600px wide × any height

Câmara ocupada

A Câmara Municipal encontra-se ocupada por manifestantes desde o dia 8 de agosto. Durante essa semana de ocupação, várias assembleias e reuniões foram realizadas para debater as pautas políticas da cidade. Dentre as principais reivindicações exigidas pelo protesto estão a abertura da CPI dos desabrigados, que ainda não conta com o número necessário de assinaturas para sua implementação; a retirada do projeto de Operação Urbana Consorciada (OUC) para o Centro de Niterói; e o fim da ação Calçada Livre que retirou os feirantes do Largo da Batalha de seu local de trabalho.

 
Além disso, os manifestantes cobram a aprovação do projeto do vereador Renatinho do PSOL, Tribuna Livre, que prevê a participação dos movimentos sociais durantes as sessões plenárias da Câmara e também reivindicam o aumento dos profissionais de educação. Transporte, saúde e outros temas também estão sendo discutidos e pautados constantemente pela ocupação.
Numa das reuniões realizadas com os vereadores, o líder do governo, o vereador Cal, colocou o compromisso de discutir a CPI dos desabrigados na sessão da próxima terça-feira, solicitando que os ocupantes acompanhem a reunião das galerias. Além disso, propôs que os demais temas sejam debatidos em audiências públicas já agendadas. Os manifestantes optaram por manter a ocupação e avaliar a proposta feita pelo líder do governo.
Vale ressaltar que os vereadores do PSOL apoiam a pauta tirada pela ocupação e se comprometem a continuar defendendo estes pontos durante a legislatura. Além disso, têm ressaltado a necessidade de manter o diálogo aberto com a ocupação da forma como tem sido feito até o presente momento com total reconhecimento do direito de manifestação dos que ali estão.
260px wide × any height

TODO APOIO À GREVE NA EDUCAÇÃO

Os profissionais da educação da rede municipal do Rio de Janeiro entraram em greve no último dia 08.08. As principais reivindicações são reajuste salarial de 19%, Plano de Carreira Unificado, 1/3 da carga horária para planejamento das aulas, Autonomia Pedagógica e por melhores condições de trabalho para que se tenha uma educação pública de qualidade.
No dia 14/08 após assembleia do SEPE da rede municipal do RJ, a categoria aprovou manter a greve por tempo indeterminado e marcharam do Largo do Machado até o Palácio da Cidade em Botafogo, local de trabalho do prefeito da cidade do  Rio de Janeiro. A manifestação contou com mais de 15 mil profissionais da educação, mas o prefeito não recebeu a categoria, pois o prefeito não estava no palácio.
A rede municipal de Niterói está em estado de greve e realizou uma paralisação de 24h no dia 15/08, data também de uma audiência com o prefeito e da assembleia que decidirá os rumos do movimento.
A rede estadual também entrou em greve no último dia 08/08 e fez uma assembleia com mais de 2 mil profissionais da educação no dia 14/08 que manteve a greve. A rede estadual exige 28% de reposição de perdas acumuladas, o direito de professores trabalharem em apenas uma escola (em vez de se trabalhar em vários locais, cujo deslocamento implica em estresse e custos), eleição para diretores, fim da meritocracia entre outras propostas. Os profissionais da educação fizeram uma manifestação no dia 15/08 na ALERJ, para pressionar pela derrubada do veto de Cabral à emenda do SEPE de uma matrícula, uma escola.
Para alcançar seus objetivos, a greve contará com um calendário com diversas manifestações e se somará às mobilizações do Fora Cabral!
Calendário de Greve:

Sexta (16/08): corrida às escolas pela manhã; ato no Palácio Guanabara, com concentração no Largo do Machado, às 15h;
Segunda (19/08): pela manhã, corrida às escolas; às 14h, ato unificado com a Faetc no Leblon, em frente à residência do governador;
Terça (20/08): assembleias locais e ato unificado com o município do Rio na prefeitura, à tarde (na medida do possível, com a participação dos núcleos que puderem estar presentes e escolas da capital) e, à noite, Conselho Deliberativo da rede estadual no SEPE, às 18h.
Quarta (21/08): assembleia geral da rede estadual às 9h, em local a confirmar. Após assembleia, ato unificado que está sendo construído com as outras entidades da educação. 

260px wide × any height

Conferência Municipal de Meio Ambiente

As Conferências Municipais realizadas nos últimos finais de semana em Niterói limitaram a participação da sociedade, devido a datas coincidentes das pautas de Educação e Meio Ambiente, para cumprir agendas atreladas àquelas que ainda serão realizadas nas esferas estadual e nacional, nos próximos meses.  Espaços para ampliar a mobilização e o exercício da cidadania, fortalecendo instrumentos de controle da gestão pública, precisam, de fato, articular e estimular as estruturas de participação e decisão da sociedade.

Com pauta focada na Política de Resíduos Sólidos, para a Conferência de Meio Ambiente, o modelo gerado a partir do governo federal não deveria ser tão fechado nos eixos temáticos, buscando debater conceitos sem destaque para as questões locais prioritárias.  Assim os coordenadores tentavam desviar os assuntos locais polêmicos: ‘’foco nos eixos, foco nos eixos”. Dessa forma, o PL da Operação Urbana Consorciada – OUC não entraria na pauta dos debates, apesar da dimensão dos impactos ambientais negativos em sua essência: aterramento para marina; liberação de gabarito; aumento da produção de resíduos sólidos e de emissão de CO2; etc... Se não bastasse estar de acordo com a temática da Conferência, a OUC está na Câmara para aprovação dos vereadores, nesse momento, apesar de ainda não apresentar o indispensável EIA/RIMA (estudo e relatório de impacto ambiental). É questionável a realização de um evento desse porte, em nossa cidade, para se falar em tese, sem foco na realidade local.
O PSOL, representado por seus militantes e pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Vereador Henrique Vieira, lutou para conseguir destacar:
- A exigência de estudo de impacto ambiental para a OUC e a necessidade de retirada do PL da Câmara.
- A revisão e o compartilhamento das licenças ambientais  que impactam negativamente as praias de Niterói, com base na Lei Federal 140/2011, da competência no licenciamento – (Emissário do Comperj – Bota-fora de dragagens – Chorume do Centro de Tratamento de Seropédica).
- A cobrança do manifesto de resíduos das empresas produtoras e transportadoras de resíduos sólidos e tóxicos (construção civil – estaleiros – ETEs)
- O mapeamento da poluição ambiental (ar– água – solo – subsolo), com sistemas de alerta, para embasar políticas públicas de saúde e meio ambiente.
- A questão da degradação do Morro do Céu e áreas de entorno, como o morro do Bumba.
260px wide × any height
260px wide × any height
Seminário debate Democratização da Mídia
Na última terça-feira, 13, foi realizado na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) o seminário sobre Democratização da Mídia. O evento debateu três temas fundamentais: a ditadura do discurso único na mídia; o papel dos comunicadores populares, alternativos e independente; e o Projeto de Lei de Iniciativa Popular pela democratização da mídia.
Na primeira mesa foi ressaltada a importância da criação de políticas públicas que atendam os novos atores da comunicação saindo da lógica do financiamento empresarial. Formas de financiamento e outros incentivos foram debatidos no sentido de que saiam do atual direcionamento voltado majoritariamente para os grande grupos empresariais. Apoiar as novas mídias tem o sentido real de democratizar.
Os meios de comunicação alternativos e populares foram ressaltados na segunda etapa do evento através de representantes de jornais como o Brasil de Fato, Agência petroleira de Notícias e da nova direção do Sindicato dos Jornalistas. Um nova forma de pautar os meios noticiosos foi clocado no sentido não só de informar, mas de formar os leitores. A
presidenta do Sindicato dos Jornalistas apontou que a crise do jornalismo passa por uma visão que coloca o profissional como porta-voz dos patrões e não um mediador social. Segundo ela, há um processo de "desumanização do jornalista como se ele não pudesse ter opinião, militância etc".
Para finalizar foi debatido o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática, que, de certa forma, é uma síntese do que os movimentos sociais propõem para democratizar a comunicação no país. Para entrar na pauta do Congresso Nacional o projeto necessita de 1,3 milhão de assinaturas. Na avaliação dos palestrantes a democratização da comunicação entrou na ordem do dia com as últimas manifestações e com a cobertura distorcida realizada pela grande mídia. Aos que quiserem conhecer o PLIP da Mídia Democrática, basta visitar o site: http://www.paraexpressaraliberdade.org.br/
260px wide × any height

PSOL realiza
4° Congresso

No meio de uma conjuntura que colocou grandes debates para os rumos da política do Brasil, o PSOL realizará seu 4º Congresso Nacional. Neste serão definidas as diretrizes políticas para os próximos dois anos e renovada a direção do partido em nível estadual e nacional.
para a tiragem dos delegados, serão realziadas a princípio 3 plenárias para discussão de teses em Niterói nos dias 22 e 31 de agosto e 12 de setembro. Uma quarta plenária poderá ser realizada no dia 04.09. Em breve divulgaremos os horários e locais destas reuniões.
260px wide × any height
O mandato Paulo Eduardo apresentou uma moção  de Congratulações a Edward Joseph Snowden, pela sua louvável contribuição aos direitos humanos ao revelar esquemas ilegais de vigilância eletrônica e espionagem por parte do governo dos Estados Unidos da América.
Vale ressaltar que o Brasil está entre os países mais monitorados pelo governo dos EUA, com mais de 6 milhões de e-mails e ligações de brasileiros e estrangeiros em trânsito pelo país. Snowden, através de suas contundentes denúncias a este poderoso esquema de vigilância realizado ilegalmente pelos EUA, deu umaa enorme contribuição na defesa da privacidade, liberdade e outros direitos básicos das pessoas em todo o mundo.
Tal atitude merece o apoio de todos aqueles comprometidos com os direitos humanos e com a soberania dos povos.
260px wide × any height
260px wide × any height
260px wide × any height
Participe do Conselho Político do Mandato Paulo Eduardo Gome.
Inscreva-se em:
Cadastro Único
Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'

remove
addremove
remove
remove
remove
remove
addremove