Boletim 186 - 28 Julho a 03 Agosto 2016




Clique sobre a imagem e assista ao vídeo!
 


Estamos vivendo um momento crucial em relação ao papel da educação em nossa sociedade. Por um lado, temos os já conhecidos ataques à educação pública, como a falta de professores concursados, baixos salários, problemas de estrutura nas escolas, repasse da verba da educação às entidades de ensino privado, entre outras questões. Por outro, um avanço da ofensiva conservadora quer impor parâmetros retrógrados para a educação, com a pressão do “Escola sem partido” e as dificuldades colocadas à implementação dos debates relacionados à meta federal de combate ao preconceito, em que as crianças poderiam aprender a não ter ódio do diferente, aprender a respeitar e ter tolerância com relação a seus colegas, sejam eles negros, brancos, deficientes, índios, gays, lésbicas, etc.
Acompanhe evento no Facebook..

 


EM DEFESA DO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DE JURUJUBA


 

Durante recente Assembleia da Associação dos Amigos e Usuários da Saúde Mental de Niterói, no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (HPJ), questionamos novamente o governo sobre a retirada da emergência psiquiátrica daquele local.
A falta de opções para a garantia da emergência é uma questão que vem sendo debatida há anos e até hoje o Executivo não apresentou uma solução adequada.

Leia mais..

 





 

Vivemos um momento muito importante no processo de reorganização da classe trabalhadora no Brasil, com características conjunturais próprias quando pensado em uma duração mais longa, ou quando comparado a outros processos de reorganização. Os que viveram os anos 1980, recordam-se da relativa rapidez e da força política com que se constituíram formas organizativas novas da classe trabalhadora brasileira. A partir das greves de 1978 e das lutas sociais que se seguiram, marcando a reentrada dos trabalhadores na cena política naqueles anos finais da ditadura instalada em 1964, surgiram o Partido dos Trabalhadores (em 1979/1980), a Central Única dos Trabalhadores (1983) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (1984), para ficarmos nos exemplos mais expressivos daquele processo. Sabemos que nas décadas seguintes, o PT optou por priorizar a via eleitoral e a atuação nos marcos da institucionalidade burguesa, reduzindo seu projeto estratégico a uma ampliação da “cidadania”, entendida como um reformismo de baixo impacto.
Leia mais..

 






Participei nesta quinta dia 28.07 do Seminário Ameaças à Saúde Pública no Estado do Rio de Janeiro acontecendo no Teatro Popular Oscar Niemeyer atendendo convite do sr. João José Quadros Barros Joao Jose Bosco e da organização deste evento promovido pela Associação Pestalozzi de Niterói e o ILTC – Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência onde estamos discutindo questões sobre a presença de agentes infecciosos, em especial o Aedes aegypti, e as consequentes patologias como a dengue, a chikungunya, o vírus da zika, a microcefalia e a síndrome de Guillain-Barré, no País e no Estado do Rio de Janeiro.
Leia mais..

 



Assisti nesta quarta dia 27.07, junto a Regina Bienenstein, nossa pré-candidata a vice-prefeita de Niterói e outros amigos, ao excelente debate promovido pelo Centro de Artes UFF sobre o legado, ou, como mais apropriadamente denomina Carlos Váiner: o des-legado olímpico.
Importante agora, às véspera desse grande evento, termos dados tão estarrecedores sobre a mercantilização do evento e dos esportes.
Em entrevista na terça 26.07 do prefeito do Rio ao Programa Jô Soares, os números e entusiasmo apresentados por Eduardo Paes se tornam apenas mais uma piada de mau gosto. A "festa" com muito dinheiro público para benefício exclusivo de uns poucos. O show de terrorismo e medo - chamado de "segurança" - oferecido aos turistas que não terão a oportunidade de conhecer a Cidade do Rio de Janeiro como ela é de fato, apesar de todos seus problemas cotidianos.
Leia mais...
Assista ao vídeo da palestra de Fernanda Sánchez
Assista ao vídeo da palestra de Rogério Borba e Carlos Váiner

 




Em assembleia esta manhã a categoria votou pela suspensão da greve de quase 5 meses, leia mais em artigo de educadores da categoria.

Leia mais..

 


MAIS UMA DA SÉRIE "COVARDIAS DO GOVERNO DO ESTADO"


Se não pode vencer o inimigo, tente quebrar suas pernas. Deve ser essa a máxima partilhada pelo executivo estadual e sua base na ALERJ, pois em meio à maior greve da história do Rio, eles tentam, desesperadamente, arrumar meios para enfraquecer a classe trabalhadora; se o corte de salário não adiantou, atacam, agora a organização sindical. Isso mostra a importância e a força desse instrumento de luta, que tem como grande exemplo o SEPE RJ - Oficial, e a necessidade de lutar pelo fortalecimento dos espaços de organização da classe!
Leia mais..

 



SAÚDE NÃO PODE SER MERCADORIA!
 


Por essas e outras nós somos totalmente CONTRA a privatização da saúde! A luta daqueles que defendem o direito à vida deve ser em defesa da saúde 100% pública, gratuita, com um SUS que garanta atendimento integral e universal para toda a população. Não é a primeira vez que vimos esse tipo de crime com o claro objetivo de obtenção de lucro colocando em risco e ameaçando diretamente a vida alheia. Já vimos inclusive, aqui no Rio de Janeiro, falsificação de medicamentos, com comercialização de placebos como se fossem remédios e levando centenas de pessoas a óbito e ao agravamento de doenças graves, como leucemia e outros tipos de câncer. Tudo em nome do capital, tudo em nome do lucro, tudo com o tratamento da saúde e da vida como uma mera mercadoria.
Vejam a
matéria do Fantástico.
Leia mais..

 



O RIO DE JANEIRO DOS JOGOS DA EXCLUSÃO




O Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas divulgou, na última semana, esse importantíssimo, pois muito didático mapa, que mostra, territorialmente, as consequências dos Jogos Olímpicos feitos para as empresas e que resulta num alto custo social.

"As feridas que geraram cicatrizes na “cidade olímpica”, como a destruição da Mata Atlântica para a construção de um campo de golfe e a remoção de 77 mil pessoas de suas casas desde 2009 — ano em que foi definido o Rio como cidade-sede —, são mostradas no mapa e também serão foco das atividades da Jornada de Lutas."
Leia mais..

 






Covardia com os trabalhadores! Senado aprova o PLC 33/16, com texto que retira 40% dos salários dos técnicos do INCA, numa clara iniciativa de desmonte da saúde pública e ataque aos princípios do SUS

Leia mais..

 



Nada muda, da Proconsult até os dias de hoje. Em vez de "Escola sem Partido", que tal " Mídia sem partido" e "Institutos de Pesquisa sem partido"?

Leia mais...

 



Estive ontem, 23.07 acompanhando a ocupação do C.E. David Capistrano, em Santa Bárbara.
Vamos juntos, a luta continua!
Acompanhe postagem do Centro de Mídia Independente...

Leia mais..


 




"Por que dar 25 milhões de perdão aos donos de cartórios mas não pode alocar recursos para implantar alguns dos direitos reivindicados na pauta e retirados pela Fundação? Essa é a discussão!"
Assista a fala de Paulo Eduardo durante Audiência Pública da Educação em 29.06.2016

Leia mais..


 

MPF SE POSICIONA CONTRA A LEI DA MORDAÇA!

Importantíssimo movimento da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) do MPF, que encaminhou ao Congresso nota técnica que aponta a inconstitucionalidade do Projeto de Lei 867/2015, que inclui o Programa Escola sem Partido entre as diretrizes e bases da educação nacional.
Leia mais..

 


CONVENÇÃO DO PSOL: RUMO A UMA NITERÓI CONSTRUÍDA POR TODOS NÓS!


Mais de 700 pessoas LOTARAM o Ginásio do Clube Canto do Rio, no Centro de Niterói para acompanhar a Convenção Municipal do PSOL. Em meio às saudações das mais diversas lideranças populares, representantes de movimentos sociais e sindicais, aprovamos por consenso as Pré-Candidaturas de Flávio Serafini, para Prefeito, e Regina Bienenstein, para Vice-Prefeita. Aprovamos ainda a chapa de 27 pré-candidatos a vereadores, que irão nos ajudar a tomar as ruas em defesa da transformação que tanto nossa cidade merece e precisa!

Leia mais..

 




Leia mais...


 
28.07ATO CONTRA A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO
A CONCENTRAÇÃO COMEÇARÁ AS 19:00.
SAÍDA AS 20:00 COMPARTILHEM!
SOBRE A AGRESSÃO SOFRIDA PELA CICLISTA
Acompanhe evento pelo Facebook..
 
28.07 JUVENTUDE POR NÓS
Você já parou pra pensar que a grande maioria dos equipamentos culturais da cidade estão na Zona Sul e no Centro? Mas espera aí! E Pendotiba? E o Fonseca? E o Sapê?
É preciso democratizar o acesso a cultura em Niterói! É preciso democratizar o acesso das juventudes à cultura em Niterói.
A partir das 18 no Caminho Niemeyer.

Acompanhe evento pelo Facebook..
30.07 SAMBA DA COMUNIDADE NO QUILOMBO DO GROTÃO
Além de levantarmos novamente algumas de nossas bandeiras de luta, em meio ao samba de qualidade e a tradicional feijoada na lenha, teremos a presença do cartunista Ykenga Mattos.
30.07. URBANISMO POR NÓS | HABITAÇÃO
O Programa Movimento 'Niterói por Nós' convida todas e todos para um debate sobre urbanismo e habitação com Regina Bienenstein, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFF.
A atividade acontecerá na sede do
PSOL Niterói às 14:00h. Participe!
Acompanhe evento pelo Facebook..

04.08 COMUNICAÇÃO POR NÓS
O Programa Movimento "Niterói por Nós" convida todas e todos para debater a comunicação em nossa cidade. Nosso encontro acontecerá às 18:30h no IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF.
Alternativas para desconstruir a concentração da mídia em poucas empresas, famílias e igrejas, além de pensarmos em possibilidades de fortalecimento da comunicação comunitária, popular e alternativa estarão em pauta. Especialmente se você trabalha com comunicação e pensa esse tema, participe!

Acompanhe evento pelo Facebook..

28.07 GPDU - UFF CONVIDA PARA LANÇAMENTO DE LIVROS E EXIBIÇÃO DE FILME
Próxima quinta às 18h, no Chalé da EAU/UFF, lançamento dos livros 'Os mega eventos e a cidade' e 'Planejamento e conflito urbano' e exibição do filme "O sonho olímpico".
Não perca!

Acompanhe
pelo Facebook..

30.07 EDUCAÇÃO EM NITERÓI: PROBLEMAS E PROPOSTAS
Este sábado às 10h na sede do PSOL, r. Dr. Celestino 6.
Estamos vivendo um momento crucial em relação ao papel da educação em nossa sociedade. Por um lado, temos os já conhecidos ataques à educação pública, como a falta de professores concursados, baixos salários, problemas de estrutura nas escolas, repasse da verba da educação às entidades de ensino privado, entre outras questões. Por outro, um avanço da ofensiva conservadora quer impor parâmetros retrógrados para a educação, com a pressão do “Escola sem partido” e as dificuldades colocadas à implementação dos debates relacionados à meta federal de combate ao preconceito, em que as crianças poderiam aprender a não ter ódio do diferente, aprender a respeitar e ter tolerância com relação a seus colegas, sejam eles negros, brancos, deficientes, índios, gays, lésbicas, etc
Acompanhe evento pelo Facebook..

 
02.08 NITERÓI PELAS NEGRAS E NEGROS
O Programa Movimento "Niterói por Nós" convida todas e todos para debate da cidade sob a perspectiva racial de negras e negros.
A atividade acontecerá às 18:30h no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense. Participe!

Acompanhe evento pelo Facebook..

 
 

Acompanhem Site do Transparência Brasil que dá acesso a um banco de dados de reportagens relacionadas à corrupção e seu combate, publicadas nos principais jornais e revistas do país. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa.
 


       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 



O mapa do jornalismo independente brasileiro, um projeto da Agência Pública:

A ideia é ambiciosa, mas cada vez mais necessária neste momento de ruptura e renascimento que o jornalismo vive: mapear as iniciativas independentes no Brasil. Neste “mapa” interativo, selecionamos aquelas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas. Acompanhe o link.


Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'