Boletim 230 - 08 a 14 de Junho de 2017




TRISTEZA PARA NITERÓI! COLÉGIO BRASIL PEGA FOGO NESSA MADRUGADA! QUEREMOS INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO INCÊNDIO!

Desde 2013 estamos na luta contra a especulação imobiliária junto com antigos alunos e ativistas pela recuperação e tombamento (pelo patrimônio, e não por incêndio!) do Colégio Brasil, um imbróglio que se estende há anos. Durante esses anos, a Prefeitura assumia sucessivos compromissos de manutenção da limpeza e conservação básica do local, que nunca cumpria. Por esse motivo, a deterioração em que se encontrava o casarão fazia com que ele se tornasse um posto de disputa entre seus inúmeros defensores e os moradores do condomínio que se construiu às suas voltas.
Leia mais..

 


Apesar das investigações e das acusações, Temer insiste em se segurar no governo. A força das mobilizações de rua deverá dar o tom do aumento do repúdio a Temer, rejeitado por pelo menos 90% da população brasileira. Dia 30 de junho está marcada a nova #GreveGeral para derrubar o ilegítimo.
Leia mais..

 




A ALERJ aprovou, na tarde de hoje, com voto contrário da bancada do PSOL o projeto que instala o regime de recuperação fiscal do estado. Essa medida visa combater a crise, provocada pelas sucessivas gestões do PMDB, penalizando ainda mais a população.
Porém, a luta dos servidores conseguiu uma importante vitória com a garantia no projeto da convocação de todos os servidores aprovados em concursos públicos homologados antes de junho de 2016, além da manutenção de direitos adquiridos como triênios, licenças e bonificações.
A luta continua, pois ainda esta semana poderá entrar em pauta o projeto que congela o adicional por tempo de serviço.
Leia mais..

 





O Porto Maravilha, um dos maiores projetos ligados aos megaeventos por que passou o Rio de Janeiro nos últimos anos e a maior parceria público-privada do país deixa, na verdade, um legado de aprofundamento das desigualdades na cidade e de uma interferência ainda maior das empreiteiras nas tomadas de decisão sobre os espaço público.
Hoje, a população carioca paga, compulsoriamente, a conta de um projeto idealizado por e para as empreiteiras envolvidas nos nossos maiores escândalos de corrupção, em parceria com os partidos da burguesia, Odebrecht, Carioca Engenharia e OAS. E mais, essas mesmas empresas, através do consórcio Porto Novo, são quem decidem a destinação dos recursos públicos vinculados a essa área, delimitada como de especial interesse urbanístico.
Ou seja, o único legado olímpico é todo das construtoras e a população é que paga o pato!
Leia mais..

 





À espera do julgamento do TSE, presidente intensifica acenos para não perder sua base de apoio.

Neste compasso de espera, a gestão peemedebista usa quatro estratégias para segurar seus aliados: 1) liberou 168,2 milhões de reais em emendas parlamentares; 2) sinalizou aos ruralistas que reduzirá a alíquota do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) e renegociará as dívidas deles por meio de uma medida provisória; 3) afrouxou as regras do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) para empresas com débitos com a União e; 4) agilizou a entrega de concessões de serviço de radiodifusão pelo interior do país.
Leia mais..

 






No Dia Mundial do Meio Ambiente novamente temos muito pouco a comemorar em Niterói. Ao apresentar a proposta de revisão do Plano Diretor da cidade, o prefeito Rodrigo Neves mostrou definitivamente de que lado está. Assim como os prefeitos anteriores ele mostrou sua aliança com a especulação imobiliária ao abrir mão da proteção de toda a
margem que restou da zona de amortecimento da Laguna de Itaipu. As áreas que são objeto de disputa há décadas e que estão praticamente desprotegidas em virtude de uma ação que tramita hoje no STF (onde se discute a validade da ampliação do ambiente protegido por decreto), foram descartadas dos limites municipais de proteção pela prefeitura.
Leia mais..


A LUTA PELO MEIO AMBIENTE É PELO DIREITO À VIDA
Leia mais..

 



Domingo teve Subúrbio pelas Diretas, em Madureira! Muito samba pelo Fora Temer!
Acompanhe postagem pelo Facebook..

 





Na Marejada Cultural de Itaipu prestigiando a marejada dos pescadores artesanais tradicionais da região.

Acompanhe postagem pelo Facebook..

 





Rodrigo Neves faz uma gestão que em nada se aproxima dos interesses da classe trabalhadora de Niterói. O que vemos diariamente é exatamente o contrário: as mais recentes iniciativas de armamento da Guarda Municipal, demissão em massa dos profissionais do Programa Médico de Família e aumento da contribuição previdenciária dos servidores, mesmo num cenário de aumento da arrecadação vêm completar um quadro que há muito se repete desde sua primeira gestão. Não podemos esquecer da perseguição aos vendedores ambulantes, das prateleiras vazias das farmácias do município e de tantas outras medidas que agravam a condição de vida dos trabalhadores da cidade, que, por outro lado, muito faz para favorecer o enriquecimento do mercado imobiliário, das empreiteiras e, não podemos esquecer, da agência de publicidade Prole, que já arrematou de nossos cofres, mais de 15 milhões reais de cada ano da gestão de Rodrigo.
Leia mais..

 





É muito triste a condição de precariedade a que estão sendo submetidos os profissionais, aposentados e pensionistas do estado do Rio. Os muitos anos de trabalho e dedicação dedicados ao cumprimento dos serviços do estado são recompensados com o desrespeito da falta de pagamento e da necessidade de enfrentar uma dupla jornada de trabalho como alternativa à complementação da renda.
Leia mais..

 





A 1a Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor lotou o plenário da Câmara.
Presentes representantes, lideranças e moradores do Sapê, Fazendinha Sapê, Fazendinha Cafubá, Cantagalo, do Conjunto Zilda Arns, pescadores, cicloativistas, ativistas, ambientalistas, acadêmicos e empresários do setor imobiliário participaram da Audiência fazendo avaliações duras e demandas diversas ao Plano Diretor apresentado pelo Executivo através do Secretário de Urbanismo e Mobilidade Renato
Barandier.
Leia mais..

Assista aos vídeos com algumas falas representativas..
 




A juíza Priscila Fernandes Miranda Botelho da Ponte, em exercício na 6ª Vara de Fazenda Pública da Capital, decretou o bloqueio de até R$ 3,1 bilhões dos bens do ex-governador do Rio, Sergio Cabral, do ex-secretário de Transportes e deputado federal, Julio Lopes, do ex-subsecretário de Turismo, Luiz Carlos Velloso, além de integrantes da diretoria da Riotrilhos, da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp) e das empresas Rio-Barra (concessionária), Odebrecht, ZI-Participações, ZI-Gordo e Queiroz Galvão. A decisão foi tomada com base nas investigações sobre fraudes no contrato de implantação da Linha 4 do metrô.

Leia mais..
 


09.06 BICICLETA DA LUA CHEIA
Chega mais na II Bicicletada da Lua Cheia!
Essa é a fase mais bonita da lua. Toda brilhante, ela deixa as pessoas completamente encantadas. Será neste ciclo lunar que você poderá buscar o sucesso profissional e dar andamento em coisas que estão paradas há muito tempo. Os romances também estarão em alta neste período. Trabalhos rápidos e eficientes devem ser realizados neste momento.
Saiba mais sobre a Massa Crítica / Masa Critica / Critical Mass
Concentração 19h30 / saída 20h30 no Mergulhinho.

Acompanhe evento pelo Facebook..
 
11.06 PEDAL SONORO NA VIRADA SUSTENTÁVEL
Maior evento em prol da sustentabilidade no Brasil, a Virada Sustentável utiliza atrações culturais e atividades lúdicas como principais ferramentas de educação e mobilização. O festival busca unir causas e organizações transformadoras, para apresentar uma visão positiva e inspiradora da sustentabilidade e seus diferentes temas para a população. Uma verdadeira virada de consciência!
Para somar na virada, o Pedal Sonoro vai realizar uma bicicletada musical partindo da Praça Mauá rumo à Praça Saez Peña, na Tijuca, onde estará rolando a "Programação Unificada da Mobilidade Ativa na Virada Sustentável" com xs colegas do
Caminha Rio, MobiRio e Piratas de bici. A ideia é participaremos destas atividades e depois retornaremos, juntos, ao ponto de partida. Todxs são bem vindxs!
Concentração Praça Mauá 13h30 / partida 14h30
previsão de retorno 17h
Mais informações:

www.pedalsonoro.com.br
www.viradasustentavel.org.br

Acompanhe
evento no Facebook...

12.06 PLENÁRIA DA FRENTE DE ESQUERDA SOCIALISTA
Com o objetivo de discutir os próximos passos da luta contra Temer e as reformas e preparar a mobilização para a greve geral do dia 30 de junho, a Frente de Esquerda Socialista convoca sua próxima plenária. Para animar as discussões, receberemos como convidados :
Flavio Serafini (deputado estadual pelo PSOL/RJ)
Bárbara Sinedino (SEPE-RJ)
Cintia Teixeira (Membro da CSP-Conlutas RJ)
Rumo à Greve Geral!
Fora Temer e suas contrarreformas!

Acompanhe evento pelo Facebook..

17.06 ARRAIÁ OCUPA VILA AUTÓDROMO
Mantendo a tradição, vamos ter mais um arraiá .
A Vila Autódromo conquistou seu território na luta e, nesse caminho, criou uma bonita história de resistência com grandes ocupações culturais - e a festa junina é uma de nossas preferidas!
Esperamos todas e todos para festejar com a Vila, se reencontrar, matar a saudade, conhecer gente nova e ocupar com a gente esse território que é nosso!
PROGRAMAÇÃO:
- Lançamento do livro "Direitos humanos e a colonização do urbano: Vila Autódromo na disputa", de Marcela Munch
- Forrózinho com o Trio Debochado
- Fanfarra Cordão da Bola Laranja
- Intervenção do Lá Vai Maria
- Dj Túlio Baía
- E, claro, Quadrilha!
Vai ter fogueira, comidinhas, exibição de fotografia, brincadeiras... vem que tá lindão!
COMO CHEGAR
Agora tá fácil fácil.. metrô linha 4 até a estação Jardim Oceânico e de lá você já pega o BRT até a estação Centro Olímpico. Aí é só atravessar a passarela e curtir a festa :)

Acompanhe evento pelo Facebook..

11.06 SAMBA DO GALO COM BATATA: COM CARLINHOS 7 CORDAS E CONVIDADOS!
Neste domingo, 07 de junho, o Quilombo do Grotão promove mais uma Roda de Samba do Galo com Batata. Quem comanda a roda é o grande Carlinhos Sete Cordas, músico da banda de Beth Carvalho e que acompanha outros grandes artistas no Rio de Janeiro e no Brasil. Fazem parte do Samba Galo com Batata, junto com Carlinhos Sete Cordas, os músicos Branka, Caçula, Dinho, Karim, Fernando Brandão, Dinho e Paulo Henrique Mocidade.
Na cozinha a comunidade irá servir, além da tradicional feijoada na lenha, o Galo com Batata, comida típica da roça, também muito utilizada nos antigos festejos do Quilombo, desde a época do trabalho duro na Fazenda do Engenho do Mato. O Galo com Batata feito na lenha tem se tornado mais um atrativo do local.

12.06 REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMPUR
Conforme prometido pelo Secretário de Habitação Beto da Pipa na reunião do mês passado, esta segunda terá prestação de contas do FUHAB.
As reuniões do Compur são abertas à população às 18h no auditório do 9º andar da Prefeitura às 18h.

13.06 3ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LDO
As leis de diretrizes orçamentárias orientam as previsões para a LOA para o ano seguinte. Fundamental a participação da população na discussão das diretrizes de como o dinheiro público deverá ser gasto em 2018. A audiência terá transmissão online. Câmara Municipal às 20h.

QUINTAS NO RINK
Todas as quintas ao meio dia os mandatos do PSOL Niterói fazem sua prestação de contas na praça. Acompanhe!

23 e 30.06 SEMINÁRIO DIREITO À MORADIA, E as mudanças na Legislação Urbana.
Programação dia 23/06/2017
9:00 – Mesa 1) Abertura. Mediadora: Maria Júlia Miranda B. da Rocha. Saudações: André Luís Machado de Castro (DP-RJ); Eliane Oliveira (Conselho Popular); Elizete Napoleão (MNLM); Jurema da Silva Constancio (União por Moradia).
10:30 – Mesa 02) Conjuntura e Moradia: Perspectivas de Luta. Mediadora: Fatima Tardin (IECD). Palestrantes: Miguel Baldez (IECD); Nelson Saule Junior (PUC-SP e Instituto Pólis).
14:00 – Mesa 03) Desafios da Política Metropolitana. Mediador: Luiz Madeira (Fiocruz). Palestrantes: Victor Guimarães (MTST); Fabrício Oliveira (IPPUR).
16:00 – Mesa 04) O Estatuto da Metrópole: desafios e expectativas. Mediadora: Eloisa Freire (NEPHU-UFF). Palestrantes: Vicente Loureiro (Diretor Executivo da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro); Alex Magalhães (IPPUR).
Programação dia 30/06/2017
10:00 – Mesa 05) Regularização Fundiária e Sociedade. Mediadora: Maria de Lurdes (MNLM). Palestrantes: Jeferson Salazar (Conselheiro da FNA); Luiz Antônio Machado da Silva (IESP); Maria Zélia (Comunidade Arroio Pavuna); Mariana Trotta (UFRJ/Coletivo Mariana Criola).
14:00 – Mesa 06) Desafios e Perspectivas para a Regularização fundiária. Mediadora: Célia Ravera. Palestrantes: Arícia Fernandes Correia (SMH); Luiz Claudio Vieira (ITERJ); Marcos Reis Maia (SPU).
16:00 – Mesa 07) O que esperar do novo marco legal da regularização fundiária no Brasil? Mediador: Reimont (Vereador PT-RJ). Palestrantes: Betânia Alfonsin (IBDU); Elizabeth Bezerra (Comunidade Novo Palmares); Regina Bienenstein (NEPHU-UFF).
 18:00 – Mesa 08) Encerramento




       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                                    taliriapetrone.com.br
                                                                                                                        renataodoquilombo.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                     
            Cadastro Único                                 
 
 



O mapa do jornalismo independente brasileiro, um projeto da Agência Pública:

A ideia é ambiciosa, mas cada vez mais necessária neste momento de ruptura e renascimento que o jornalismo vive: mapear as iniciativas independentes no Brasil. Neste “mapa” interativo, selecionamos aquelas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas. Acompanhe o link.


Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'