QUILOMBO SOLAR
Importante projeto que precisa da colaboração de todos!
No último dia 25.01, sábado, lançamos o Projeto Quilombo Solar com grande sucesso e a presença de cerca de 200 pessoas. Nosso projeto, com o apoio de diversos colaboradores, pretende contribuir com a preservação do meio ambiente, a capacitação da juventude local e a difusão da energia solar, limpa e renovável, através da instalação do primeiro sistema solar em comunidades tradicionais.
Participe você também e compartilhe essa campanha!
Camisetas se encontram à venda por R$60,00. Basta pedir por email contato@pauloeduardo.org ou ligar para 26229760.
Inscrições para jovens do Engenho do Mato interessados na capacitação até dia 08 de fevereiro.
Assine aqui a Petição Virtual pela aprovação do projeto de lei 309/2013 que financia a instalação de placas solares de geração de energia e cria o Plano de Incentivo ao uso de Energia Alternativa.







 

Ainda em pauta..
O Mergulhão são 273m que pouco adiantaram na mobilidade do niteroiense.
Incapazes de desapropriar três prédios na rua Marquês do Paraná, o projeto do mergulhão promoveu correção de traçado para desviar daqueles prédios. Observe como o traçado das obras de escavação não seguiu um único alinhamento...
Desviado do alinhamento de 3 imóveis que avançam sobre o PA - Projeto de Alinhamento, definido há mais de 40 anos, na rua Marquês do Paraná, o mergulhão quando pronto exigiu da 'engenharia de tráfego' municipal a correção do erro, criando um 'afunilador' na rua Dr. Celestino, para provocar que o trânsito desta rua avançasse em paralelo ao encontro da saída do mergulhão. Naturalmente a Dr. Celestino, que deveria ser desafogada, está permanentemente engarrafada devido à 'gambiarra'.
Erros sobre erros, custam caro e não resultam em soluções, mas meros arremedos, em detrimento da cara mobilidade do cidadão niteroiense. Até quando?!

E por falar em erros, falta calçada protegida aos inúmeros cidadãos que atravessam diariamente diante do hospital universitário Antonio Pedro.. Além do desenho do próprio mergulhão não priorizar um espaço para pedestres na superfície, este fica reduzido a uma faixa pintada no chão, sem nenhuma proteção...

Outro erro? Mesmo diante da carência de espaço para mobilidade, criaram uma praça absolutamente sem uso, onde do outro lado o trânsito se esgoela engarrafado... Neste local estava previsto a construção de uma estação de transbordo, como mostra o desenho abaixo. Por que não se construiu a estação?


Até quando?!
Falta UTI Neonatal em Niterói!
e obriga deslocamento até Duque de Caxias...
Aconteceu um protesto em frente à Maternidade Municipal Alzira Reis, em Charitas, às 17h da segunda, dia 27 de janeiro, de cerca de 30 pessoas indignadas com a morte de um bebê que teve complicações após o parto. A usuária do SUS apresentou denúncia de que perdeu o bebê porque teria recebido atendimento indevido na maternidade municipal. Transferida para a UTI neonatal do Hospital Daniel Lipp, em Duque de Caxias, a recém nascida teve óbito na manhã seguinte ao nascimento.
Embora a Maternidade Alzira Reis, inaugurada em 2004, tenha em seu histórico mais de 13.000 partos realizados e fundamental importância na cidade e arredoresa denúncia precisa ser apurada com rigor. A falta de uma UTI neonatal municipal que dê apoio à Maternidade, em casos emergenciais, precisa ser corrigida urgentemente pelo governo local. Qualquer urgência necessária não pode ser só atendida em outro Município a tantos quilômetros de distância.
A Comissão de Saúde e Bem Estar, esteve na maternidade, recebeu a denúncia e irá formalizar um pedido de informações à Secretaria Municipal de Saúde solicitando ainda que o Ministério Público investigue o caso. O presidente da comissão, vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), afirmou que acompanhará o caso e dará o apoio necessário à família.
REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM NITERÓI AMEAÇADA!
A rede de urgência e emergência de Niterói foi abandonada no governo passado e segue enfrentando uma crise sem igual. A frequente necessidade de grandes deslocamentos para unidades de saúde em outros municípios decorre deste problema. O Hospital Municipal Carlos Tortely (CPN), o Hospital Estadual Azevedo Lima e o Hospital Universitário Antônio Pedro (federal) deveriam ter condições de atender qualquer situação de emergência oriunda da maternidade Alzira Reis e da rede de atenção básica da cidade. Mas os governos federal, estadual e municipal, apesar de aliados, não buscam entendimento em defesa da Saúde da população e seguem abandonando as unidades e os profissionais de Saúde à própria sorte. Enquanto isso, o Município ao invés de tomar atitudes concretas em defesa da Saúde pública e gratuita, prefere propor a privatização das unidades municipais de emergência. A criação de uma fundação privada, como propõe o Secretário de Saúde Francisco D’Angelo (PT), não trará as tão aguardadas melhorias para a rede pública, ao contrário, ampliará a precarização para os profissionais de Saúde e a insegurança para a população.
A Comissão de Saúde da Câmara irá analisar a proposta do Governo e convocará a população para audiências públicas e debates. Saúde não é mercadoria!

Debate Visibilidade Trans

O dia 29 de janeiro é marcado como o dia da Visibilidade Trans, quando travestis, transexuais e transgêneros combatem com mais intensidade a invisibilidade imposta pelo governo e sociedade durante os demais dias do ano.





 
A luta pelo fim das desigualdade e de todas as formas de opressão inspira a militância do PSOL e da comunidade LGBT todos os dias.
Para que construamos um novo mundo, uma nova sociedade em laços de fraternidade e respeito entre todas as pessoas, é necessário uma revolução nesse tema, ao mesmo tempo tão atual e tão "distante" da realidade das travestis e dos homens e mulheres trans, a luta é permanente. Ontem, 30 de janeiro tivemos a oportunidade de ouvir algum@s companheir@s que sofrem na pele esse descaso e desrespeito e aprender um pouco sobre a temática.
As opressões sofridas por essa comunidade são fundamentais para a perpetuação da lógica do capital e da exploração, que nega os direitos básicos para a sobrevivência desta, que não oferta empregos no mercado de trabalho, deixando cada um pela própria sorte na vida e no mundo.
Um grande passo a ser dado e que em muito ajudará a comunidade trans, é ter acesso ao direito do reconhecimento, ao livre desenvolvimento de sua pessoa e o tratamento de acordo com sua identidade de gênero, mas para isso é necessário ser aprovado, pelo Congresso Nacional, o projeto de lei João W. Nery.
Continuaremos lutando para que os direitos de tod@s sejam garantidos e igualmente reconhecidos perante todas as esferas do Estado.
Prédio da Maternidade Alzira Reis permanecerá público
A Comissão de Saúde e Bem Estar Social, presidida pelo vereador Paulo Eduardo (PSOL), está acompanhando a situação da Maternidade Alzira Reis. Graças à mobilização da comissão e da população de Niterói, que fez um grande abaixo-assinado com mais de 500 assinaturas, a maternidade não foi fechada no início de 2013. Contudo, segundo os jornais A Tribuna e O Fluminense o terreno da maternidade seria leiloado esta semana por dívidas trabalhistas o que seria ilegal visto que o terreno é público e impenhorável. Na quarta, dia 30, a comissão foi à Justiça e apurou que as procuradorias do Estado e Município se manifestaram contrárias ao leilão da maternidade e o mesmo não ocorreu. Desse modo, a Comissão de Saúde encaminhará novas propostas necessárias para manter a maternidade pública e em funcionamento em Niterói.

Participe do Conselho Político do Mandato Paulo Eduardo Gomes.
Inscreva-se em:
Cadastro Único

Paulo Eduardo em evento em Londres

O vereador Paulo Eduardo foi convidado por parlamentares ingleses em novembro 2013 a participar de série de debates na Inglaterra, Irlanda e Bélgica. Acompanhe.
Clique na imagem e assista.

Eliana Leite homenageada

O vereador Paulo Eduardo (PSOL) e Renatão do Quilombo entregaram dia 25.01 no Quilombo do Grotão a Medalha Legislativa do Mérito Dr. Vital Brazil à engenheira agrônoma Eliana Leite, uma das fundadoras do Fórum das Comunidades Tradicionais de Niterói e grande militante na luta contra os alimentos transgênicos no Brasil.

Ato unificado dia 19.02

O Fórum de Lutas de Niterói convida a todos os ativistas de movimentos sociais, sindicatos e entidades estudantis para sua segunda plenária que ocorrera no dia 5 de fevereiro às 18h no DCE da UFF, para organizar um ato no dia 19 pela redução do preço da passagem.
Bandeiras defendidas pelo Fórum de Lutas de Niterói, aprovadas na primeira assembleia no último dia 29 de janeiro:
  • Em Niterói não vai ter aumento de passagem, porque o povo vai para rua! Pela redução do preço da passagem;
  • Estatização dos transportes com tarifa zero!;
  • Da Copa eu abro mão! Eu quero mais dinheiro para saúde e educação!;
  • Contra a Operação Urbana Consorciada que vai expulsar os pobres do Centro de Niterói;
  • Contra as remoções dos camelôs;
  • Em defesa da escola pública de qualidade e por um plano de carreira que atenda as demandas do SEPE para valorizar os profissionais da educação;
  • ‘Rolézinho’ para dar visibilidade ao combate ao racismo! Contra o extermínio da juventude negra;
  • Contra a criminalização dos movimentos sociais;
  • Contra a violência aos LGBTT’s;
  • Chega de estupros em Niterói.
 
 

  • 02.02  Samba da Comunidade no Quilombo do Grotão a partir das 13h https://www.facebook.com/events/1402929636625028
  •  05.02 Fórum de Lutas de Niterói  convida para organização do ato contra aumento das passagens no DCE UFF
  • 06.02 Audiência pública sobre EIV - Estudo de Impacto de Vizinhança da OUC - Operação Urbana Consorciada para o Cento de Niterói na CDL à rua Andrade Neves 31 às 17h

pulsarbrasil.org reporterbrasil.org.br ocidadaonline.blogspot.com.br brasildefato.com.br  
midiaindependente.org apn.org.br blogdonpc.wordpress.com intervozes.org.br MST.org.br

Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'