Boletim 184 - 14 a 20 Julho 2016


A grande propaganda enganosa que vem sendo feita em relação ao Plano Municipal de Educação precisa ser combatida por aqueles que acreditam numa sociedade realmente fraterna e livre do preconceito. Nós que lutamos contra o racismo, contra o machismo, contra a discriminação às pessoas com deficiência e etc, também entendemos ser extremamente importante lutar contra a homofobia.
Leia mais..

 



CHEGA DE ARROCHO SALARIAL PARA OS SERVIDORES



Como denunciamos várias vezes, são milhões e milhões gastos em cargos comissionados que em sua maioria não possuem sequer função na gestão publica, enquanto servidores concursados, dentre eles profissionais de saúde e educação, guardas municipais, garis, e etc, seguem tendo seus salários arrochados ano após ano.

Leia mais..

 


CÂMARA DOS DEPUTADOS ELEGE RODRIGO MAIA PARA SEGUIR COM LINHA POLÍTICA DE TEMER E CUNHA


 

O resultado da votação que, na noite de ontem, colocou Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Câmara Federal confirma o que já era esperado. O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), aliado do presidente interino Michel Temer (PMDB-SP), venceu a disputa no segundo turno com Rogério Rosso (PSD-DF), aliado de Eduardo Cunha e que começou a campanha como favorito. A bancada do PSOL, que não compactua com as alianças e acordos feitos, se absteve na votação do segundo turno.
Leia mais..

 






Participamos do final da discussão sobre Direitos Humanos e Saúde Mental. Esta é mais uma Roda de Conversa do movimento Niterói Por Nós onde estamos recebendo contribuições para a construção do Programa do Psol para governar Niterói de forma democrática e transparente nos próximos 04 anos. Vamos juntos debater a cidade e avançar nas propostas de defesa do SUS para dar tratamento digno a toda população!
Leia mais..

 






A comissão de Urbanismo da Câmara justifica que publicou no Diário Oficial do dia 06.07, há seis dias antes da audiência, e havia apenas uma faixa diante da Câmara colocada na véspera convidando a população para participar desta importante audiência que pretende alterar a lei da OUC para o Centro.

Leia mais..

 





 

Nota do SEPE-RJ:
"Diante da efetivação do desconto de dias parados por parte do Governo do Estado do RJ em razão da greve, o SEPE/RJ informa que já está tomando todas as medidas judiciais cabíveis no sentido de fazer respeitar o direito de greve e impedir qualquer retaliação em razão da greve já que o próprio Supremo Tribunal Federal considera que a simples adesão ao movimento não constitui falta grave (Súmula n° 316 do S
TF).(..)"
Leia mais..



A MÁQUINA PÚBLICA MILIONÁRIA DE RODRIGO NEVES

Se já durante quatro anos o governo se utiliza desses mecanismos politiqueiros, às vésperas da eleição há ainda mais um evidente inchaço da máquina pública com fins eleitorais. Para além deste gasto absurdo com cargos comissionados, em sua maioria sem função alguma, como nas Administrações Regionais, sabemos que há outros milhares de cargos ocupados politicamente nas empresas terceirizadas.
Leia mais..

 




É extremamente revoltante e entristecedor saberemos da morte de um jovem de 17 anos em pleno ambiente escolar, em decorrência da violência e da barbárie provocada por alunos homofóbicos:
"Estudantes o amarraram no banheiro e depois de tentar afogá-lo na privada e xingá-lo por ser afeminado, eles o levaram carregado até a sala, onde novamente foi vítima de risadas e piadas. A lição era fazer o rapaz virar homem, seria a lição da vida do rapaz, diziam os agressores. Com um plástico filme amarrando suas pernas e braços, Serguei perdeu o equilíbrio e bateu com a garganta na quina da mesa da professora, que não fez nada para ajudar o aluno. Desacordado, ainda foi xingado pelos colegas e alvo de risadas. A graça se esvaiu depois que perceberam que o rapaz que antes se contorcia, não reagia mais. Quando a polícia chegou, era tarde. Sergei estava morto".

Leia mais..

 


PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO, PRESENTE!

Hoje fazem dois anos que o companheiro Plínio de Arruda nos deixou. Plínio sempre foi uma pessoa que por sua trajetória, por seu exemplo, por sua luta, mereceu amplo reconhecimento de todos nós, de nossa cidade e do país. Plínio foi um exemplo de cidadão, instigado, batalhador e presente nas principais lutas pelos direitos dos trabalhadores. Neste sentido é que em 30 de setembro de 2010 realizamos esta homenagem a ele na UFF, entregando o Título de Cidadão Niteroiense, de iniciativa no Vereador Renatinho (PSOL), único vereador do PSOL naquela ocasião. É um orgulho para nossa cidade ter Plínio como seu eterno cidadão, um exemplo de vida e de militância dedicada a construção de uma sociedade realmente democrática, justa e igualitária!
Leia mais..
 



O "TREM DA ALEGRIA" DA CÂMARA DE NITERÓI


 

Vejam a matéria de O Globo Niterói, demonstrando que a Câmara da nossa cidade é a que mais gasta recursos públicos no Estado. No entanto, é importante esclarecer que os gastos NÃO são divididos por Vereador. A Mesa Diretora é quem maneja a maior parte desses recursos, em uma estrutura que não é nada transparente. Nosso gabinete possui apenas 07 assessores e disponibilizamos mensalmente TODOS os contracheques aqui em nossa fan page. Vejam nossa declaração ao Globo:

"O vereador Paulo Eduardo Gomes, líder do PSOL, questiona a versão do Presidente Bagueira. Segundo ele, não há transparência sobre a remuneração dos funcionários da casa e nem uma explicação plausível sobre onde eles estão de fato lotados, dado o número exorbitante.

— Você pode ir ao Portal de Transparência da Câmara e tentar obter essas informações, mas não vai achar absolutamente nada. Em especial o salário pago a cada um dos funcionários, que é a informação mais importante. A Câmara tem quase 600 estatutários, a pergunta que o Bagueira não vai responder é quanto esses funcionários recebem — dispara o parlamentar, que tem apresentou um projeto de resolução em 2013 para implantar ponto biométrico na casa."
Leia mais..

 
15.07 PROJETO ARQUITETO DE FAMÍLIA
Você é nosso convidado para o evento de apresentação da Plataforma Arquiteto de Família, um sistema de financiamento colaborativo para apoiar a assistência técnica para a reforma de casas em comunidades de baixa renda.
Na plataforma vamos conhecer as famílias e a necessidade de reforma das suas casas. Quem quiser pode apoiar a melhoria de uma casa e a orientação profissional desse processo e depois acompanhar o andamento e os resultados por aqui.
Uma realização da ONG Soluções Urbanas com apoio do CAU/RJ.

Acompanhe evento pelo Facebook..
 
17.07 BIKE ANJO
Domingo é dia de EBA (Escola Bike Anjo) no Teatro Popular de Niterói, a partir das 15h30min!
Quer aprender a andar de bicicleta? O projeto da escola é gratuito e para todas as idades!!! Fazemos uma inscrição por ordem de chegada no dia.
Quem já tem a sua bicicleta o ideal é trazê-la, mas se você não tiver uma não tem problema, emprestaremos para que aprenda! Isso vale pra gente grande (adulto) e gente pequena (crianças). É importante ressaltar que nem sempre temos muitas bicis infantis disponíveis (são disputadas!) portanto, trazê-la ajuda na rapidez dos atendimentos! Mas pode deixar que ajudamos a tirar as rodinhas, essa é a regra.

Acompanhe evento pelo Facebook..

 
21.07 LANÇAMENTO PRÉ-CANDIDATURA DE FLÁVIO SERAFINI A PREFEITO DE NITERÓI
Chegou a hora! Vamos transformar Niterói.
PSOL e PCB convidam para o lançamento da pré-candidatura de Flavio Serafini à prefeitura de Niterói, com Regina Bienenstein como pré-candidata a vice-prefeita. O Clube Canto do Rio vai ficar pequeno (Av. Visconde do Rio Branco, 701 - Centro, Niterói).
O dia 21 será o encontro do nosso sonho de mudar Niterói com o início de uma caminhada para fazê-lo realidade. Reuniremos a força da nossa militância para dizer bem alto: é possível fazer política com base na pluralidade, na ética, na democracia real e no compromisso com trabalhadoras e trabalhadores.
Nossa pré-campanha é fruto da lutas das mulheres, das praças e das favelas. Ela nasce das dores e delícias da vida daqueles que sustentam a cidade.

Acompanhe evento pelo Facebook..
17.07 RODA DE SAMBA SAUDAÇÃO DOS TAMBORES
Neste domingo, a partir das 14h, vai acontecer no Quilombo do Grotão a Roda de Samba "SAUDAÇÃO AOS TAMBORES", comandada por Mingo Silva. Mais uma vez uma roda muito especial com talentosíssimos jovens defensores do samba de raiz e da preservação da cultura do povo negro deste país!

Mingo Silva é natural de Niterói e também é um defensor dos movimentos em defesa do samba de raiz. Talentoso Compositor, percussionista e cantor de simplicidade ímpar e pura simpatia, difícil é conhecê-lo e não se encantar. Sempre presente nas rodas de samba do Rio de Janeiro, conviveu com grandes talentos e aprendeu acompanhando como percussionista grandes mestres do samba como Luiz Carlos da Vila, Ratinho, Monarco, Noca da Portela entre outros.

Será mais uma importante atividade de reafirmação de nossa cultura e resistência! Vamos lá! Participem!


19.07 SAÚDE POR NÓS
Como anda a saúde na cidade de Niterói?
Vemos nos meios de comunicação e acompanhamos que a saúde vai mal em Niterói.
Neste espaço iremos debater sobre propostas elaboradas para melhoria do acesso e a garantia do direito a saúde. População com dificuldade em conseguir acesso a serviços básicos, assim como consultas e exames. Também vemos falta de diversos medicamentos e profissionais trabalhando de forma precária, sem sequer garantia de direitos trabalhistas!
Isso precisa mudar!
Defendemos uma saúde pública, estatal e de qualidade!
A Prefeitura deve ser responsável por garantir a efetivação das políticas de saúde no município. Desta forma, é fundamental o apoio e participação dos trabalhadores da saúde e população de Niterói para caminharmos na direção de uma cidade com garantias de direitos e efetivo controle social.
Na sede do PSOL Rua Dr Celestino 6, Centro às 18h.
Acompanhe evento no Facebook..
27.07 Midiativismo: tecnologias, práticas e contextos nas lutas no Rio de Janeiro
O evento apresentará os rumos da pesquisa do Prof. Marcelo Castañeda, que trata do emergente campo do midiativismo a partir dos protestos que tomaram a esfera pública, em junho de 2013 enfatizando as tecnologias associadas a práticas e contextos no Rio de Janeiro.
O objetivo é entender como máquinas e aplicativos tecnológicos possibilitam uma ação sociotécnica que viabiliza conexões entre pessoas que perfazem um contra-poder.

Participarão da mesa de debates os seguintes profissionais:
Exposição: Prof. Marcelo Castañeda (PPGCom)
Convidados: Paula Kossatz, fotógrafa.
Thiago Dezan, midiativista
André Miguez, midiativista, Mídia Independente Coletiva

Local: PPGCom UERJ - Campus Maracanã - 10º andar - Sala 10.121 Bloco F
Acompanhe
evento pelo Facebook..
 
 
 

Acompanhem Site do Transparência Brasil que dá acesso a um banco de dados de reportagens relacionadas à corrupção e seu combate, publicadas nos principais jornais e revistas do país. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa.
 


       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 



O mapa do jornalismo independente brasileiro, um projeto da Agência Pública:

A ideia é ambiciosa, mas cada vez mais necessária neste momento de ruptura e renascimento que o jornalismo vive: mapear as iniciativas independentes no Brasil. Neste “mapa” interativo, selecionamos aquelas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas. Acompanhe o link.


Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'