1º de Maio: Dia de luta dos Trabalhadores
O 1º de maio é uma data importante para os que desejam uma sociedade justa, fraterna e igualitária,  juntarem-se às lutas desenvolvidas pelos trabalhadores em todo o estado, no país e no mundo.
A Plenária dos Movimentos Sociais do Rio de Janeiro convocou para mais um 1º de Maio dos que não se renderam e continuam a construir através da luta social, popular, sindical, estudantil uma alternativa de sociedade, com concentração às 10h em frente a Fiocruz na Avenida Brasil.

Estive presente junto com Renatinho do PSOL nessa manifestação. Nossa comemoração do dia do trabalhador foi na rua protestando contra a desigualdade social e contra a violência. Caminhamos até a entrada do complexo de favelas da Maré onde se encerrou o ato. Viva a luta dos trabalhadores!
 
Conselho de Saúde esvaziado
O Conselho Municipal de Saúde de Niterói convocou uma reunião para a tarde de segunda, 28 de abril, na noite do domingo, dia 27 e o nosso mandato esteve lá, com o vereador Paulo Eduardo Gomes como representante da Comissão de Saúde da Câmara. A reunião, convocada de um dia para o outro, não teve quórum para acontecer e sequer os representantes do governo compareceram em sua totalidade, mostrando a forma desrespeitosa com que este governo trata os espaços de controle social e participação popular.
Assembleia do SEPE 7 de maio com indicativo de Greve
 O Sindicato dos Profossionais da Educação convoca para a paralisação e assembleia unificada das redes estadual e municipal do Rio no dia 7 de maio - a assembleia no mesmo dia, às 14h, no Clube Municipal, vai discutir o indicativo de greve.
Veja por que a educação esta lutando:
1-Plano de carreira unificado
2-20% de aumento já, com paridade para os aposentados
3-Contra a meritocracia
4-Não à privatização da educação
5-Contra o repasse deas verbas para empresas, bancos, organizações sociais, fundações
6-Contra a terceirização
7-Aplicação da lei de 1/3 de planejamento extra-classe
8-30 horas para funcionários administrativos
9- Eleição direta para diretores
10-Uma matrícula uma escola
11-Equiparação salarial entre PEI, P I e P II
12-Reconhecimento do cargo de Cozinheira(o) escolar
13-15% entre os níveis
 

28 de abril: Dia Internacional da Educação
A educação no Brasil vem sendo precarizada há décadas. Recentemente foi realizado um grande plebiscito organizado pelos movimentos sociais e profissionais de educação em que a população votou pela aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para investimento na educação pública! Este percentual deveria servir para melhorar a qualidade do ensino público garantindo, em especial, a valorização de professores e demais profissionais. A proposta foi apresentada para entrar no Plano Nacional de Educação (PNE), mas o governo, em mais uma artimanha contra a educação pública, rejeitou o destaque e acabou aprovando que a meta de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação poderá incluir gastos com programas de transferências para instituições privadas. Esse foi mais um golpe duro na educação e precisamos denunciá-lo! Darcy Ribeiro já dizia que a crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto. Um projeto de manipulação do povo para manter a alienação e a desigualdade. O governo do PT segue governando com a mesma lógica dos anteriores que agiram desta forma. Precisamos unir forças e lutar contra isso!
Trabalhadores do Estaleiro Mauá em greve
via SINTUFF
Na sexta-feira (25) a greve do estaleiro Brasa terminou com vitória para os trabalhadores. A luta contagiou diversos outros estaleiros, que estão se mobilizando.
Desde quarta-feira (23) os metalúrgicos do estaleiro Mauá batem o cartão e ficam de braços cruzados dentro do estaleiro, por conta das condições de trabalho, que é uma das mais precárias entre os estaleiros de Niterói. Na terça-feira (29) pela manhã, 100 trabalhadores foram demitidos por "justa causa" como tentativa de intimidar a luta dos trabalhadores. Em protesto, os trabalhadores fecharam a porta do Estaleiro e ninguém entrou.
Assim como no Brasa, devemos apoiar a luta no Mauá, que está sendo duramente reprimida.
Com os trabalhadores unidos, passando por cima da direção burocrática que controla o sindicato desta categoria, os trabalhadores derrotarão os interesses da empresa e do governo para trazer mais uma vitória aos trabalhadores!
7 de maio: Prazo para tirar seu título
Os jovens demonstraram em Junho de 2013 que as lutas são fundamentais para transformarmos a sociedade brasileira, precisamos lutar em todos os campos de batalha e por isso fortalecemos essa boa iniciativa de Marcelo Freixo.
Se você tem de 16 a 18 anos e pretende votar este ano, é muito importante tirar o título. Basta ir à sua zona eleitoral e levar seu documento de identidade.
Infelizmente, a descrença e a despolitização da política interessam a muitos. Para eles, quanto menos gente politizada participando e debatendo os caminhos da nossa cidade, melhor. Para nós é o contrário. É muito importante que a população participe das questões políticas da sociedade e o voto é uma destas ferramentas. Assistam o vídeo do companheiro Marcelo Freixo:

 
Lixeiras trocadas com fim publicitário
Recentemente, a prefeitura de Niterói substituiu praticamente todas as lixeiras azuis da Av. Amaral Peixoto por lixeiras laranjas, cor utilizada amplamente pelo atual governo municipal em seus novos símbolos e publicidade.
Considerando que as cores das novas lixeiras são as mesmas utilizadas no novo símbolo da Prefeitura, utilizado pelo governo desde 2013, salta aos olhos tratar-se a atitude estatal mais de uma aparente indevida publicidade do governo do que da substituição de lixeiras inutilizadas, para melhor servir aos munícipes.
Ressaltando-se que a economicidade e eficiência devem nortear os atos administrativos, temos observado que muitas das lixeiras trocadas, para além da aparente indevida publicidade governamental, estavam em perfeito estado, evidenciando o desperdício de recursos públicos. Por isso, nosso mandato elaborou requerimento para que a prefeitura preste informações sobre os critérios, custos e demais elementos que tenham norteado as trocas.
 

       Participe do Conselho Político                                           
pauloeduardo.org
  do Mandato Paulo Eduardo Gomes                        mandatorenatinhopsol.blogspot.com.br
                   Inscreva-se em:                                                       henriquevieirapsol.com 
            Cadastro Único                                  renataodoquilombo.blogspot.com.br
 
 
 
  • 05.05 OcupaCopa, no SEPE - Rua Evaristo da Veiga nº55, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro, às 18:30
 
  • 09.05 Reunião do Núcleo Cantareira para o Encontro Municipal de Niterói, sobre Planejamento Urbano, no São Dom Dom, às 18h.
 
  • 09.05 Audiência Pública sobre situação dos trabalhadores do COMPERJ, no Plenário da Câmara Municipal de Niterói, às 18:30.
 
 

 
 
 

pulsarbrasil.org reporterbrasil.org.br ocidadaonline.blogspot.com.br brasildefato.com.br  
midiaindependente.org apn.org.br blogdonpc.wordpress.com intervozes.org.br MST.org.br

Para sair dessa lista, escreva para contato@pauloeduardo.org com REMOVER no campo 'assunto'