Boletim 231 - 14 a 21 de Junho de 2017





Depois do bolo da secretária de saúde Maria Célia nos vereadores na quinta, 8 de junho, em reunião em que se discutiria o Programa Médico de Família, e após tentar impedir a presença do vereador Paulo Eduardo Gomes na segunda-feira (12) na reunião entre ela e os Agentes Comunitários de Saúde, afirmando que "não faria reunião na pre
sença de vereador e sindicato", nosso mandato conseguiu aprovar na noite desta terça (13) uma audiência pública sobre o Programa Médico de Família, que englobará a discussão sobre os 850 agentes comunitários.
Leia mais..

 


Os vereadores de Niterói, protegendo o governo, não votaram na Sessão desta terça (13) o requerimento de convocação da Secretária de Saúde Maria Célia, apresentado pelo nosso mandato, que convoca a secretária a discutir com a Câmara a situação dos profissionais de saúde e do Programa Médico de Família. Como sabem, na segunda (12) a Secretária de Saúde quis impedir a minha presença uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde, afirmando que não faria reunião "na presença de vereador e sindicato". Em outros vídeos aqui na página, eu explico a situação.
Leia mais..

 


Vejam a matéria do Globo Niterói deste domingo (11.06) onde destacamos nossa preocupação com relação aos direitos trabalhistas e a não interrupção do programa:

"— Não vamos admitir nenhum tipo de coação para que trabalhadores peçam demissão. Exigimos um detalhamento de como e quando as demissões serão feitas e o formato e cronograma das novas contratações. Não pode haver interrupção no atendimento."
Leia mais..

 





Não bastasse o fato de 207 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas não terem ainda recebido os salários correspondentes ao mês abril, o 13º salário referente a 2016 também não foi pago! Por isso, após 6 meses de atraso, funcionários de diversas categorias entram na luta para garantir o reajuste dos valores para que este acompanhe as perdas do seu poder de compra em decorrência da inflação.

É importante ressaltar 13º não é um bônus ou uma gratificação para que os trabalhadores possam usufruir de suas festas de fim de ano e, sim um pagamento devido por tempo trabalhado! Essa é uma remuneração correspondente às horas de trabalho dos meses em que há 5 semanas e pelas quais o trabalhador recebe apenas 4.

Leia mais...
e
mais..

 

 














Megaoperação policial, vendida como um sucesso, acaba revelando esquema de propinas entre PMs e criminosos.
Mostra a matéria do El País: policiais do alto alto escalão estão envolvidos em esquemas de favorecimento com traficantes da zona norte carioca, com direito a áudio comprometedor, assassinato e traição. Uma novela.
A sociedade costuma chamar de bandidos os negros, pobres, moradores de favelas, os pequenos traficantes, e não os Perrelas (PSDB), amigos de Aécios, que alegadamente traficam cocaína em aviões; a esses dão o nome de políticos.
Com os policiais, o mesmo.

Leia mais..

 

 


Quando o assunto é desvio de dinheiro público e corrupção, o mundo inteiro é amador se comparado ao que ocorre no Brasil, na opinião do cientista político francês Olivier Dabène, diretor do Observatório Político da América Latina e Caribe (Opalc) da universidade Sciences Po de Paris.
Em entrevista à BBC Brasil, Dabène diz que o mais recente capítulo da crise política no país, deflagrado após as delações de executivos da JBS - e que atingiram o presidente, Michel Temer -, mostram que "os políticos brasileiros não aprendem".

Leia mais..

 
15.06 PEDAL SONORO | JAZZcicletada
Nesta quinta o Pedal Sonoro desembarca novamente no Rio de Janeiro para somar no evento Bike Jazz Food no Castelo Feriado.
Realizaremos uma bicicletada musical ao som dos clássicos do Jazz homenagendo nomes como Miles Davis, Nina Sinome, John Coltrane e Herbie Hancock. Pedalaremos pelo centro da cidade e depois seguiremos junto rumo ao Castelo, onde estarão acontecendo diversas atividades. A música ao vivo fica por conta da banda El Miraculoso Samba Jazz.
FINANCIAMENTO COLETIVO: ao longo de toda a atividade, teremos camisas e adesivos do Pedal Sonoro, luzes de segurança, além do nosso isopor para matar a sede da galera.
Todxs são bem vindxs!
concentração 15h / partida 15h30
Praça XV - CCR Barcas

Acompanhe evento pelo Facebook..
 

18.06 DOMINGO É DIA DE SAUDAR OS TAMBORES NO QUILOMBO DO GROTÃO!

Mingo Silva é natural de Niterói e também é um defensor dos movimentos em defesa do samba de raiz. Talentoso Compositor, percussionista e cantor de simplicidade ímpar e pura simpatia, difícil é conhecê-lo e não se encantar. Sempre presente nas rodas de samba do Rio de Janeiro, conviveu com grandes talentos e aprendeu acompanhando como percussionista grandes mestres do samba como Luiz Carlos da Vila, Ratinho, Monarco, Noca da Portela entre outros.

Neste domingo, a partir das 14h, vai acontecer aqui no Quilombo do Grotão mais uma Roda de Samba "SAUDAÇÃO AOS TAMBORES", comandada por Mingo Silva. Está é uma roda muito especial com talentosíssimos jovens defensores do samba de raiz e da preservação da cultura do povo negro deste país!

Será mais uma importante atividade de reafirmação de nossa cultura e resistência! Vamos lá! Participem!


24.06 ASSEMBLEIA POPULAR DA ÁGUA: ENCONTRO PREPARATÓRIO

O Rio de Janeiro e o Brasil vêm passando por um avanço no processo de mercantilização da água. No entanto, experiências de luta ao redor do mundo demonstram que a organização dos povos e um verdadeiro controle social são as únicas formas de assegurar que este bem comum seja uma fonte de vida e não de lucro para poucos.

Nesse sentido é que movimentos sociais, organizações políticas, militantes ambientalistas e grupos de pesquisadores convocam a todas/os para o lançamento da Assembleia Popular da Água do Rio de Janeiro, no dia 24 de junho! Vamos trocar experiências sobre os diversos conflitos relacionados à água e nos organizar para impedir processos de privatização.

DEFENDER A ÁGUA PARA DEFENDER A VIDA! VENHA CONSTRUIR A ASSEMBLEIA POPULAR DA ÁGUA DO RIO DE JANEIRO!

Acompanhe evento pelo Facebook...
 
24.06 3ª AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE IMPLANTAÇÃO DE CEMITÉRIO EM VÁRZEA DAS MOÇAS
Audiência para discutir sobre a construção de um cemitério em Várzea das Moças.
Acompanhe matéria sobre implantação de cemitério na zona de amortecimento do Parque da Serra da Tiririca...
Acompanhe evento no Facebook..

 
17.06 ARRAIÁ OCUPA VILA AUTÓDROMO
Mantendo a tradição, vamos ter mais um arraiá .
A Vila Autódromo conquistou seu território na luta e, nesse caminho, criou uma bonita história de resistência com grandes ocupações culturais - e a festa junina é uma de nossas preferidas!
Esperamos todas e todos para festejar com a Vila, se reencontrar, matar a saudade, conhecer gente nova e ocupar com a gente esse território que é nosso!
PROGRAMAÇÃO:
- Lançamento do livro "Direitos humanos e a colonização do urbano: Vila Autódromo na disputa", de Marcela Munch
- Forrózinho com o Trio Debochado
- Fanfarra Cordão da Bola Laranja
- Intervenção do Lá Vai Maria
- Dj Túlio Baía
- E, claro, Quadrilha!
Vai ter fogueira, comidinhas, exibição de fotografia, brincadeiras... vem que tá lindão!
COMO CHEGAR
Agora tá fácil fácil.. metrô linha 4 até a estação Jardim Oceânico e de lá você já pega o BRT até a estação Centro Olímpico. Aí é só atravessar a passarela e curtir a festa :)

19.06 REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMPUR
Conforme prometido pelo Secretário de Habitação Beto da Pipa na reunião do mês passado, deverá estar esta segunda terá prestação de contas do FUHAB. A Audiência do dia 12 foi desmarcada na própria tarde do dia 12.
As reuniões do Compur são abertas à população às 18h no auditório do 9º andar da Prefeitura às 18h.

 

23 e 30.06 SEMINÁRIO DIREITO À MORADIA, E as mudanças na Legislação Urbana.
Programação dia 23/06/2017
9:00 – Mesa 1) Abertura. Mediadora: Maria Júlia Miranda B. da Rocha. Saudações: André Luís Machado de Castro (DP-RJ); Eliane Oliveira (Conselho Popular); Elizete Napoleão (MNLM); Jurema da Silva Constancio (União por Moradia).
10:30 – Mesa 02) Conjuntura e Moradia: Perspectivas de Luta. Mediadora: Fatima Tardin (IECD). Palestrantes: Miguel Baldez (IECD); Nelson Saule Junior (PUC-SP e Instituto Pólis).
14:00 – Mesa 03) Desafios da Política Metropolitana. Mediador: Luiz Madeira (Fiocruz). Palestrantes: Victor Guimarães (MTST); Fabrício Oliveira (IPPUR).
16:00 – Mesa 04) O Estatuto da Metrópole: desafios e expectativas. Mediadora: Eloisa Freire (NEPHU-UFF). Palestrantes: Vicente Loureiro (Diretor Executivo da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro); Alex Magalhães (IPPUR).
Programação dia 30/06/2017
10:00 – Mesa 05) Regularização Fundiária e Sociedade. Mediadora: Maria de Lurdes (MNLM). Palestrantes: Jeferson Salazar (Conselheiro da FNA); Luiz Antônio Machado da Silva (IESP); Maria Zélia (Comunidade Arroio Pavuna); Mariana Trotta (UFRJ/Coletivo Mariana Criola).
14:00 – Mesa 06) Desafios e Perspectivas para a Regularização fundiária. Mediadora: Célia Ravera. Palestrantes: Arícia Fernandes Correia (SMH); Luiz Claudio Vieira (ITERJ); Marcos Reis Maia (SPU).
16:00 – Mesa 07) O que esperar do novo marco legal da regularização fundiária no Brasil? Mediador: Reimont (Vereador PT-RJ). Palestrantes: Betânia Alfonsin (IBDU); Elizabeth Bezerra (Comunidade Novo Palmares); Regina Bienenstein (NEPHU-UFF).
 18:00 – Mesa 08) Encerramento

QUINTAS NO RINK
Todas as quintas ao meio dia os mandatos do PSOL Niterói fazem sua prestação de contas na praça. Acompanhe!




       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                                    taliriapetrone.com.br
                                                                                                                        renataodoquilombo.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                     
            Cadastro Único                                 
 
 



O mapa do jornalismo independente brasileiro, um projeto da Agência Pública:

A ideia é ambiciosa, mas cada vez mais necessária neste momento de ruptura e renascimento que o jornalismo vive: mapear as iniciativas independentes no Brasil. Neste “mapa” interativo, selecionamos aquelas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas. Acompanhe o link.


Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'