Boletim 233 - 29 Junho a 05 Julho 2017


Após ter extinto a Controladoria Municipal em 2013 e de ter tentado, sem sucesso, criar 100 cargos para a Secretária de Planejamento Giovanna Victer no final de 2016, o prefeito agora recria a Controladoria com status de uma nova Secretaria Municipal, somando 49 em sua gestão. Matéria foi aprovada nesta quinta (29.06) pelos vereadores em sessão.
Leia mais..

 




A partir de proposta de profissionais de enfermagem do Centro de Estudos do Hospital Municipal Carlos Tortelly, em especial as companheiras Maria Ivone Suppo e Lílian Torquato, nosso mandato apresentou em 2016 esta proposta que agora se torna lei e entra definitivamente para o calendário oficial da cidade. Anualmente entre os dias 12 e 20 de maio será celebrada a "Semana Da Enfermagem de Niterói", valendo-se das datas de nascimento da pioneira britânica da enfermagem, Florence Nightingale, e do falecimento de Anna Nery, grande enfermeira brasileira.
Leia mais..

 






Petersen nos deixou precocemente, mas, de sua passagem, ficou um enorme legado dedicação à justiça social, fruto de seu olhar generoso e apaixonado para o mundo. Cursou Direito na UFF e sempre colocou seu conhecimento em defesa do bem comum. Tornou-se promotor de justiça em 1974 e afirmava que "o promotor de justiça não deve ser "o escudeiro do rei" mas o soldado das causas justas". Foi pioneiro na defesa do meio ambiente no Ministério Público do Rio de Janeiro, sendo autor de inúmeras ações contra agressões do meio ambiente.

Leia mais..
 



Mas quem sofre com a violência por conta da guerra declarada às drogas?! Os negros e pobres das áreas mais pobres do país!
Leia mais..





"É a maior rede de informações para o tráfico já desbaratada no Rio de Janeiro", disse o delegado assistente da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), Vinicius Domingos, um dos responsáveis pela operação."

Leia mais..

 





O documentário 'O Dia que Durou 21 Anos' apresenta, em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964, que durou até 1985, e instaurou a ditadura no Brasil. Documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", são expostos ao público.
Assista o
vídeo completo aqui.

 



Ciclistas registram trechos em vídeos entre Charitas e o Engenho do Mato e apontam graves falhas nas vias - ou que resta delas - destinadas aos ciclistas comprometendo sua segurança. Quando isso vai acabar?!
Falta sinalização adequada para veículos e bicicletas, segregação, a velocidade é alta para o compartilhamento da via em trecho residencial.
O uso ordinário da "contramão" precisa ser abolido com campanhas educativas garantindo segurança para todos!

Leia mais..

 



Mandato acompanhou no sábado dia 24 a Audiência Pública sobre a instalação de Cemitério em Várzea das Moças sendo metade sobre área de amortecimento do Peset e outra metade dentro do Peset que aguarda licença ambiental. Moradores de Várzea são contra o empreendimento. E diversos moradores fazem apresentação mais consistente em defesa da área mostrando inclusive que os dados da empresa são superficiais, falaciosos e agridem o meio ambiente.
Acompanhe
trecho de vídeo com manifestação dos moradores...

Acompanhe a íntegra da gravação da audiência neste link...

 



..... E MUITA CORRUPÇÃO A SERVIÇO DA MOBILIDADE DA CIDADE!

As entrelinhas são sempre uma parte importante... Tem que estar atento para poder ser considerada e melhor avaliada.

Entre as benesses do alargamento da via e a construção da ansiada ciclovia fazendo finalmente a ligação entre o Centro e a Zona Sul - e a com a Zona Norte? - nada é falado sobre as dimensões do shopping, nem das reais necessidades de mais um shopping na cidade tão carente de tanta coisa, ou, principalmente, do afluxo que tal empreendimento vai provocar na localidade.
Um shopping implantado naquele trecho que é importante passagem obrigatória entre a Ponte e os bairros da zona sul - também extremamente usada pelos moradores que seguem para as Regiões Leste, Oceânica e Pendotiba além de municípios vizinhos, mais parece que de nada adiantará o previsto alargamento! A saída do Mergulhão associada à melhora (supõe-se!) da confluência da Rua Dr. Celestino com a Marquês de Paraná será somada à entrada e saída de veículos de mais um shopping!

Leia mais..

 
30.06 GREVE GERAL

Dezenas de categorias já aprovaram participação na greve convocada para esta sexta (30). O informe foi dado na plenária dos trabalhadores em defesa da greve geral nesta terça (27), no sindicato dos petroleiros (Sindipetro-RJ). Categorias como técnicos e docentes das federais do estado, bancários e portuários devem se juntar à mobilização. Outros importantes setores como os trabalhadores da Cedae, Correios e metroviários devem fazer assembleia nesta quinta (29).

Foi também acertado na plenária que as frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo e de Esquerda Socialista devem fazer manifestação unitária no Centro do Rio no dia 30. A mesa foi composta pelo SEPE, CSP Conlutas, Unidade Classista e Sindipetro.Acompanhe postagem da Frente de Esquerda Socialista
 


02.07 SAMBA DE FÉ
Feijoada feita no fogão a lenha... Em homenagem a Nanã... *O Samba de Fé* estará esquentando o friozinho da mata do Quilombo do Grotão!
Acompanhe evento no Facebook..

30.06 SEMINÁRIO DIREITO À MORADIA, E as mudanças na Legislação Urbana.
10:00 – Mesa 05) Regularização Fundiária e Sociedade
Mediadora: Maria de Lurdes (MNLM)
Palestrantes: Jeferson Salazar (Conselheiro da FNA), Luiz Antônio Machado da Silva (IESP), Maria Zélia (Comunidade Arroio Pavuna), Mariana Trotta (UFRJ/Coletivo Mariana Crioula)
14:00 – Mesa 06) Desafios e Perspectivas para a Regularização fundiária
Mediadora: Célia Ravera
Palestrantes: Arícia Fernandes Correia (SMH), Luiz Claudio Vieira (ITERJ), Marcos Reis Maia (SPU)
16:00 – Mesa 07) O que esperar do novo marco legal da regularização fundiária no Brasil?
Mediador: Reimont (Vereador PT-RJ)
Palestrantes: Betânia Alfonsin (IBDU), Elizabeth Bezerra (Comunidade Novo Palmares), Regina Bienenstein (NEPHU-UFF)
18:00 – Mesa 08) Encerramento

Acompanhe evento pelo Facebook..

02.07 LANÇAMENTO DO COMITÊ PELA REABERTURA DO CIEP DO CANTAGALO

Este domingo a partir das 9h.

Acompanhe evento pelo Facebook..




       Participe do Conselho Político                                           pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                                    taliriapetrone.com.br
                                                                                                                        renataodoquilombo.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                     
            Cadastro Único                                 
 
 



O mapa do jornalismo independente brasileiro, um projeto da Agência Pública:

A ideia é ambiciosa, mas cada vez mais necessária neste momento de ruptura e renascimento que o jornalismo vive: mapear as iniciativas independentes no Brasil. Neste “mapa” interativo, selecionamos aquelas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas. Acompanhe o link.


Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'