Boletim 224 - 27 de Abril a 03 de Maio 2017
GREVE GERAL CONTRA OS ATAQUES DE TEMER AOS TRABALHADORES!



Nos últimos dois meses a mobilização contra as reformas de Temer cresceu consideravelmente. Os trabalhadores vem mostrando sua disposição em resistir contra os ataque aos direitos fundamentais, conquistados à base de muita luta pela classe. É fundamental nesse momento, continuarmos no crescente de mobilização e pararmos o Brasil na Greve Geral de Manhã!
Esse governo, que tem apenas 4% de aprovação, segundo
pesquisa realizada pela consultoria Ipsos, não tem legitimidade nem para estar no poder, muito menos para impôr ao conjunto dos trabalhadores as perdas de direitos históricos previstas nas Reformas Trabalhista e da Previdência.
Para isso, o SEPE, o MUSPE, o Forum dos Servidores Públicos Federais, a frente Povo sem Medo e a Frente de Esquerda Socialista, estão organizando essa passeata. 
Chamamos todos os trabalhadores do Rio de Janeiro a construir uma grande marcha contra as reformas. Vamos nos concentrar na ALERJ, que foi palco de grandes mobilizações das categorias do serviço publico estadual e daremos a este dia um carater de luta. A agenda reacionária imposta pelo governo nos coloca a necessidade de darmos respostas mais duras na conjuntura. É hora de união dos trabalhadores!

 
APÓS GOLPES A MANOBRAS, CÂMARA APROVA TEXTO BASE DA REFORMA TRABALHISTA



Na noite da última quarta-feira, 26.04, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da Reforma Trabalhista, depois de uma tramitação marcada por golpes e manobras do presidente da Casa, Rodrigo Maia, para que fosse votada em regime de urgência, antes da Greve Geral dia 28. Essa reforma representa a materialização direta dos interesses da burguesia, que através de representantes de classe, escreveram diretamente artigos para a proposta (leia mais), contra os direitos conquistados em séculos de luta dos trabalhadores e materializados na CLT. Você pode ler aqui algumas das mudanças mais graves impostas pela reforma ao conjunto dos trabalhadores.
Portanto, só nos resta a união e a luta frente a esse cenário de ataques e retrocessos! Vamos parar o Brasil amanhã na Greve Geral e mostrar toda a nossa força a esse governo contra a Reforma Trabalhista e a Reforma da Previdência! 


 A "CRISE" DE NITERÓI É A PÉSSIMA GESTÃO DO PREFEITO!


 

Vejam a matéria da Folha de São Paulo que apresenta a real situação da cidade e traz uma importante crítica nossa ao governo: https://goo.gl/QrGjxm

Ao mesmo tempo que vemos crescer a arrecadação do Município, o Prefeito vem cortando drasticamente da saúde, da educação, da assistência social e dos servidores públicos em geral. No final do ano passado retirou o direitos dos profissionais de educação de receberem o adicional transitório que haviam conquistado e que começaria a ser pago agora, aumentou a alíquota previdenciária de todo mundo de 11% para 12,5%, não vem aplicando o reajuste anual dos servidores e vem ignorando o PCCS de várias categorias.
Leia mais..
 




Aconteceu na tarde dessa quinta-feira, 27.04, reunião da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Niterói com a presença do presidente da Comissão Paulo Eduardo Gomes, diversos líderes de associações de moradores da cidade e representantes da Fiocruz, na Câmara.
A reunião começou com a apresentação do projeto "Eliminar a Dengue" e suas ações em Niterói. Logo mais se discutirá os pareces da comissão e a organização de uma audiência pública para debater a necessidade de realização de concurso público na cidade.

 

VITÓRIA DOS SERVIDORES ESTADUAIS!



Mais um prova de que, de fato, só a luta muda a vida! Toda a mobilização dos servidores estaduais impôs aos governos da burguesia essa importante derrota: Pezão não vai mais ter a desculpa da obrigatoriedade do socorro financeiro para forçar a Assembleia Legislativa do Rio a aprovar o aumento na contribuição previdenciária, que resultaria em redução de salário para os servidores! Que cobrem as dívidas das empresas e tirem a mão do bolso dos trabalhadores!
Leia mais..


RESISTÊNCIA INDÍGENA



No último dia 25, mais de 3 mil indígenas que participam do Acampamento Terra Livre marcharam pacificamente até o Congresso Nacional, onde foram recebidos com bombas de gás lacrimogêneo pela polícia legislativa. O ato pedia o fim do genocídio indígena e o respeito à constituição e aos direitos dos povos originários.
 

CONDENAÇÃO DE RAFAEL BRAGA GERA REVOLTA

O racismo de Estado e a seletividade punitiva seguem acabando com a vida de nossos jovens negros. ONZE ANOS. Repetindo, Rafael Braga foi condenado a ONZE ANOS de prisão, com base apenas no depoimento dos policiais "responsáveis pelo flagrante".

"Não só o magistrado condenou exclusivamente com base nas palavras de policiais, como também se recusou a considerar o depoimento da vizinha de Rafael que afirmou ter visto os policiais agredi-lo. Evelyn Barbara, em depoimento prestado à Justiça, afirmou que viu Rafael Braga sendo abordado sozinho e sem objetos na mão. Evelyn afirmou que ele foi agredido e arrastado até um ponto longe de sua visão."
Leia mais..

 

CISP INOPERANTE E QUASE MEIO MILHÃO REPASSADOS SEM CONTRATO

Vamos aditar nossa denúncia ao Ministério Público para que seja apurada mais essa situação. Como pode uma empresa prestar serviço ao Município e receber quase meio milhão sem contrato? Isso aqui não é a casa do Rodrigo pra ele contratar quem bem entende! A administração pública tem formalidades legais que precisam ser cumpridas. Atitudes como essas violam frontalmente os princípios da administração pública e precisam ser punidas.

A cada dia vemos o quanto essa megalomania do Prefeito causou de prejuízos para a cidade. Até agora já foram bem mais de R$ 30 milhões jogados fora, desde a construção do prédio próprio até os contratos ineficazes, suspeitos e totalmente inúteis para a população. Até hoje não conseguimos fazer sequer uma vistoria no prédio para verificar o que há de funcionamento efetivo. A Prefeitura esconde justamente porque não tem o que mostrar.
Leia mais..

 





Muito bacana esse curta sobre os 100 anos da Revolução Russa, baseado esteticamente no construtivismo russo e legendado pela equipe de comunicação da NOS-BH.
Assista ao vídeo..

 
 

É INADMISSÍVEL A SITUAÇÃO EM QUE O PMDB DEIXOU SERVIDORES, APOSENTADOS E PENSIONISTAS! FORA PEZÃO!

"Na bolsa, a pensionista do Estado levava uma garrafa de água, que deixara no congelador durante a madrugada para manter a temperatura fresca por mais tempo. Nas mãos, uma cartolina e uma caneca verde. Pediu ajuda a uma mulher para fazer seu cartaz, porque considera sua letra feia. Sob sol de 35°C, ao pé da estátua de Tiradentes que dá nome à sede do Legislativo fluminense, pediu dinheiro aos passantes. “Três meses sem salário, três meses sem dignidade. Uma esmola, por favor”, dizia para quem passava."
Leia mais..

 


CARTA ABERTA DA FRENTE DE ESQUERDA SOCIALISTA ÀS CENTRAIS SINDICAIS

No Rio de Janeiro, marchemos juntos contra as reformas de Temer no dia da greve geral!

Companheiros e companheiras dirigentes sindicais cariocas,

vocês sabem que a Frente de Esquerda Socialista está junto com todas as centrais sindicais e demais frentes construindo a greve geral do próximo dia 28. Temos concentrado nossas energias, sobretudo, na construção dos comitês de base, instrumento que julgamos vital para a construção democrática da greve geral e para potencializar a mobilização de massas contra as reformas e o governo Temer.

É sabido, também, que há uma polêmica na preparação da greve geral no Rio. Parte das centrais insiste na ideia de que as paralisações e ações do dia 28 culminem em um ato-show, no final da tarde, na Cinelândia. Já existe uma programação divulgada para esse evento, que inclui DJs e apresentações de grupos musicais.
Leia mais..

 


 

A FALTA DE SINALIZAÇÃO É A QUESTÃO MAIS GRAVE!

De que adianta ampliar a malha cicloviária se as condições das faixas existentes não garante aos ciclistas o mínimo de segurança?
A questão do trecho da Marquês de Paraná que fica está anos no limbo, tem sido perigo recorrente. Sem NENHUMA sinalização, alguns preferem se arriscar num espaço exíguo entre cones, na contramão, na ida para o Centro, sem sinalização inclusive no compartilhamento da calçada, disputando a mesma com pedestres. Outros preferem compartilhar a via no sentido do trânsito com os demais veículos, mas são constantemente xingados e pressionados pelos veículos e seus motoristas por estarem "disputando" o espaço dos corredores entre carros com motos e empurrados por ônibus ao mudarem de pista entre o ponto antes do HUAP e a saída para a Amaral Peixoto.
Tudo se resume à falta de condições adequadas que garanta a devida segurança aos 'novos' usuários das vias com placas indicando que as pistas são SIM compartilhadas e que o motorista, ao cruzar a faixa pintada para ciclistas, deve SEMPRE aguardar o ciclista que segue em frente. Temos acompanhado barbaridades sendo cometidas por denúncias e relatos nas redes sociais e a Prefeitura continua não fazendo nada a esse respeito, que é a questão mais grave e a mais barata de ser resolvida. Basta querer!

Leia mais..

 


RURALISTA SUBSTITUI O PASTOR À FRENTE DA FUNAI

O desrespeito desse governo não tem fim! Numa trágica ironia, um dia depois do dia dos povos indígenas, o Ministro da Justiça, Osmar Serraglio (PMDB), conseguiu piorar ainda mais a presidência da Funai. Em represália a não ter aceitado nomear 25 pessoas do PSC indicadas pelo líder do governo no Congresso, André Moura (PSC-CE), Antônio Fernandes Toninho Costa foi substituído, com o aval de Michel Temer, por um representante da bancada ruralista no Legislativo.
Leia mais..

 


 


Que tristeza profunda. Na semana que se completam 21 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, mais uma tragédia contra famílias de pequenos agricultores, para deixar bem claro que nossa política agrária em nada avançou e segue a lei da bala nas mãos de coronéis muito bem representados no Congresso Nacional.

Leia mais..


 



"A intenção é transferir estas aulas (retomadas na última semana na Uerj) para a porta do governador Pezão, exigindo uma resposta definitiva sobre a universidade", explicaram os organizadores do ato.

Leia mais..

 



CERTIFICAÇÃO PARA O QUILOMBO DO GROTÃO!

Parabéns a Renatão Do Quilombo e a toda comunidade tradicional do Quilombo do Grotão pela mais recente conquista na linda luta que empreendem há tantos anos em nossa cidade pela sua efetiva valorização e reconhecimento. O Quilombo do Grotão, que já tinha sido reconhecido como comunidade Quilombola pela Fundação Cultural Palmares através de Portaria publicada no Diário Oficial da União em 2016, na última terça-feire recebeu, oficialmente, a Certidão de Território remanescente​ de Quilombo. Este documento é fundamental à delimitação das terras do Quilombo do Grotão, para que possam, com mais paz e tranquilidade, manter viva sua rica cultura e tradições na Serra da Tiririca.
Leia mais..

 




O completo sucateamento do SUS é cada vez mais um fato incontestável.
Assista ao vídeo..


 


28.04 GREVE GERAL
Vamos parar o Brasil, contra o desmonte da Previdência e a retirada dos direitos trabalhistas! Vamos juntos! Fora Temer!

 
01.05 SAMBA DO DIA DO TRABALHADOR NO QUILOMBO DO GROTÃO
Tradicional samba do Dia do Trabalhador, com a apresentação do Grupo Família Quilombo e a presença ilustre de Paulo Henrique Mocidade. Entrega dos Diplomas Manoel Bonfim para 10 trabalhadores de luta que se destacaram em 2017, numa bonita festa CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA e em defesa dos direitos dos trabalhadores!

04.05 QUINTAS: PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS MANDATOS DO PSOL
Todas as quintas a partir das 12h estaremos na Praça do Rink prestando contas de nossos mandatos. Acompanhe!


10.05 VISÕES SOBRE A CONJUNTURA NACIONAL: PARA ONDE CAMINHA O BRASIL?

Seminário comemorativo do Jubileu de Prata da ASPI UFF. Campus do Gragoatá, auditório do Bloco P.

 
29.04 SAMBA DA COMUNIDADE
Em comemoração à entrega da Certidão de Autodefinição, pela Fundação Cultural Palmares ao Quilombo do Grotão. Sem cobrança de couvert artístico.

Veja mais 
 

30.04 BATALHA DO ENGENHO - 4 ANOS!
Roda Cultural do Engenho do Mato + Ponto de Cultura Quilombo do Grotão apresentam:
BATALHA DO ENGENHO - 4 ANOS
Salve, família! A Roda Cultural do Engenho do Mato está fazendo 4 anos de vida... Pra comemorar, iremos realizar uma linda festa, e pela 1ª vez junto com o Ponto de Cultura Quilombo do Grotão (
Rede Cultura Viva- Cidadania e Diversidade). Teremos novidades! Então, se prepara...
Tragam suas artes, performances, malabares, tinta, instrumentos... o evento é na rua, livre e gratuito!

Acompanhe evento pelo Facebook...
 

02.05 REUNIÃO DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS

Debate sobre armamento e mlitarização da Guarda Municipal. Convidamos para a reunião os Professores Doutores Lenin dos Santos Pires e Luciane Patrício Barbosa Martins, ambos do Departamento de Segurança Pública da Faculdade de Direito da UFF, para enriquecerem o debate.
A reunião é aberta.
Horário: 15h30
Local: Auditório da Câmara Municipal de Niterói

15 e 16.05 SEMINÁRIO DIREITO À CIDADE

Acompanhe evento pelo Facebook..




       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                                    taliriapetrone.com.br
                                                                                                                        renataodoquilombo.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                     
            Cadastro Único                                 
 
 



O mapa do jornalismo independente brasileiro, um projeto da Agência Pública:

A ideia é ambiciosa, mas cada vez mais necessária neste momento de ruptura e renascimento que o jornalismo vive: mapear as iniciativas independentes no Brasil. Neste “mapa” interativo, selecionamos aquelas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas. Acompanhe o link.


Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'