Greve na Educação
 


Em Niterói
Na quarta dia 02.10, mais 200 profissionais da educação, após assembleia da categoria, partiram do DCE-UFF para a prefeitura de Niterói e ocuparam o sexto andar, embora muitos tenham sido barrados na entrada. Com apoio dos 3 vereadores da bancada do Psol e do vereador Leonardo Giordano, colaborando na mediação e garantindo a segurança e o diálogo que culminou no encontro da representação sindical com o prefeito. Os grevistas consideram o encontro politicamente vitorioso embora de prático só tenham conseguido o comprometimento de de nova audiência com o prefeito na próxima segunda para fechamento das propostas finais da pauta de reivindicações.
Dentre as principais estão: 30 horas para funcionários, aumento salarial, um terço do tempo para planejamento, limitação do número de mandatos das direções de escolas e UMEI’s e melhoria do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS). Os profissionais da educação decidiram permanecer em greve. Acompanhe as informações da greve através do site do SEPE Niterói.

 

Município do Rio
Cerca de 200 profissionais da educação da rede municipal do Rio que haviam ocupado a Câmara Municipal por conta do desrespeito de Eduardo Paes que apresentou uma proposta de plano de cargos e carreira sem discutir com o SEPE. Foram despejados no sábado e a violência que se repetiu no dia 01.10, quando foi aprovado o plano de carreira com as portas da Câmara Municipal fechadas ao público. A assembleia dos profissionais da rede municipal decidiu, por unanimidade, pela continuação da greve nas escolas municipais do Rio. A plenária foi realizada nas escadarias da Câmara de Vereadores e fez parte da mobilização da categoria na luta para tentar barrar a votação do plano de carreira do prefeito. A próxima assembleia será realizada na sexta-feira (dia 4/10), no Clube Municipal às 10h.
 

Governo do Estado
Os profissionais da rede estadual em greve participaram do ato unificado na Câmara de Vereadores do Rio na terça-feira 01.10 em apoio à rede municipal. Foi um massacre da polícia sobre a categoria utilizando-se de bombas de gás lacrimogênio lançadas até por helicópteros transformando a Cinelândia em uma praça de guerra.
A rede estadual permanece ocupando as escadarias da ALERJ e aprovaram em assembleia realizada no dia 02.10 a permanência da greve.
Dia 07, segunda às 18h, na Candelária, será o ato unificado de diversas categorias em apoio à greve da educação e em repúdio à violência ocorrida no dia da aprovação do plano de cargos e salários proposto pelo governo.
A mobilização é para que este seja o maior ato desde as manifestações populares de Junho e o mandato Paulo Eduardo estará presente dando apoio à proposta de anulação da votação do PCCS de Paes. Apoiamos o plano apresentado pelo SEPE e ignorado pelo prefeito.
Todos ao ato na Candelária! 


 


Especulação em Icaraí
Prédio na rua Vicente Federice, no final da rua Tavares de Macedo em Icaraí, começou a ser demolido pela construtura João Fortes com proprietários ainda habitando unidades e que não querem vender suas propriedades.

Encaminhamos requerimento à prefeitura solicitando informações sobre processo administrativo nas Secretarias de Meio Ambiente e de Urbanismo sobre licenciamento para demolição ou para construção de empreendimento no local. Segundo moradores diversas casas vizinhas já foram vendidas e a construtora pretende construir na vila prédio com 120 unidades residenciais até encostar em outro edifício existente no meio da vila. 
O vereador Paulo Eduardo esteve na quarta dia 02.10 no local e moradores informaram que a construtora está mandando recompor o que foi demolido, do prédio amarelo.
O mandato entrou hoje, 04.10, com representação no Ministério Público solicitando apuração da conduta ilícita da construtora.


O movimento popular Outubro Rosa ocorre em diversos lugares do mundo. A iluminação rosa em prédios públicos e monumentos é compreendida como a união dos povos pela saúde da mulher. A campanha busca estimular a detecção precoce do câncer de mama conscientizando as mulheres sobre o tema e reforçando as ações do movimento. É importante essa prevenção através do autoexame e da mamografia, já que os casos de mortalidade provocados por este tipo de câncer são crescentes. Somente para este ano existe a expectativa de que 52.260 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados, sendo que o índice de mortalidade é de 12 mil casos. Esta luta deve estar associada à luta em defesa de uma saúde 100% pública e de qualidade. Hoje é uma grande dificuldade na realização de exames de mamografia na rede pública, bem como na obtenção dos medicamentos para tratamento da doença. Com a crescente privatização da saúde, a população será muito prejudicada diante dos interesses empresariais que pretendem se impor ao interesse público.
Vamos todos lutar pela saúde das mulheres!
Por uma Saúde pública!
Somente para a demolição de uma pequena parte do Getulinho foi contratada uma empresa por R$ 1.799.939,54 e o Secretário de Saúde informou à imprensa que o total das obras da emergência custaria cerca de 10 milhões. E agora, como se não bastasse, o Município vai desembolsar mais de 92 milhões de reais para entregar a gestão do Getulinho a uma organização privada.

Até 2012 vinha sendo gasto cerca de 1 milhão e meio por mês na gestão do Getulinho e agora, com uma gestão privada, o contrato de 30 meses pago com dinheiro público representa um gasto de mais de 3 milhões por mês! Está claro que o Município pode gerir bem a unidade e que houve uma precarização intencional dos serviços para que esse entrega da gestão fosse feita a uma Organização mais preocupada com sua lucratividade do que com a população. Profissionais de saúde, em especial do serviço de Raio X e do Laboratório, estão sendo colocados à disposição da Fundação de Saúde e firmas particulares serão contratadas para administrar esse serviço. Médicos e enfermeiros concursados também foram devolvidos para a Fundação e substituídos por outros contratados a critério da empresa. 

Recadastramento Biométrico

Dia 31 de Outubro é o último dia de recadastramento para os eleitores de Niterói.
Veja os locais e horários.
Participe do Conselho Político do Mandato Paulo Eduardo Gomes.
Inscreva-se em:
Cadastro Único
Elaboramos uma pesquisa para subsidiar as próximas decisões do Mandato. 
 
Pedimos que participe respondendo às perguntas para colaborar em nosso aperfeiçoamento. 



Criação da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu: uma vitória da população de Niterói!
 
Desde 2000, no primeiro Mandato Paulo Eduardo, que acompanhamos a luta das comunidades tradicionais da Serra da Tiririca contra a cruel perseguição da especulação imobiliária. Muitas injustiças foram cometidas ao longo dos anos e parte dessas comunidades foi retirada de seus locais de origem; florestas foram desmatadas; culturas e conhecimentos se perderam. A organização das comunidades garantiu sua resistência contra ameaças de remoções, dos especuladores e do próprio Estado. Entidades foram criadas para representar cada comunidade, e essa luta se reverteu em assento no Conselho do Parque Estadual da Serra da Tiririca-PESET. A comunidade do Morro das Andorinhas recentemente, com apoio institucional da Antropologia da UFF, em especial do professor Ronaldo Lobão, e dos movimentos sociais, obteve seu reconhecimento oficial como comunidade tradicional para permanecer vivendo no PESET.
Mas ainda assim, o Estado continua a poluir o mar, com o despejo de lama e resíduos resultantes da dragagem de portos e com a ameaça de construção de um duto do Comperj que despejará lixo químico na orla de Maricá, ameaça à sobrevivência dos pescadores. Conforme disse ‘seu’ Bichinho, um dos mais antigos pescadores da comunidade: “Eles não conseguiram tirar a gente pela terra e agora querem tirar pelo mar”...ou seja, acabando com a fonte de subsistência da comunidade. 
 
A criação da Reserva Extrativista é importante pois  impedirá a pesca predatória e poderá barrar definitivamente a crescente poluição. A comunidade local poderá se organizar para formar o Conselho Deliberativo da Reserva e impedir o despejo de lixo na orla que prejudique a pesca artesanal e o meio ambiente. Essa vem sendo a luta de 20 anos da comunidade e que agora se tornou realidade em virtude da organização cada vez maior dessa mesma comunidade e a mobilização frequente que conseguiu organizar diversas reuniões e audiências pressionando o Governo a assinar o Decreto construído pelo movimento desde meados de 1996.
Também foi assim quando em 2011 a comunidade conseguiu aprovar o projeto do vereador Renatinho (PSOL) que tombou como patrimônio cultural de Niterói a Pesca Artesanal de Itaipu. Esta medida, que tinha sido revogada em parte pelo Prefeito Jorge Roberto, teve o veto derrubado e foi aprovada na íntegra, passando a obrigar o Município a proteger a pesca local.
Essas e outras iniciativas são fundamentais para que Itaipu volte a ter a comunidade com suas características preservadas. A especulação imobiliária precisa ser contida em diversas áreas da cidade, especialmente em Itaipu onde precisamos seguir lutando pela Vila de Pescadores, pela Duna Grande, pelo Museu Arqueológico, pela praia, pela laguna que resiste e também por toda a comunidade que foi e continua sendo fundamental para a proteção de todo esse patrimônio.

Outras lutas virão e certamente estaremos juntos na defesa da Laguna de Piratininga, não incluída na área da RESEX, e que está sendo aterrada pelo governo que insiste em “realinhar a margem” em mais um processo de beneficiamento da especulação imobiliária, além da poluição gerada por contínuos despejos de esgoto e lixo.
 
A proteção da APA de Maricá também está na ordem do dia, onde empresários querem fazer um Resort de luxo onde há uma biodiversidade de restinga e sobrevivem os pescadores tradicionais de Zacarias preservando o meio ambiente e a cultura local.

O momento é de comemorar a Reserva Extrativista de Itaipu e saudar a todos que lutaram por décadas pela proteção da pesca artesanal. Mas também é hora de manter os olhos abertos para todas as injustiças que seguem acontecendo no meio ambiente do Estado e com outras comunidades tradicionais. Seguiremos na luta pelo reconhecimento da comunidade da Duna Grande, pelo Quilombo do Grotão, pelos sitiantes tradicionais da Tiririca e por outras tantas comunidades importantes para a cultura local e nacional. Parabéns aos pescadores artesanais de Itaipu, contem com nosso mandato para todo apoio na implantação da RESEX e vamos juntos seguir nas lutas!   
 
Saiba mais e veja o Decreto 44.417/2013.


  •  04.10 - Audiência Pública Dia Municipal de enfrentamento à violência contra crianças e adolescente 14h Plenário da Câmara Municipal de Niterói
  •  06.10 - Reunião Extraordinária do Conselho Político do Mandato Paulo Eduardo dia 06, domingo às 15h no Auditório da Câmara Municipal de Niterói.
  •  06.10 - Parada Gay na Praia de Icaraí a partir das 15h
  •  07.10 - CPI dos Ônibus de Niterói às 15h no Plenário da Câmara Municipal de Niterói. 
  •  10.10 - Reunião das Comissões de Saúde e Bem Estar Social e de Direitos Humanos às 15h no Plenário da Câmara Municipal de Niterói. 
 
  • em breve - Audiência Pública sobre obras de dragagem e reestruturação ambiental da laguna Piratininga 
 

pulsarbrasil.org reporterbrasil.org.br ocidadaonline.blogspot.com.br brasildefato.com.br  
midiaindependente.org apn.org.br blogdonpc.wordpress.com intervozes.org.br MST.org.br

Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'