiores talentos e uma das maiores vozes do Brasil e do mundo, passou sua juventude entre os bairros do Fonseca, Santa Rosa e Barreto. Em um cenário de ataque à cultura nacional, com o governo Temer extinguindo o Ministério da Cultura, uma perda como esta nos dá ainda mais raça e gana para lutar em defesa da valorização dos talentos culturais do nosso país!
Descanse em paz, Cauby!

Leia mais..


19 e 24.05 DIREITO À CIDADE: POSSIBILIDADES E LIMITES DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Este minicurso faz parte das atividades desenvolvidas no âmbito do convênio celebrado entre a Defensoria Pública- RJ, a Universidade Federal Fluminense e a Fundação Euclides da Cunha, tendo como órgão executor o Núcleo de Estudos e Projeto Habitacionais e Urbanos (NEPHU/UFF). Horário: 18h às 21h. Local: Auditório da EAU UFF no Chalé.
PROGRAMAÇÃO:

19/05 - Aula 03: Estudos de casos de regularização fundiária
• Projeto de Regularização Fundiária do Horto – Ronaldo Brilhante, Professor do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF;
• Projeto de Regularização Fundiária do Morar Carioca (comunidade Para Pedro - Vila São Jorge), Rio de Janeiro – Paulo Bastos, Geógrafo e Doutorando em Arquitetura e Urbanismo/UFF;
• Projeto de Regularização Fundiária da Rocinha - Arquiteta Tainá de Paula e o coordenador executivo Valério da Silva, Fundação Centro de Defesa de Direitos Humanos Bento Rubião.
24/05 - Aula 04: A proposta metodológica desenvolvida pelo Nephu/UFF
• Redesenho urbanístico e regularização fundiária de assentamentos populares precários – Regina Bienenstein, coordenadora do NEPHU-UFF e professora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF;
• Saneamento básico em projetos de redesenho urbanístico de assentamentos populares precários - Eloisa Freire, Engenheira Civil do NEPHU-PROEX e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF;
• Aplicação da metodologia em estudos de caso: Favela do Gato, Vila Esperança e Vila Autódromo – Regina Bienenstein, coordenadora do NEPHU-UFF e professora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF.

Acompanhe pelo Facebook..

22.05 ZONA NORTE POR NÓS
O Programa Movimento 'Niterói por Nós' convida todas e todos para um debate coletivo sobre a Zona Norte neste domingo às 10:00 no Horto do Fonseca. A atividade terá a participação de Flavio Serafini e Marcelo Freixo!
Acompanhe evento no Facebook..

22.05 PENDOTIBA POR NÓS
O Programa Movimento 'Niterói por Nós' convida todas e todos para um debate coletivo sobre Pendotiba neste domingo às 15:00 no Restaurante Cantinho da Boa (Rua Laurentina Alves Pereira nº26, Pendotiba).
Acompanhe evento pelo Facebook..

23.05 POSSE NOVA DIRETORIA ADUFF
A direção da Aduff-SSind, biênio 2014/2016, convida todos os docentes da UFF para a assembleia de posse da nova gestão do sindicato. A cerimônia será realizada na próxima segunda (23), na sede da seção sindical (Rua Prof. Lara Vilella 110, São Domingos, Niterói). Após a solenidade, que tem início previsto para às 18h, haverá uma pequena confraternização entre os docentes. A chapa “Democracia e Luta, em Defesa dos Direitos Sociais, do Serviço Público e da Democracia Interna”, eleita para próxima diretoria da Aduff-SSind, biênio 2016-2018, traz como presidente o professor da Escola de Serviço Social da UFF, Gustavo Gomes.
05.06 CONTRIBUA COM O CHÁ DE BEBÊ COLETIVO DO MTST NO RIO DE JANEIRO!

Acontecerá mais um chá de bebê coletivo, organizado pela Frente de Saúde Popular do MTST! O grupo acontece desde 2015 e discute questões relacionadas ao direito ao parto, à violência contra à mulher e a condição da mulher pobre na sociedade. Estão arrecadando fraldas, itens de enxoval e outras doações para as grávidas e futuras mães sem-teto!

Caso possa ajudar, entre em contato:
Gabriela - (21) 97034-5860
Mariana - (28) 999750999
Camila - (21) 96661-3773


ATÉ 20.05 EXPO COLETIVA ARTE OLÍMPICA
Visitação até 20 de maio segunda a sexta das 9h às 17h -  entrada franca
Galpão das Artes Urbanas - Galeria Contemporânea
Expo Coletiva com participação de mais de 25 artistas com participação especial dos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da USU.

20.05 ENCERRAMENTO DA SEMANA DA ENFERMAGEM
A Presidência da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Niterói convida para o evento de encerramento da Semana da Enfermagem de Niterói 2016 esta sexta dia 20 às 18h no Plenário da Câmara. O tema nacional da Semana da Enfermagem de 2016 é a "Construção Histórica e Política da Enfermagem". Será realizada uma mesa de debates sobre o tema nacional, com a participação de representantes de importantes entidades que atuam na defesa da Enfermagem e da saúde pública em geral da cidade de Niterói. No final do evento haverá entrega de Moções de Congratulações para profissionais da enfermagem e entrega de Certificados aos estudantes que participaram de atividades da Semana de Enfermagem.
Acompanhe
evento no Facebook..

 

21.05 1º ENCONTRO POPULAR DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
O Encontro tem como proposta o diálogo a partir da realidade das comunidade, das unidades de saúde, das nossas escolas, dos nossos trabalhos, das nossas famílias, sobre quais são os problemas que mais nos atrapalham para termos uma vida saudável.
Local: Biblioteca Parque Manguinhos, Próximo à UPA, à Clinica da Família Victor Valla, e do Colégio ocupado Compositor Luiz Carlos da Vila
Acompanhe
evento pelo Facebook..

22.05 DOMINGO É DIA DE "NA GIRA" NO QUILOMBO DO GROTÃO
Neste domingo acontecerá mais uma roda de samba composta só por mulheres. Aqui as mulheres é que comandam o samba!

A Roda de Samba "Na Gira" é um ambiente de batuque e confraternização, de lalaiá e troca de ideias, de biricutico e construção de saberes. Se joga Na Gira, que tudo mais, o samba nos dá!

23.05 I SEMINÁRIO DO SERVIÇO SOCIAL DA REDE DE SAÚDE MENTAL DE NITERÓI
Tendo a data do dia 15 de maio e o dia 18 de maio como marcos comemorativos do dia do Assistente Social e da Luta Antimanicomial, respectivamente, aproveitamos o ensejo para realizar o I Seminário do Serviço Social da Rede de Saúde Mental de Niterói que terá como objetivo problematizar o processo histórico do trabalho do Assistente Social na Saúde Mental, assim como os desafios e avanços presentes na contemporaneidade.
Acompanhe evento no Facebook..

27.05 FORA BOLSONARO
O apoiador da ditadura e defensor de torturadores vem à Niterói participar de uma palestra e é óbvio que não vamos permitir que esse fascista tenha tranquilidade para propagar seus discursos de ódio.

Clube Português rua Lara Vilela, Ingá às 19h
Acompanhe
evento pelo Facebook..

1, 2 e 3.07 6ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES DE NITERÓI
A sociedade civil niteroiense representada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, o NEPHU – UFF Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos da Universidade Federal Fluminense, o IAB / NLM Instituto de Arquitetos do Brasil Núcleo Leste Metropolitano, a ABIO – Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro, a PRESERV – Associação de Preservação Ambiental de Várzea das Moças, a AMAJA – Associação de Moradores e Amigos do Jardim América, a ACOTEM – Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato, a ASSET – Associação dos Sitiantes Tradicionais da Serra da Tiririca e Amigos, a AFEA – Associação Fluminense de Engenheiros e Arquitetos e a Associação Soluções Urbanas – Urbanismo, Cultura e Cidadania convidam a todos os niteroienses a participarem da 6ª Conferência Municipal das Cidades Niterói
 

Calendário: A 6ª Conferência Municipal da Cidade de Niterói terá as seguintes datas principais:

29 e 30.06 (a confirmar)  – Pré-Conferência Municipal da Cidade de Niterói na Universidade Federal Fluminense, com mesas expositivas, painéis e grupos de debates, e prazo final para entrega da relação de delegados por segmento;

1 a 3.07 – 6ª Conferência Municipal da Cidade de Niterói, na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense.
Acompanhe pelo Facebook e o site


 
 

Acompanhem Site do Transparência Brasil que dá acesso a um banco de dados de reportagens relacionadas à corrupção e seu combate, publicadas nos principais jornais e revistas do país. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa.
 


       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 



O mapa do jornalismo independente brasileiro, um projeto da Agência Pública:

A ideia é ambiciosa, mas cada vez mais necessária neste momento de ruptura e renascimento que o jornalismo vive: mapear as iniciativas independentes no Brasil. Neste “mapa” interativo, selecionamos aquelas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas. Acompanhe o link.


Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'