Boletim 201 - 10 a 16 de Novembro 2016
SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA O PACOTE DE MALDADES DO PEZÃO



Vimos, nessa semana, o governo do estado do Rio de Janeiro ficar completamente acuado frente à mobilização dos servidores, aposentados e pensionistas de todas as áreas contra o "Pacote de Maldades". Frente às propostas de penalizar o salário e o plano de carreira dos servidores e retirar conquistas essenciais à população mais pobre, como o aluguel social e o restaurante popular, enquanto continua a farra das isenções fiscais, as mobilizações não param de crescer.

Na última terça-feira, agentes da segurança pública derrubaram os tapumes que cercavam a Assembleia Legislativa e invadiram o plenário da ALERJ. O governo de Pezão, com seu pacote de maldades, está conseguindo a proeza de voltar contra si até mesmo seu próprio aparelho repressivo. Porém, no dia seguinte, nada de novo no estado policial do PMDB: um dia depois de derrubar os tapumes da Assembleia de Legislativa e ocupar o plenário da ALERJ, a PM carioca age com a truculência de sempre contra os "colegas", servidores públicos estaduais, que tentavam ocupar o mesmo espaço, contra o mesmo pacote de maldades.

Visite nossa página e acompanhe as notícias..



Na manhã da última sexta-feira (04), cerca de 10 viaturas da policia civil e militar de São Paulo invadiram a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), no interior do Estado. De acordo os relatos, os policiais chegaram, sem mandado, fecharam o portão da Escola e pularam a janela da recepção disparando tiros de fogo para o ar. 

O nosso mandato a Nova Organização Socialista (NOS) se solidarizam completamente com o MST, que é um movimento que luta pela democratização da terra, e com a Escola Nacional Florestan Fernandes, uma das mais belas iniciativas desse movimento. Basta de criminalização dos movimentos sociais! 
Lutar não é crime!

Leia mais..
 

TODO APOIO À LUTA DOS ESTUDANTES EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E CONTRA A PEC 241

Na última sexta-feira, 04 de novembro, um grupo de jovens lutadores ocuparam a câmara de vereadores de Niterói seguindo o exemplo de outros milhares de estudantes que vem ocupando escolas e universidade contra os ataques do governo golpista de Michel Temer.

Como único Vereador presente na Câmara na tarde/noite desta sexta-feira, a mim coube o papel de mediar as legítimas reivindicações do movimento com as necessidades dos funcionários da Casa e as atividades da sociedade civil reservadas para o Plenário. Os estudantes em todo o país lutam contra a PEC 241 e contra a reforma do currículo do Ensino Médio. E em Niterói lutam também contra a restrição do diálogo acerca do respeito à diversidade nas escolas. Reivindicam que o Município revogue a emenda aprovada pela Câmara.

Leia mais..



Estive, no último final de semana, São Paulo participando de um seminário nacional com todos os parlamentares eleitos do Psol em todo o Brasil. Momento importante de troca de experiências e de construção de uma resistência ainda maior em todo o país, nas ruas e no parlamento. 

Hora de debater principalmente o papel do parlamentar de esquerda nesse duro momento de enfrentamento e de retirada de direitos. É preciso fortalecer e qualificar ainda mais nossa resistência no parlamento, mas principalmente colocar nossos mandatos ainda mais a disposição dos movimentos sociais e das lutas nas ruas. Precisamos ser de fato referências importantes de apoio para todos que estão, como nós, buscando construir uma sociedade mais justa e democrática! 

Leia mais..



SEGUE A LUTA EM DEFESA DAS FAMÍLIAS DE PESCADORES DA PRAIA DO SOSSEGO!



Vejam a matéria do Globo Niterói do último sábado sobre a importância da luta em defesa das famílias de pescadores artesanais tradicionais da Praia do Sossego. Todas as autoridades envolvidas foram convidadas para a nossa Audiência Pública. Houve na ocasião um consenso de que aquelas famílias eram parte importante da comunidade tradicional da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu. Este é, inclusive, um tipo de Unidade de Conservação que só pode existir onde há comunidade tradicional que vive dos recursos naturais locais, que é o caso destas famílias.

O entendimento da Audiência Pública foi de que a sentença de demolição já está cumprida integralmente, já que houve a retirada das duas casas que estavam na areia. Desta forma, com os mapas apresentados pela Antropologia da UFF, mostrando que a casa atual não se encontra em terra da União, o Município entendeu também que é seu dever manter aquela família no local e não demolir a terceira casa. Esperamos que o Poder Judiciário Federal aceite o nosso pedido, da Câmara, do Município e do Fórum de Comunidades Tradicionais, e arquive definitivamente o processo.

Leia mais..
 



Estive, na noite da última segunda-feira (07.11), presente no lançamento dos Livros "Charges para sala de aula" e "Poleiros" do grande amigo Marcio Malta (Nico). Chargista talentosíssimo, Nico sempre nos ensina como a arte pode ser importante instrumento de diálogo com a sociedade e ferramenta de transformação social. É uma honra poder estar ao seu lado e compartilhar com ele momentos importantes como esse.
 

PSOL NA ALERJ CONTRA O PACOTE DE MALDADES DE PEZÃO


Assista vídeo em que o companheiro, deputado estadual, Marcelo Freixo detalha o que pretende o pacote de maldades do governador Pezão. É preciso construir caminhos para superar a crise econômica em que o PMDB deixou o Rio de Janeiro que onerem seus culpados e não os servidores e a população!
 


Acompanhe as deliberações das últimas Assembleias das redes municipal e estadual de Niterói.





Na última terça-feira (08.11), o trânsito da cidade vitimou mais um ciclista.

O atropelamento ocorreu no bairro da Cachoeira, próximo à garagem da viação MIramar. Tudo indica que o ciclista foi vitimado por um caminhão. [em apuração, qualquer informação é bem vinda]

Desde 2014, quando iniciou-se o programa Niterói de Bicicleta, coordenado pela vice prefeitura da cidade, as vítimas se acumulam mas absolutamente nada é feito para reverter este lamentável quadro.

Leia mais..
 




Em meio ao atordoamento provocado pelo avanço do conservadorismo representado na vitória de Donald Trump, vale a pena recuperar esse texto em que, analisando diversos pontos da situação política e econômica do país em julho, o cineasta Michael Moore já apontava para a vitória do candidato republicano e seus porquês.

Leia aqui..
 



Seguem as ocupações na UFF, contra a PEC 241, a Reforma do Ensino Médio, o Escola Sem Partido e as diversas formas de ataque aos serviços públicos e ao ensino crítico e laico. Essa semana, o IACS e o bloco A, também votaram pela ocupação em assembleia e os blocos e institutos seguem tomados por atividades tocadas por professores, alunos e funcionários. 
 

Participamos, na tarde de hoje, do Debate sobre a Dívida Pública, que está acontecendo nesse momento na ADUFF.

Importantíssima iniciativa em Niterói, no sentido de formar Núcleo da Auditoria Cidadã da dívida, com exibição do documentário "Dívida Pública Brasileira: a soberania na corda bamba", de Carlos Ponzato e posterior discussão.


11.11: 1º ATO UNIFICADO NA UFF CONTRA A PEC 241 (55)

Sindicato dos técnicos-administrativos da UFF (Sintuff), dos docentes (ADUFF-SSind), estudantes e administração da Universidade Federal Fluminense convocam:
1° Ato Unificado na UFF Contra a PEC 241 (55) - 11 de novembro (sexta-feira), às 14h, na quadra de esportes da Educação Física, no campus do Gragoatá (Niterói)
Após a manifestação, a comunidade acadêmica forma um bloco para o ato "Nem a PEC do Temer, nem os cortes do Pezão - Nenhum direito a menos", com concentração às 17h, na Candelária. Saiba mais em: https://www.facebook.com/events/195199647553985/
A
companhe evento no Facebook

16.11: CINE-DEBATE LGBT - "A VIDA QUE NÃO CABE" E "PREPARA"

O Setorial LGBT do PSOL Niterói convida todas e todos para participar de um cine-debate com os curta-metragens "A vida que não cabe" e "Prepara!" com o objetivo de discutir os problemas que atingem diretamente a população trans, colocando em xeque o seu próprio direito de existir enquanto indivíduo.
Para o espaço, contaremos com a presença de João W. Nery (escritor e transativista), Bruna Benevides (ativista transfeminista, coordenadora do PreparaNem Niterói e presidenta do Conselho Municipal LGBT), Baruc Carvalho (diretor do curta "A vida que não cabe") e Muriel Alves (diretora do curta "Prepara!").
Acompanhe evento no Facebook
11.11: NENHUM DIREITO A MENOS - O RIO VAI PARAR
Esta é uma semana de lutas no Brasil e em especial no Rio de Janeiro!
Além dos cortes que o governo federal impõe, em especial a PEC do Fim do Mundo, mas também a reforma da previdência, aqui no Rio de Janeiro o governo Pezão já anunciou seu pacote de maldades. 
O PMDB trabalha junto para destruir a vida dos brasileiros! É corte de salários, calote no aumento, passagem de ônibus e luz mais cara... são 20 anos de congelamento dos investimentos sociais em nível federal!
O Rio está em luta a semana toda, e na sexta-feira vai parar!
Geral na Alerj, não tem governador, presidente e deputado que tire nossos direitos!
O ato concentra na candelária e vai pra ALERJ!!
 

20.11: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO QUILOMBO DO GROTÃO

VALEU ZUMBI! VALEU DANDARA! 
COMEMORAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO QUILOMBO DO GROTÃO!
Mais um ano de luta e resistência em nosso país ainda racista e segregador! Precisamos novamente levantar a bandeira da resistência e da luta do povo negro! Como já é tradição, haverá uma série de atividades durante esse mês, tendo como ponto alto a grande festa de ZUMBI DOS PALMARES na sede da comunidade. 

Veja mais no Facebook

 


       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 



O mapa do jornalismo independente brasileiro, um projeto da Agência Pública:

A ideia é ambiciosa, mas cada vez mais necessária neste momento de ruptura e renascimento que o jornalismo vive: mapear as iniciativas independentes no Brasil. Neste “mapa” interativo, selecionamos aquelas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas. Acompanhe o link.


Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'