Boletim 182 - 30 Junho a 06 Julho 2016


CARA DE PAU: TEMER ARTICULA ACORDO PARA SALVAR CUNHA



Acuado, após tornar-se réu no STF pela segunda vez, Cunha teve reunião com Temer, no último domingo, na qual fez a clara exigência de que se fizesse um acordo para livrar sua pele. Figura essencial na condução do golpe que colocou Temer no poder, Cunha teme o avanço das investigações da Operação Lava-Jato e quer ajuda do governo para eleger um aliado seu para o cargo de presidente da Câmara como última tentativa de tentar manter o mandato.
Leia mais..

 



PAULO EDUARDO RECEBE ALUNOS DA E.E. S. DOMINGOS SÁVIO



Na tarde desta segunda (27.06) Paulo Eduardo, participando do Programa Escola de Democracia na Câmara, recebeu alunos do 7º e 8º ano da escola estadual São Domingos Sávio localizada na rua Martins Torres.
Indagou sobre o interesse dos alunos, que queriam discutir sobre o atual tema corrupção, o que revela não apenas a atualização desses jovens estudantes como sua preocupação com seus próprios futuros.

Leia mais..
 

 

Nesta segunda dia 27.06 aconteceu a quarta e última Pré-Conferência das Cidades com tema Saneamento e Meio Ambiente.
Nos próximos dias 1, 2 e 3.07 acontecerá a Conferência propriamente dita, na CDL à rua Andrade Neves 31. Vale lembrar que mesmo que não se fez delegado ontem poderá participar das atividades no final de semana.
Assista vídeo com fala de Paulo Eduardo na Pré-Conferência

 

COMO MINORAR O ESTADO DE INSEGURANÇA E MEDO QUE VIVE A POPULAÇÃO DE NITERÓI?




Essa foi a principal questão que me foi colocada na manhã desta segunda (27.06) na conversa sobre segurança pública que tive a oportunidade de participar na ASPI-UFF.
Mais uma vez quero agradecer às profª. Aydil de Carvalho Preis e profª
Satie Mizubuti, pelo convite onde tivemos a chance de analisarmos a situação de insegurança e violência que vivemos em nossa cidade além de fazermos um balanço prévio sobre a implantação do CISP pelo governo municipal na cidade.
Leia mais..

 

NOTA DO OCUPASUS RJ SOBRE A SAÍDA DO PRÉDIO DO NERJ


Depois de 20 dias de uma ocupação vitoriosa, o OcupaSUS RJ vem comunicar que nesta segunda-feira (27.06), às 10h, estamos nos retirando das dependências do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NERJ/MS).
Na última sexta-feira (24/06), mesmo dia em que colocamos o bloco na rua no Ato Político Cultural em Defesa do SUS, entidades que ajudaram a construir o movimento foram notificadas sobre uma ação de manutenção de posse exigindo a saída imediata do edifício ocupado. Como de costume, a resposta do Estado à luta dos movimentos sociais é sempre a repressão ou a ameaça do uso da força. Diante da truculência que não nos surpreende, decidimos coletivamente pela saída.
Leia mais..

 




LUTO E LUTA PELA EDUCAÇÃO DE NITERÓI



Na manhã de domingo dia 26.06 estivemos na Praia de Icaraí junto com os profissionais de educação do
Sepe Niterói realizando uma manifestação em defesa do Plano Municipal de Educação. Infelizmente o Prefeito Rodrigo Neves deu um golpe na educação pública municipal retirando alguns dos pontos mais importantes do Plano Municipal de Educação encaminhado para a Câmara. Os profissionais de educação construíram esse Plano durante mais de uma década e o aprovaram na Conferência Municipal de Educação, que contou inclusive com a participação do governo.
Leia mais..

 

DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À TORTURA


Via Grupo Tortura Nunca Mais/RJ

"A tortura é uma das formas mais cruéis e perversas de desrespeito ao ser humano.Esta pratica passou a ser instrumento oficial do Estado brasileiro, no período ditatorial (1964-1965), e continua sendo a ser utilizada nos dias de hoje, em diversas instituições, especialmente naquelas destinadas a pessoas privadas de liberdade e a céu aberto nas periferias das nossas cidades.
Leia mais..

 




No sábado fiz questão de ir até o Quilombo do Grotão dar um abraço no amigo e companheiro Renatão do Quilombo pelo seu aniversário.
Parabéns, Renatão! Parabéns pela garra e determinação de sempre em defesa da sua comunidade e da cidade de Niterói!
Muito mais saúde e força para que você siga junto conosco nas lutas sempre! Axé!

Acompanhe postagem do Facebook..


 


GESTÃO E ORÇAMENTO em NITERÓI POR NÓS





A cidade que queremos construir em conjunto com a população precisa considerar alterações radicais nas prioridades do governo.
Acompanhe postagem do Facebook..


 




#‎OCUPASUS‬ - TODOS À OCUPAÇÃO!
O Governo Federal mais uma vez ataca a luta em defesa da saúde pública e se utiliza do Poder Judiciário para impedir a livre manifestação daqueles que defendem o fim das privatizações no SUS! Hoje foi obtida uma liminar de reintegração de posse para os movimentos sociais desocuparem o prédio do Ministério da Saúde, no Centro do Rio. A alegação é que estaria havendo algum tipo de restrição a circulação de pessoas e impedimento ao funcionamento de serviços...o que é uma MENTIRA! Os manifestantes que lá estão, encontram-se fazendo uma ocupação totalmente ordenada e não está sendo gerado nenhum tipo de problema o prédio. O único "problema" que certamente está atrapalhando o Governo é a visibilidade que o movimento vem conseguindo para as suas pautas em defesa da saúde pública!

Leia mais..

 


 

Parece ser prerrogativa do governo Rodrigo-Axel a manutenção da verdade pela metade, ou mesmo a inverdade.
Em matéria d'O Globo Niterói, 24.06, o vice-prefeito aparece em destaque comprando alta tecnologia... Pra quem?
Câmeras de segurança, como a panacéia para o combate à violência; a TransOCeânica, como a panacéia da mobilidade; são 50 milhões que este governo gasta em publicidade e auto promoção retirados 'sutilmente' do bolso da população, que ainda carece de qualidade na prestação dos serviços públicos de primeiríssima necessidade. O governo municipal precisa de georreferenciamento para saber que o hospital Orêncio de Freitas tem uma fila de cerca de 3 mil pessoas para fazerem cirurgias?
Investimentos inesgotáveis, não são mais que contas a pagar deixadas para os próximos governos, e, diante da atual gestão RN/AG, as perspectivas de reeleição ficam cada vez mais caras...

Leia mais..

 


 

PSOL NITERÓI APROVA PRÉ-CANDIDATURA DE REGINA BIENENSTEIN À VICE-PREFEITURA DE NITERÓI


Na noite desta terça-feira, dia 28.6, o diretório municipal do PSOL de Niterói se reuniu para aprovar a pré-candidatura da professora da UFF da Faculdade de Arquitetura Regina Bienenstein à vice-prefeita da cidade de Niterói. Ela irá compor a chapa junto ao nosso pré-candidato a prefeito, Flavio Serafini (PSOL/RJ). No mesmo dia, foi aprovada a nominata de 25 pré-candidatos a vereador. Destes, oito são mulheres. Regina é uma companheira de diversas lutas na cidade de Niterói, em especial da defesa das comunidades mais carentes, na busca de alternativas para regularização fundiária, saneamento e melhoria concreta na qualidade de vida. Por seu trabalho a frente de diversos projetos na Faculdade de Arquitetura da UFF, Regina é admirada não só por nós, mas pela maioria das comunidades da cidade.
Leia mais..

 


REAJUSTE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS: CHEGA DE PERDAS PARA O FUNCIONALISMO DE NITERÓI

 

Novamente o Prefeito está atrasando o envio da Mensagem Executiva para conceder o reajuste obrigatório aos servidores municipais. As perdas acumuladas para o funcionalismo público municipal já passa de 37%. No ano passado o reajuste que deveria ter sido de 8,8% e o Governo enviou uma Mensagem com uma correção de apenas 5,5%. Agora, em 2016 o IPCA acumulado no período, referente a maio de 2016 e aplicável para junho de 2016, é de 9,32%.
Assistam o vídeo com a fala do Vereador Paulo Eduardo na sessão desta quarta, 28.06, na Câmara Municipal de Niterói.
Leia mais..

 




DIA MUNDIAL DO ORGULHO LGBT


 

O Dia do Orgulho LGBT foi criado e é celebrado no mundo todo em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova Iorque aos bares que eram frequentados por homossexuais, que acabavam por ser presos e sofrer represálias por parte das autoridades.
Leia mais..


01, 02 e 03.07 CONFERÊNCIA DAS CIDADES DE NITERÓI
Dia 01 à s 18h Cerimônia de Abertura
Palestra Vicente Loureiro
Palestra Carlos Váiner
Credenciamento delegados a partir das 14h

Dia 02 às 9h Aprovação do Regulamento
Avaliação das Conferências
Prestação de Contas
Grupos de Trabalhos
Encerramento

dia 03 às 9h Plenária e Votações
Indicação delegados conferência estadual
Eleição delegados para COMPUR
CDL - Rua Andrade Neves 31, Centro, Niterói.
Acompanhe pelo Facebook..

06.07 BIKES vs CARS
O Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD), em parceria com a Taturana Mobilização Social, exibe no dia 6 de julho, quarta-feira, às 19h, o documentário “Bikes vs Carros (Bikes vs Cars)”, do diretor sueco Fredrik Gertten. Ele acontecerá na Cúpula da Fundação Oscar Niemeyer, no Caminho Niemeyer. A entrada é gratuita.
Acompanhe evento pelo Facebook..
06.07 DEBATE AJUSTE FISCAL: UMA PONTE PARA QUE FUTURO? PREVIDÊNCIA, EDUCAÇÃOE RETIRADA DE DIREITOS 
Para o segundo evento do Ciclo de Debates da Nova Organização Socialista, convidamos a todos para uma discussão sobre os efeitos do Ajuste Fiscal sobre a vida da classe trabalhadora, com os convidados:
- Sarah Granemann (ESS-UFRJ)
- Marco Pestana (INES e PPGH)
- Rodrigo Lamosa (DES/IM/UFRRJ)
Acompanhe evento pelo Facebook..
9 e 10.07 1º ENCONTRO LGBT NACIONAL DO PSOL
A necessidade deste encontro surgiu durante 5º Congresso do PSOL, em 2015, e parte da percepção coletiva das LGBTs presentes neste espaço de fortalecer nossa voz e criar mais espaços de comunicação e diálogo sobre as nossas pautas dentro do partido.
Em São Paulo.
Acompanhe evento pelo Facebook..

01.07 POVOS TRADICIONAIS POR NÓS
As comunidades tradicionais desempenham um papel fundamental na conservação da biodiversidade local, tanto no que se refere aos recursos pesqueiros quanto aos recursos florestais. Em Niterói temos comunidades quilombolas, pescadores artesanais e sitiantes tradicionais, sendo a diversidade cultural expressa na interação em harmonia com os ecossistemas de áreas preservadas da cidade. Um saber ancestral presente no consciente coletivo dessas comunidades, um patrimônio imaterial a ser resgatado, registrado para as atuais e futuras gerações. Buscar garantir a preservação social, histórica e cultural desses grupos, ao lado da preservação ambiental dos ecossistemas é fundamental.
Local: Praia de Itaipu, às 19h.
Acompanhe evento pelo Facebook..

05.07  ASSISTÊNCIA SOCIAL POR NÓS
Sede do PSOL às 18:30
Pensar e refletir sobre a política municipal de assistência social e de Direitos Humanos de Niterói: esse é nosso desafio. O Município de Niterói, através dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), dos CREAS (Centro Especializado de Assistência Social e do CENTRO POP (Centro de Atendimento a População em Situação de Sua), vem executando a Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Nessas instituições são desenvolvidos programas e projetos que atendem os seguimentos da população niteroiense mais pauperizado. Programas como Bolsa Família, PRONATEC e o Atendimento a População de Rua, o atendimento a vitimas de exploração sexual são uma das ações realizadas por esta política pública.
Acompanhe evento pelo Facebook..

09.07 1º ENCONTRO DA FRENTE DE ESQUERDA SOCIALISTA

Em resposta à crise econômica internacional, os trabalhadores, a juventude e todos os grupos oprimidos do Rio de Janeiro estão sendo duramente atacados por todos os governos a serviço da burguesia. O ilegítimo Temer (PMDB) acena com reforma da previdência e redução dos investimentos em saúde e educação, o governo estadual de Pezão (PMDB) e Dornelles (PP) não paga o funcionalismo e comanda uma polícia responsável por chacinas nas favelas e periferias, e o prefeito Eduardo Paes (PMDB), tendo Adilson Pires como vice (PT), bateu recordes de remoções forçadas sob o pretexto de realizar as Olimpíadas. Todos esses governos são frutos de alianças do PT e sua política de conciliação de classes, que desarmou a classe trabalhadora para a luta.
Programação:
9:00-12:00 - Plenária de Abertura: A conjuntura e a Frente de Esquerda Socialista
13:30-16:00 - GT's Temáticos
16:30-17:30 - Palestra com a Auditoria CIdadã da Dívida (a confirmar)
18:00-20:00 - Plenária Final: Encaminhamentos
Acompanhe evento pelo Facebook..

 
 
 

Acompanhem Site do Transparência Brasil que dá acesso a um banco de dados de reportagens relacionadas à corrupção e seu combate, publicadas nos principais jornais e revistas do país. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa.
 


       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 



O mapa do jornalismo independente brasileiro, um projeto da Agência Pública:

A ideia é ambiciosa, mas cada vez mais necessária neste momento de ruptura e renascimento que o jornalismo vive: mapear as iniciativas independentes no Brasil. Neste “mapa” interativo, selecionamos aquelas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas. Acompanhe o link.


Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'